Quando navegamos em uma página na web, quanto mais chamativos são os recursos, maiores são as chances de nos aprofundarmos no conteúdo. Por isso, otimizar CTAs torna-se tão importante para guiar a experiência do cliente.
Pensando nisso, eu trouxe diversas dicas para você encontrar a melhor opção para os seus clientes e aumentar as suas taxas de conversão.
Chega de usar “clique aqui” ou “saiba mais”, é preciso ter em mente que o seu visitante acessou o seu site por que já deseja aprender mais sobre o seu produto ou serviço.
Quer tornar os seus CTAs mais atrativos e direcionados para a sua persona? Acompanhe o texto!
Eu tenho certeza que você vai tirar todas as suas dúvidas e conquistar cada vez mais leads.
Boa leitura!
Como ir além do “clique aqui”?
Antes de mais nada, você precisa compreender qual a importância de investir na otimização dos seus CTAs. Afinal, pensar em chamadas de atenção mais atrativas, vai além de entender a sua persona. É também, um recurso muito importante para o ranqueamento dos conteúdos que você produz.
Aliás, você sabia que o Google prioriza CTAs mais descritivos?
Isso mesmo, é preciso deixar claro qual a sua intenção com determinado link, descrevendo qual a função daquele recurso.
Para isso, você pode tanto torná-lo mais atrativo, voltado para os gostos da sua persona, quanto descrever para onde ele levará o seu visitante.
Desse modo, facilitando o mapeamento do seu site, feito pelo Google, o que coloca seu conteúdo em posições mais altas no ranqueamento da plataforma de pesquisa.
Otimize seus CTAs e motive seus visitantes a se tornarem leads
Como vimos anteriormente, estabelecer uma persona é fundamental para descobrir o CTA ideal para a sua página na web.
Isso porque, é através dos gostos, desejos e dores de uma determinada pessoa que você conseguirá encontrar a forma certa de alcançá-la.
Mas, como podemos determinar a forma exata de fazer com que o usuário realize a ação que desejamos?
Alguns tópicos devem ser levados em conta durante o processo de criação da sua copy. Entre eles, eu posso citar:
- Entender os objetivos e comportamentos do seu visitante;
- Estabelecer confiança com os usuários;
- Inspirar interesse através dos seus CTAs;
- Direcionar a sua persona para conteúdos que sejam interessantes;
- Dizer para onde você está levando ela;
- Entre outros pontos.
Como vimos, existem muitas formas de otimizar CTA e, entender isso pode facilitar o seu trabalho. Mas, existe muito trabalho a ser feito ainda.
3 dicas para otimizar CTA que você precisa aplicar já
Pode ficar tranquilo que eu não vou te deixar na mão. Trouxe, também, algumas dicas para otimizar CTA nas suas páginas a partir de agora. Continue a leitura e potencialize a sua geração de leads.
1. Seja específico e descritivo
Como eu já havia comentado e, aliás, indiquei no título deste artigo, vá além dos termos “clique aqui” e “saiba mais”.
É preciso ter em mente que o seu usuário vai querer mais informações para, realmente, clicar em um botão ou link.
Por exemplo, em uma loja online de roupas, falar sobre uma determinada e peça e adicionar abaixo um botão com “saiba mais” pode não ser suficiente. Por isso, diga para o usuário o que ele encontrará ao clicar no botão.
Seja o preço do produto, ou um botão que direcione o cliente para a página de finalização da compra, torne clara a ação que será tomada.
E isso pode ser aplicado a inúmeras situações, como:
- “Receba seu e-book aqui”;
- “Clique aqui e baixe seu infográfico”;
- “Preencha esse formulário”
- Entre muitos outros cenários.
2. Utilize chamada de impacto
Abuse de gatilhos mentais para otimizar CTA, foque nas dores e desejos da sua persona e crie chamadas de impacto.
Para isso, utilizar números, urgência, exclusividade e demais recursos pode ser fundamental para chamar a atenção do usuário.
Além disso, pode ajudar sua campanha e tornar o seu material mais atrativo.
- “Clique e ganhe 10% de desconto”;
- “Compre agora”;
- “Solicite orçamento agora mesmo”;
- Entre outros.
3. Use botões, imagens e links
Antes de darmos continuidade, é preciso reforçar que o Call to Action não se reserva apenas a botões. Por isso, explore outros recursos na sua página como links no decorrer da copy e imagens que sejam atrativas para sua persona.
Assim, direcionando, com facilidade, o seu visitante para a página que você quer que ele veja.
Desse modo, você acaba tornando a disposição de CTAs mais diversificada, fato que contribui com a legibilidade do seu conteúdo.
Além disso, alguns dos recursos, como é o caso das imagens, pode deixar o seu CTA mais atrativo e descritivo, aumentando as chances de obter mais cliques.
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