A consultoria de marketing é um serviço especializado que analisa uma empresa identificando pontos de possíveis aprimoramentos em suas estratégias de marketing. Dessa forma, a ideia é otimizar as táticas para se alcançar objetivos e metas.

Portanto, vai além da simples criação de campanhas ou anúncios, porque envolve uma abordagem holística e estratégica para compreender e obter insights sobre o negócio.

Esse trabalho é realizado ao lado dos tomadores de decisão da empresa, podendo planejar e implementar iniciativas de marketing.

De modo geral, o processo de consultoria de marketing envolve os seguintes passos:

  • Análise detalhada do negócio e de seu mercado;
  • Desenvolvimento de estratégias personalizadas, considerando os objetivos da empresa.
  • Acompanhamento da implementação das ações;
  • Acompanhamento da análise dos resultados.

Áreas de Atuação

Os serviços de consultoria de marketing já são muito comuns em diversos setores, especialmente para empresas B2B, no entanto, eles podem abranger todos os segmentos de mercado. Afinal, os consultores irão atuar sobre as dores da empresa, desde que relacionadas as suas estratégias de marketing. Assim, pode-se focar desde as estratégias de lançamento de produto e branding, até marketing digital.

Diferença entre consultoria e agências de marketing

Segundo o dicionário Michaelis, consultoria significa:

  1. Ato ou efeito de dar consultas, conselhos, orientações, sugestões.
  2.  Ação ou efeito de um especialista emitir um parecer técnico ou orientação profissional sobre um assunto de sua especialidade.

Por outro lado, define-se agência por:

  1. Empresa prestadora de serviços, geralmente como intermediária em negócios alheios, mediante pagamento ou comissão.
  2. Capacidade de atuação, de exercer tarefa; atividade, diligência.

Com essas definições, já podemos ter uma ideia sobre a diferença entre cada uma delas. Em tese, os serviços que uma agência geralmente presta, envolve a execução de ações de marketing como a criação de campanhas. Já a consultoria, pode ser vista como um guia estratégico para a empresa, contribuindo para o aprimoramento das bases para o sucesso futuro.

Vale lembrar que a contratação de uma, não impede a contratação da outra. Na verdade, idealmente, uma empresa realmente focada em atingir suas metas e promover melhoria contínua deve trabalhar em ambas as frentes: tática e estratégica.  

Isso porque, os consultores poderão dar auxílio aos tomadores de decisão para orientar os serviços da agência de marketing.  Assim, o trabalho em conjunto pode originar um desempenho surpreendente.

Por que isso é importante?

Não podemos negar que o cenário empresarial está cada vez mais competitivo e dinâmico. Assim, os serviços de consultoria de marketing se tornam não apenas valiosos, mas também essenciais para o sucesso a longo prazo de qualquer empresa. Isso porque, o apoio de especialistas garante uma posição sólida e sustentável num mercado em constante evolução.

A seguir, confira alguns dos principais benefícios da consultoria de marketing.

Expertise Especializada

Geralmente, os consultores são profissionais com anos de experiência, que proporcionam conhecimento em estratégias testadas e comprovadas.

Visão Externa e Imparcial

O olhar de terceiros pode ser muito importante para identificar os pontos de fraquezas e potenciais melhorias. Afinal, as perspectivas externas trazem insights imparciais sobre o negócio, que geralmente não são vistas por quem atua internamente.

Adaptação às Mudanças

Os consultores ajudam as empresas a se adaptarem a mudanças constantes no mercado e na tecnologia, porque podem trazer suas vivências em outros setores. Com a consultoria de marketing, a inovação é certa!

Aumento no investimento em consultoria de marketing

No Brasil, o mercado de consultoria está em franco crescimento. Desde 2020, com a pandemia de covid-19, o comércio eletrônico apresentou uma expansão. Esse foi um dos principais fatores para o aumento do investimento em consultoria de marketing por empresas dos mais diversos segmentos.

Isso porque, diversas empresas preocupadas com as rápidas mudanças do mercado no período, identificaram a consultoria como vital para sua reestruturação, expansão ou melhoria de desempenho.

Assim, as consultorias que conseguiram também se adaptar à nova dinâmica do mercado – oferecendo serviços data driven e com recursos de inteligência artificial, por exemplo – vislumbraram um importante crescimento em seus negócios.

Todo esse sucesso do segmento de consultoria se deve ao fato de que as empresas vivem em uma corrida sem ponto de chegada previsível, rumo à inovação e adaptação às exigências do público e do mercado.

Assim, é preciso adotar uma abordagem externa e profissional, para desenvolver e implementar projetos que aprimorem as práticas existentes, aumente vendas e melhore sua eficiência operacional.

Não fique de fora dessa!  

Como expliquei ao longo de todo o artigo, a cada dia que passa os serviços de consultoria de marketing se tornam cada vez mais imprescindíveis. Em meio a tantos dados, complexidade do público e inovações tecnológicas, todas as empresas precisam de suporte especializado, que realmente se proponha a conhecer profundamente seu ramo de negócio.

Dentre as tantas soluções que oferecemos aqui na Beatz, também contribuímos com nossos clientes por meio de serviços de consultoria especializada em marketing digital. Ou seja, usamos todo o potencial do Marketing Digital para trazer resultados tangíveis.

Por aqui, o aprimoramento é constante e treinamos nosso time com as melhores práticas e tecnologias do mercado. Assim, garantimos aos nossos clientes o acesso às melhores e mais modernas soluções. Converse com nossos especialistas e saiba como podemos ajudar a sua empresa!

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