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Você sabe como o algoritmo do Instagram pode impactar as suas campanhas?

celular com aplicativo do Instagram aberto

No mundo digital, entender como as redes sociais funcionam é essencial para a definir o sucesso da sua campanha de marketing. E isso não seria diferente com o algoritmo do Instagram.

Hoje, a rede social é um dos maiores recursos do marketing digital. Por isso, entender como a plataforma realiza a curadoria de conteúdo é essencial para obter bons resultados em as suas campanhas.

Para te ajudar nessa missão, eu trouxe todos os detalhes que você precisa saber para aproveitar todas as vantagens do Instagram em a sua estratégia.

Isso porque, o Instagram é a segunda rede social mais utilizada no Brasil. Além disso, a plataforma conta com 800 milhões de usuários no mundo todo. Ou seja, ele é essencial para que o público conheça a sua marca.

Ficou curioso? Continue a leitura e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Como funciona o algoritmo do Instagram?

Precisamos lembrar, que no início, a timeline do Instagram era organizada de forma cronológica, ou seja, aparecia para os usuários pela ordem de postagem.

Porém, em 2016, o Instagram criou o seu algoritmo, que entregava as postagens com base na relevância para o usuário.

Por mais que houvesse muitas reclamações na época, após a mudança, a rede social conseguiu aumentar os números de usuários e engajamento.

Aliás, o Instagram é, hoje, a plataforma que mais engaja. Isso porque, a finalidade do “novo” algoritmo é mostrar aquilo que o usuário mais quer, em primeiro lugar. Para isso, a rede social é baseada em 3 princípios básicos. Sendo eles:

1. Temporalidade

Apesar de não ser a prioridade das postagens na timeline dos usuários, itens que apresentam novidade são muito relevantes.

Apesar da plataforma não utilizar mais a cronologia na organização dos posts, o algoritmo do Instagram ainda utiliza uma lógica temporal.

Assim, por mais que priorize a relevância do conteúdo, a rede social ainda busca oferecer postagens recentes para os seus usuários.

2. Engajamento

O engajamento que uma postagem recebe, é um possível indicador do potencial que esse conteúdo tem para engajar ainda mais pessoas.

Por isso, posts com muitas curtidas, comentários, ou seja, que estimulem a participação do público nos seus primeiros instantes, têm maior potencial de alcançar bons números.

3. Relacionamentos

Outro ponto muito importante para o algoritmo, é a conexão estabelecida pelos usuários na plataforma.

Para isso, a rede social busca por dados dos usuários, como: pesquisas, referências, comentários etc. Com isso, consegue-se definir quais são os conteúdos mais relevantes.

celular com aplicativo do Instagram aberto

Como o algoritmo do Instagram impacta marcas?

Que as redes sociais são importantes para estratégias de divulgação online, já sabemos.

Mas, elas ainda são plataformas de marketing e vendas e rede de contatos, entre muitas outras vantagens.

Por isso, entender os aspectos das plataformas, é a melhor maneira de garantir o sucesso das suas campanhas de marketing.

Porém, quando pensamos no algoritmo do Instagram, por exemplo, o principal impacto é o esforço das marcas para criar conteúdo relevante para o usuário.

Mas, não se assuste! Esse é um ponto muito positivo. Pois, o Instagram é uma ferramenta que engaja conteúdos relevantes.

Mas como isso pode ajudar a sua empresa?

Em primeiro lugar, você pode ter certeza que os seus esforços serão compensados. Assim, se você criou uma conta interessante, com seguidores engajados, seus números, com certeza, vão aumentar.

Além disso, seus posts serão relevantes por mais tempo. Já que antes, só apareciam para o público uma única vez e depois a time line era atualizada.

Desse modo, era quase impossível que o usuário voltasse ao seu post. Agora, a plataforma mostra o seu conteúdo toda vez que ele apresentar relevância para o usuário.

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Até a próxima!

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