Ícone do site Beatz

Transformação Digital: veja como a Internet das Coisas pode fazer parte do seu dia a dia

Olho com tecnologia

O que você pensa quando ouve falar sobre Internet das coisas? Talvez você saiba que se trata de uma tecnologia em crescimento, mas não entende de forma exata como ela poderia ser aplicada no seu dia a dia, não é mesmo?

Mas não se preocupe, pois ao longo deste texto eu vou te explicar em detalhes como esta aliada da transformação digital pode fazer parte da sua vida, se é que já não faz.

Afinal, o que é Internet das Coisas?

Primeiramente, você precisa saber o que é a Internet das Coisas. Conhecida também por Internet of Things (IoT), ela surgiu da união de várias tecnologias. Mas, o jeito mais claro e simples de te explicar seu conceito e funcionalidade é dizer que se trata da conexão da internet em objetos físicos.

Ou seja, é uma ampla rede de dispositivos conectados. No entanto, a Internet das Coisas não está limitada aos aparelhos que imaginamos, como computadores, tabletes e celulares.

Sendo assim, pode estar presente em equipamentos que migraram do mundo offline para o online e acabaram deixando o seu dia a dia mais ágil e tecnológico.

Portanto, é um recurso que conecta objetos da nossa realidade à internet, através de tecnologias como Wi-Fi e Bluetooth.

De acordo com especialistas, a Internet das Coisas é uma revolução maior que o próprio desenvolvimento do mundo online que já conhecemos. Pois é uma tecnologia em constante atualização, que evolui de forma contínua.

Mas vale lembrar, que a primeira vez que o termo foi citado, foi em 1999, com o tecnólogo Kevin Ashton, que escreveu o artigo “A coisa da Internet das Coisas” para o RFID Journal.

No entanto, segundo relatos, a tecnologia começou a ser estudada no início de 1990 no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

O Que é a Internet Das Coisas e Como Ela Impacta No Seu Dia a Dia [com exemplos]

Exemplos no dia a dia

De fato, a cada dia surgem mais coisas ligadas à internet e diversos dispositivos.

Por exemplo, hoje em dia, relógios, geladeiras, carros e tantas outras coisas obedecem aos comandos do mundo online, por meio de seus sensores.

Aliás, a tecnologia tem uma aplicabilidade muito ampla e atualmente além do bluetooth, a comunicação por campo de proximidade, que representa o alcance sem fio, também é um recurso usado pela Internet das Coisas.

Conforme citei no início do texto, este recurso da transformação digital pode já fazer parte do seu dia a dia, através de coisas que talvez você nem imagine ou não tenha parado para pensar antes.

Certamente, muitos equipamentos já contam com esta conexão. Por exemplo, os aspiradores de pó robôs, que são programados para limpar a casa e depois desligarem. Ou então, as lâmpadas que trocam as cores das luzes durante o dia.

Portanto, vale citar também o ar-condicionado, que pode ser ativado em um tempo determinado, ou o fogão, que pode cortar o fornecimento de gás ao detectar alguma ação estranha, como um vazamento.

Hoje em dia, já existem freezers comerciais que podem acusar defeitos e assim evitar a perda de comida ou elementos perecíveis pouco duráveis sem refrigeração.

Dessa forma, alguns hospitais já podem contar com equipamentos capazes de coletar dados armazenados em pulseiras inteligentes e outros dispositivos que ajudam a agilizar e facilitar diagnósticos.

Novidades

Já existem pesquisas voltadas para o desenvolvimento de berços conectados, que monitoram o sono dos bebês e podem ajudar a detectar alterações durante a noite e alertar os pais e serviços de emergência.

Assim sendo, existem ainda as tecnologias vestíveis, que são dispositivos eletrônicos que contam com processadores próprios e são usados como peças de roupa, óculos de realidade aumentada, calçados, relógios e fones de ouvido sem fio.

Como a Internet das Coisas está transformando o mundo?

Ao longo deste texto, já vimos o que é a Internet das Coisas e como ela pode estar presente no seu dia a dia. Entretanto, como esta tecnologia pode mudar o mundo?

Sem dúvidas, este é um ponto muito importante. Pois, infelizmente algumas pessoas ainda têm dúvida o do poder da mudança digital e relutam em aderir a muitos mecanismos.

Mas, de fato, a Internet das Coisas vem ajudando em muitos setores. Conheça alguns deles:

Cidade inteligente

Em Barcelona, na Espanha, o uso de água para irrigação de fontes públicas e jardins está sendo controlado de maneira digital. Portanto, isso garante uma enorme redução de desperdícios.

Além disso, a iluminação pública também conta com postes com sensores de presença. Do mesmo modo, a cidade tem um sistema que indica para os motoristas os lugares que estão livres para estacionar.

Assim, as emissões de gases dos veículos reduzem e o trânsito também.

Mudanças no campo

De fato, a Internet das Coisas também invadiu a agricultura. Na Califórnia, após uma seca histórica, os drones passaram a contar com sensores de qualidade do solo, que ajudam os produtores a identificarem os melhores locais para as novas plantações.

Aliás, esta tecnologia já chegou ao Brasil. Portanto, os sensores meteorológicos já são uma realidade que indicam radiação solar, pressão barométrica, direção do vento e outros dados essenciais para o sucesso das safras.

Além disso, a Internet das Coisas pode ajudar a reduzir desperdícios de alimentos.

Afinal, de acordo com pesquisas, descartamos ou perdemos um terço da comida produzida por ano.

No entanto, o podemos reduzir os problemas com o monitoramento de processos como irrigação e fertilização do solo.

Desse modo, os fazendeiros contam com aplicativos que fazem com que eles reduzam as perdas de sua produção, além de gerenciar melhor suas vendas e o transporte de mercadorias.

Combate ao câncer de mama

Infelizmente, a mamografia tradicional pode apresentar falhas na identificação do câncer de mama em estágio inicial. No entanto, a Cyrcadia Health desenvolveu um equipamento com microssensores chamado ITBra, que detecta até mesmo mínimas variações de temperatura nos seios.

Assim, quando transmitem esses dados para o smartphone, ajudam a identificar padrões que possam representar perigo para a saúde da mulher.

Porém, a solução ainda está sendo testada na Ásia. Mas em breve a empresa pretende levar o produto para outros países.

Sem dúvidas, a Internet das coisas veio para ficar. Seja através de fechaduras inteligentes, dispositivos de áudio e som, carros mais conectados, serviços da saúde ou de outros segmentos. A tecnologia pode ajudar a mudar o mundo positivamente.

Continue de olho em nosso blog e saiba mais sobre este e outros assuntos!

Sair da versão mobile