Padrões web: entenda o que vai mudar com as novas decisões da W3C

Descubra qual será o impacto das mudanças do responsável pelos códigos HTML e os moldes de privacidade

cubos com letras formando o nome W3C com código ao fundo

De fato, a internet está em constante mudança. Mas, desde a sua fundação em 1994, a W3C (Worldwide Web Consortium) não indicava a necessidade de mudanças tão radicais nos padrões web.

Isso porque, o órgão de padrões da web, responsável por moldar códigos como: HTML, privacidade, entre outros, definiu a nova forma como vai operar.

De acordo com o comunicado emitido pela instituição, a partir de janeiro de 2023, o W3C vai se transformar em uma organização sem fins lucrativos de interesse público.

Dessa maneira, aumentando a flexibilidade e a agilidade na tomada de decisões para suprir as altas demandas.

Apesar de não oferecer muitas mudanças na prática, a decisão tem causado certo desconforto entre as gigantes da tecnologia.

Quer entender mais sobre o assunto? Hoje, eu trouxe todas as informações que você precisa saber sobre as novas mudanças para manter-se atualizado.

Acompanhe o artigo e tire todas as suas dúvidas!

Worldwide Web Consortium (W3C) e os padrões web

Hoje em dia, é fácil recorrer ao Google para obter todas as informações sobre padrões HTML e termos de privacidade na internet, mas, muitos não sabem a origem desses padrões.

Como vimos antes, a instituição fundada em 1994 por Tim Berners-Lee, teve como missão a criação de protocolos abertos e diretrizes.

Desse modo, ele orienta o avanço contínuo da internet e, assim, aborda, também, os padrões de privacidade na web.

Atualmente, o W3C é um “modelo hosted”, ou seja, um órgão de padrões web que possui sede em países como: Estados Unidos, França, China e Japão.

Porém, tendo em vista a alta demanda por inovação, decidiu que o melhor caminho seria transitar para o “modelo sem fins lucrativos”. Assim, podendo oferecer soluções para as atuais demandas de forma rápida e eficiente.

De acordo com o anúncio oficial da W3C, foi possível notar que o modelo adotado, desde a sua fundação, impediu a evolução contínua da instituição.

“Precisamos de uma estrutura onde atendamos mais rapidamente as demandas de novos recursos da web e abordemos os problemas urgentes.

A equipe do W3C é pequena, limitada em tamanho, e o modelo Hosted dificulta o rápido desenvolvimento e aquisição de habilidades em novos campos.

Precisamos colocar a governança no centro da nova organização para obter relatórios mais claros, responsabilidade, maior diversidade e direção estratégica, e melhor coordenação global.

Comunicado oficial W3C (Worldwide Web Consortium)

O que pode mudar com essa alteração?

Com certeza, a participação de gigantes da tecnologia entre as novas mudanças foi um fato. Entre as responsáveis pelo apoio, estão:

  • Microsoft;
  • Brave;
  • Google;
  • Entre outros.

Por isso, embora estejam em uma mudança radical de estrutura, o W3C deixou muito claro em seu comunicado que a tomada de decisões continuará a mesma.

Dessa forma, seguindo os mesmos processos que estabelece atualmente. Mas, você pode estar se perguntando: “então por que fazer essa mudança?”

A principal mudança é a chance de crescimento da instituição. Com isso, eles buscam novas formas de expansão, fato que não era possível mantendo os padrões de governança que eram aplicados desde a sua fundação em 1994.

Desse modo, visam se preparar para atender as demandas do futuro e amadurecer os processos para definição de novos padrões web.

“Nosso trabalho de padrões ainda será realizado abertamente, sob o Documento de Processo do W3C e a Política de Patentes do W3C isenta de royalties, com contribuições mais amplas da comunidade. A direção técnica e as recomendações continuarão a exigir revisão pelos membros do W3C – grandes e pequenos.”

Comunicado oficial W3C (Worldwide Web Consortium)

Como vimos, as mudanças dizem respeito apenas à estrutura original do órgão, mantendo, desse modo, os mesmos processos transparentes que vemos hoje em dia.

Portanto, não importa o quanto mude, enquanto realizar processos abertos e tomar decisões de forma a ouvir todas as partes interessadas, a clareza deve ajudar na tomada de decisões mais justas e eficientes.

Gostou do tema? Acesse nosso blog e fique por dentro de tudo que acontece no mercado do marketing e tecnologia.

São conteúdos diários, para te manter informado sobre tudo que acontece no universo digital!

Beatz Podcast

Já conhece o Beatz Podcast? São conversas semanais com especialistas em marketing digital. Acesse nosso site e veja inúmeros conteúdos. Ou então, acompanhe nosso canal no Youtube, todas as terças a partir das 18h30. Te espero lá!

Sair da versão mobile