Ícone do site Beatz

Descubra como otimizar CTA e vá além do “clique aqui”

homem desenhando em fundo amarelo caminho para barco entre as letras C T A

Quando navegamos em uma página na web, quanto mais chamativos são os recursos, maiores são as chances de nos aprofundarmos no conteúdo. Por isso, otimizar CTAs torna-se tão importante para guiar a experiência do cliente.

Pensando nisso, eu trouxe diversas dicas para você encontrar a melhor opção para os seus clientes e aumentar as suas taxas de conversão.

Chega de usar “clique aqui” ou “saiba mais”, é preciso ter em mente que o seu visitante acessou o seu site por que já deseja aprender mais sobre o seu produto ou serviço.

Quer tornar os seus CTAs mais atrativos e direcionados para a sua persona? Acompanhe o texto!

Eu tenho certeza que você vai tirar todas as suas dúvidas e conquistar cada vez mais leads.

Boa leitura!

Como ir além do “clique aqui”?

Antes de mais nada, você precisa compreender qual a importância de investir na otimização dos seus CTAs. Afinal, pensar em chamadas de atenção mais atrativas, vai além de entender a sua persona. É também, um recurso muito importante para o ranqueamento dos conteúdos que você produz.

Aliás, você sabia que o Google prioriza CTAs mais descritivos?

Isso mesmo, é preciso deixar claro qual a sua intenção com determinado link, descrevendo qual a função daquele recurso.

Para isso, você pode tanto torná-lo mais atrativo, voltado para os gostos da sua persona, quanto descrever para onde ele levará o seu visitante.

Desse modo, facilitando o mapeamento do seu site, feito pelo Google, o que coloca seu conteúdo em posições mais altas no ranqueamento da plataforma de pesquisa.

Otimize seus CTAs e motive seus visitantes a se tornarem leads

Como vimos anteriormente, estabelecer uma persona é fundamental para descobrir o CTA ideal para a sua página na web.

Isso porque, é através dos gostos, desejos e dores de uma determinada pessoa que você conseguirá encontrar a forma certa de alcançá-la.

Mas, como podemos determinar a forma exata de fazer com que o usuário realize a ação que desejamos?

Alguns tópicos devem ser levados em conta durante o processo de criação da sua copy. Entre eles, eu posso citar:

Como vimos, existem muitas formas de otimizar CTA e, entender isso pode facilitar o seu trabalho. Mas, existe muito trabalho a ser feito ainda.

3 dicas para otimizar CTA que você precisa aplicar já

Pode ficar tranquilo que eu não vou te deixar na mão. Trouxe, também, algumas dicas para otimizar CTA nas suas páginas a partir de agora. Continue a leitura e potencialize a sua geração de leads.

1. Seja específico e descritivo

Como eu já havia comentado e, aliás, indiquei no título deste artigo, vá além dos termos “clique aqui” e “saiba mais”.

É preciso ter em mente que o seu usuário vai querer mais informações para, realmente, clicar em um botão ou link.

Por exemplo, em uma loja online de roupas, falar sobre uma determinada e peça e adicionar abaixo um botão com “saiba mais” pode não ser suficiente. Por isso, diga para o usuário o que ele encontrará ao clicar no botão.

Seja o preço do produto, ou um botão que direcione o cliente para a página de finalização da compra, torne clara a ação que será tomada.

E isso pode ser aplicado a inúmeras situações, como:

2. Utilize chamada de impacto

Abuse de gatilhos mentais para otimizar CTA, foque nas dores e desejos da sua persona e crie chamadas de impacto.

Para isso, utilizar números, urgência, exclusividade e demais recursos pode ser fundamental para chamar a atenção do usuário.

Além disso, pode ajudar sua campanha e tornar o seu material mais atrativo.

3. Use botões, imagens e links

Antes de darmos continuidade, é preciso reforçar que o Call to Action não se reserva apenas a botões. Por isso, explore outros recursos na sua página como links no decorrer da copy e imagens que sejam atrativas para sua persona.

Assim, direcionando, com facilidade, o seu visitante para a página que você quer que ele veja.

Desse modo, você acaba tornando a disposição de CTAs mais diversificada, fato que contribui com a legibilidade do seu conteúdo.

Além disso, alguns dos recursos, como é o caso das imagens, pode deixar o seu CTA mais atrativo e descritivo, aumentando as chances de obter mais cliques.

Gostou do tema? Acompanhe nosso blog e tenha acesso a mais dicas como essa e amplie o seu conhecimento sobre o universo do marketing digital.

Ficou com alguma dúvida? Compartilha com a gente e descubra como a Beatz pode aumentar ainda mais suas taxas de conversão. Entre em contato agora mesmo!

Sair da versão mobile