Marketing Offline: o tradicional que está longe de ficar obsoleto!

Se você acha que o Marketing Offline está morrendo, está errado. Entenda como o marketing tradicional ainda tem seu lugar no mercado!

Mesmo com a revolução digital, que mudou a forma como nós fazemos marketing, ainda há estratégias de marketing que sobrevivem há décadas, que é o caso do Marketing Offline.

Mesmo que muitos digam que é uma técnica velha, ou pior, que esteja morta, isso está longe de ser verdade. Afinal, muitos investem em meios online e offline para veicular suas campanhas até hoje.

Isso acontece porque ele ajuda a fortalecer e reforçar o posicionamento das marcas, além de fazer com que os clientes se lembrem do seu negócio, quando precisarem de um produto ou serviço como o seu.

O que é o Marketing Offline

Como muitos já sabem, ou imaginam, ele é o marketing que abrange todos os meios de divulgação não digitais, como:

  • cold calls;
  • televisão;
  • rádio;
  • jornal;
  • outdoor;
  • revista.

Além disso, algo que alguns não sabem, é que o Marketing Offline tem como principal objetivo, difundir as marcas no mercado fazendo uso das mídias tradicionais para reforçar o seu Branding e Posicionamento.

Entretanto, ao contrário do que muitos pensam, esta técnica de marketing não é só para as grandes empresas e multinacionais. Empresas de médio ou pequeno porte também podem e devem investir no Marketing Offline.

No caso das empresas de médio porte, pode-se usar as mídias tradicionais. Como veiculação de um comercial de rádio, outdoors ou anúncios em revistas, para atingir um maior número de pessoas, atraindo e conquistando mais clientes.

Para as empresas de pequeno porte, podem usar os flyers, folders ou anúncios menores em jornais e revistas locais.

Os benefícios de investir no Marketing Offline

Mesmo que o Marketing Digital tenha dominado o senso comum, é importante lembrar que o Marketing Offline possui vantagens que o fazem ser uma excelente escolha para muitos negócios e empresas.

Vantagens essas, como:

Credibilidade

Utilizam os canais de comunicação comuns há bastante tempo. Isso faz com que eles transmitam mais credibilidade às ações. Principalmente na era das “fake news” , que circulam no âmbito digital.

Um homem segura uma caneca com café próximo a um jornal.

Maior alcance

Apesar da internet estar presente no mundo inteiro e transmitir informações com uma velocidade incrível, os meios tradicionais ainda oferecem um alcance de público muito grande. Pois, no Brasil, ainda há pessoas que não possuem acesso à internet, ou realmente preferem os meios tradicionais, como é o caso de alguns idosos.

Relacionamento mais íntimo com o cliente

Ainda assim, mesmo no Marketing Offline é possível estar perto do seu público, ter um contato direto com ele e entender as dores que os atingem.

Como é o caso da entrega de flyers. Por meio deles, você consegue um contato direto com o cliente e ainda pode falar com ele.

Como podemos te ajudar

Para criar uma campanha offline efetiva é preciso seguir algumas etapas, como:

Definir o objetivo da campanha: todo planejamento precisa de um objetivo, seja ele planejamento de marketing, financeiro ou de campanha. Afinal, ter um objetivo bem definido ajudará muito nos esforços, montagem de equipe e execução do projeto, além de facilitar a verificação do ROI (retorno de investimento).

Conheça a sua persona: conhecer a persona é sempre essencial para qualquer ação, seja ela online ou offline. Dessa forma, isto vai definir pontos muito importantes, como: o visual da campanha, os meios a serem usados e o tom de voz.

5 Dicas para Criar a Persona Perfeita para o Seu Negócio [Fácil e Rápido]

Escolha do canal: esta etapa, é quando levamos em consideração onde a persona está, quais são os seus hábitos, o que ela consome, para conseguir escolher o melhor veículo para a campanha.

Análise e mensuração dos resultados: mensurar os resultados é uma constante em muitas ações de marketing. Afinal, é a partir deles que sabemos se atingimos os objetivos da campanha e ainda adquirimos dados valiosos, que podemos usar em campanhas futuras.

Contudo, como você pode ver, ainda usam amplamente o Marketing Offline para divulgação de campanhas. Sendo assim, ainda é possível implementá-lo junto com ações online, para alcançar e fidelizar ainda mais consumidores.

Pensando nisso, se você deseja trazer mais credibilidade para a sua empresa e aumentar o alcance das suas ações de marketing, considere planejar uma campanha de Marketing Offline.

Então, se você deseja planejar uma campanha de Marketing Offline, entre em contato conosco!

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