Marketing Direto: não evite de falar com seu público

Marketing Direto
15/12/2020 às 10h38

Se você deseja falar de maneira eficaz com os seus clientes, talvez esteja na hora de investir no Marketing Direto, que é, nada mais nada menos, que um conjunto de estratégias, que visam entrar em contato diretamente com o cliente em potencial.

Este método de marketing prioriza a eficiência, convertendo muito mais, sem precisar de grandes investimentos. Sendo assim, uma metodologia ideal para empresas de pequeno porte que não possuem muito “budget” para captação de clientes.

Mas, o que é o Marketing Direto?

O Marketing Direto consiste em um conjunto de estratégias de marketing, que tem como foco promover produtos ou serviços por meio de ações ou contato direto com o público.

O seu conceito passou por algumas modificações com o passar do tempo. Entretanto, alguns métodos “antigos”, continuam sendo usados como: mala direta, televendas, telemarketing etc.

O que mudou foi que, com a transformação digital, novos métodos foram surgindo, como o e-mail marketing e algumas ações digitais personalizadas.

Além disso, o Marketing Direto foca em buscar pessoas que já tenham um interesse em seus produtos ou serviços, afinal, é muito mais simples convencer alguém que já está interessado em realizar a ação de compra.

Por isso, como foi dito anteriormente, é um método que prioriza a eficiência, ou seja, baixo orçamento e respostas rápidas.

Quais os tipos de Marketing Direto

O Marketing Direto pode ser feito de várias maneiras, algumas estão presentes a anos, enquanto outras surgiram com a revolução digital. Então, vamos aos tipos de Marketing Digital:

Uma mulher em um escritório com um notebook e um celular mostrando ícones digitais.

Telemarketing: este é difícil quem não conheça. Ele consiste em telefonar para contados de uma lista, a fim de pedir opiniões sobre determinado produto ou serviço, oferecer suporte, pedir doações ou até para campanhas políticas e de vendas.

E-mail Marketing: nele, são enviados e-mails para os clientes que se cadastraram por meio do site ou landing page.

Mala direta: ela é um material publicitário que é enviado para o endereço de uma determinada pessoa.

Marketing de Catálogo: a empresa envia um catálogo impresso ou online, que contém o portifólio completo de produtos. Isto é muito comum em vendas porta a porta.

Os benefícios do Marketing Direto

De pronto, podemos citar que o Marketing Direto oferece a vantagem de ofertar o seu produto ou serviço direto para o seu cliente, mas este não é o único benefício. Afinal, através dele é possível:

  • Aumentar o seu volume de vendas;
  • Medir a taxa de conversão das suas campanhas;
  • Fornecer conteúdos relevantes e interessantes para seus clientes;
  • Estabelecer um relacionamento mais próximo com os consumidores;
  • Delimitar melhor a sua persona de acordo com os seus objetivos;
  • Manter a empresa presente no dia a dia dos clientes.

Como nós podemos te ajudar

Para implementar o Marketing Direto à sua estratégia de Marketing, nós seguiremos etapas extremamente importantes como:

Análise do público-alvo: o primeiro passo é sempre analisar o público-alvo da sua empresa, para delimitar informações como: idade, sexo, renda, localização etc.

Escolha da abordagem: depois de analisar o público, é necessário avaliar qual o melhor jeito de atingi-lo, onde uniremos o tom da mensagem com os meios que usaremos para divulgá-la.

Escolha das ferramentas: definida a abordagem, vamos escolher qual ferramenta se encaixa melhor dentre as várias opções.

Testes: na fase de testes iremos separar o seu público em grupos menores, para realizar um teste de iniciativa, assim poderemos analisar os resultados para encontrar possíveis falhas na ação.

Mensuração dos resultados: não existe sucesso nas campanhas de marketing sem o acompanhamento das métricas, então, serão analisados os resultados de cada fase da campanha. Dessa forma, para conseguir definir o sucesso da campanha e poder identificar estratégias funcionais para futuras campanhas.

Com isso, mostramos que o Marketing Direto conseguiu se manter forte com o tempo, se adaptando às transformações digitais e ainda é uma abordagem que traz muita eficiência. Além de conseguir atrair e fidelizar os clientes.

Então, se você deseja abordar diretamente os seus clientes para conseguir resultados em um curto espaço de tempo, sem precisar fazer grandes investimentos, aposte no Marketing Direto.

Entre em contato conosco para trazermos toda esta eficiência para a sua empresa!

Pronto para transformar a comunicação da sua empresa?