Por que criar uma persona para seu negócio é importante

Quer entender o que é persona, qual sua importância e como criar uma para o seu negócio? Aqui nós vamos falar sobre isso tudo!

Persona é um personagem fictício, criado a partir de características e dados de clientes reais, que tem o intuito de representar um consumidor que seria ideal para um negócio ou empresa. Assim, esses dados e características abrangem o comportamento, história, desafios, dados demográficos e objetivos desse tal cliente ideal.

Para profissionais de marketing, a pergunta sobre o público-alvo de uma empresa faz parte da sua rotina. Mas, isso tem um motivo, afinal, a importância de saber para quem você está vendendo é enorme. Se você conhece seu consumidor, se torna mais fácil criar conteúdo relevante pra ele.

Sendo assim, aqui entra o recurso de criação da persona. Pois, é a partir dela que conseguimos pensar na produção de material para redes sociais, sites ou blog. Definir esse cliente com as características principais de quem compra é fundamental.

Dessa forma, montar uma persona vai ser de grande ajuda para o planejamento de estratégias de marketing em uma empresa. E assim, será melhor ainda se essa representação for precisa.

Ok, mas o que é uma persona? Vamos te explicar!

O que é persona?

Persona, nada mais é do que uma representação fictícia do que seria um cliente ideal para o seu negócio. Ou seja, profissionais de marketing criam um personagem com base nos dados reais de clientes, incluindo características e comportamentos. Além disso, também estruturam toda uma história pessoal, com desafios, objetivos e motivações.

Assim, para montar uma persona, você precisa estar em contato com o seu público, analisando ele. Desse modo, isso possibilita a identificação de características em comum entre várias pessoas.

Contudo, essa persona não precisa ser classificada apenas por dados numéricos, como sexo, idade e região. Ela deve ter como essência, os hábitos e preferências do seus clientes. E lembrando: se você tiver uma base de clientes, ela pode auxiliar muito nessa etapa.

Aqui, não é o momento para focar apenas em clientes satisfeitos. Ao estudar clientes insatisfeitos, você pode entender novos pontos de vista sobre sua empresa. Use essas informações a seu favor.

Agora, vamos te explicar a importância de ter uma persona.

Não Produza Conteúdo Sem Antes Criar uma Persona

Por que criar uma persona?

Criamos personas para podermos segmentar melhor o público, e com isso, criar mensagens e campanhas específicas para cada um. Dessa forma, a fala certa vai chegar até a pessoa certa, aumentando as chances de atraí-la, ou, até mesmo, convertê-la.

Como dizem por aí, quando você tenta falar com todo mundo, acaba falando com ninguém, e aqui não é diferente. Quando você define uma persona para o seu negócio, se torna possível conversar melhor com seu público.

Portanto, existem alguns motivos para existir recursos de criação de personas, e alguns deles são:

  • Entender mais sobre o seu público: assim, você consegue estudar o seu cliente, descobrir suas dúvidas e levantar mais informações;
  • Definir quais conteúdos você precisa produzir para atingir seu público;
  • Aprender sobre como os possíveis clientes procuram informação e também como eles as consomem;
  • Planejar uma estratégia mais precisa, visto que agora você sabe com quem está falando;
  • Entender qual o tom de voz da sua campanha;
  • Descobrir quais canais são mais eficientes para comunicar-se com o público;
  • Melhorar a experiência do usuário em plataformas digital, como sites, por exemplo.

Mas, não se esqueça, persona e público-alvo são coisas diferentes!

Qual é a diferença entre persona e público-alvo?

Em resumo, o público-alvo pode ser definido como sendo uma parte da sociedade, onde estão focados seus esforços para vender um produto ou serviço. É mais abrangente e geral, com características em comum, mas não entrando em muitos detalhes.

Agora, a persona, é como nós falamos, uma representação, mais específica, detalhada e personalizada do cliente ideal para o seu negócio. Aqui, traça-se um perfil mais complexo, definindo, então, uma identidade.

Vamos te dar exemplos de cada um:

  • Público-alvo: Homens e mulheres, de 38 a 50 anos, casados, com formação em administração, renda média mensal de R$ 2.900,00. Estão buscando estabilizar negócios dentro da empresa onde trabalham.
  • Persona: Edison Neto tem 42 anos, é formado em administração e trabalha em uma empresa de médio porte. Está em busca de entender os negócios dos concorrentes e estudar como pode otimizar os processos do seu trabalho. É casado e possui um filho.

Contudo, lembre-se que você não precisa escolher entre uma estratégia ou outra, o uso de ambas no seu planejamento pode trazer mais resultados. Uma estratégia não substitui a outra!

Como criar uma para sua empresa?

O processo de criação de persona tem que ser feito com calma, analisando resultado de pesquisas, estudando seu público e detalhando o perfil de acordo com as informações.

5 Dicas para Criar a Persona Perfeita para o Seu Negócio [Fácil e Rápido]

Você pode seguir esses passos para estruturar sua persona:

  • Faça uma coleta de dados e informações do cliente: aqui, começamos planejando a pesquisa, antes de sair aplicando ela. Nesse momento, precisamos estudar os clientes, definindo objetivos e os instrumentos utilizados. Não se esqueça: o foco aqui é entender o perfil e comportamentos dos seus clientes.
  • Pergunte e questione os clientes: Tenha definido previamente quais perguntas serão utilizadas no processo. Mas, tenha em mente que essas perguntas precisam ser próprias para o seu segmento. Você pode usar algumas de base no seu roteiro, e em seguida, ir aprofundando. Por exemplo:
    • Qual sua idade? Gênero? Onde mora?
    • Onde trabalha? Tamanho da empresa? Qual seu cargo?
    • Quais são suas responsabilidades? Objetivos? Como é sua rotina?
    • Como você se informa? Quais redes sociais usa? Como aprende novas habilidades?
    • Quais marcas você compra? Onde compra? Por que compra?
    • Por que procurou tal empresa? Como ela te ajudou? Qual a maior qualidade dela?
  • Analise os dados coletados: depois de aplicar a pesquisa, examine os relatórios e resultados. Pois, vai ser preciso tabular e analisar tudo. Identifique padrões, já que elas mostram características comuns entre os pesquisados. Conforme for analisando, use esses padrões para marcar traços de perfil. Agora é deixar as respostas organizadas.
  • Monte a persona: chegou o momento de estruturar a sua persona. Pense nela como um ser humano real, que vai ter interações com a sua empresa. Defina bem as características, comportamentos, hábitos e informações sobre ela.
  • Apresente a persona para sua equipe: durante o processo, envolver a sua equipe pode ajudar a promover o uso da persona, afinal, todos precisam conhecê-la bem. O foco é fazer a sua equipe sempre lembrar dela durante os processos.

Personas e jornada de compra

Assim que sua equipe estiver conectada com a sua persona, ela está pronta para ser posta à prova auxiliando na otimização da comunicação . Agora, vocês podem começar a planejar estratégias relacionadas à jornada de compra do cliente.

Utilize o perfil da persona para criar conteúdo que seja relevante e atraia a atenção de possíveis consumidores. Caso queira melhorar ainda mais, sua empresa pode ir atrás de uma automação de marketing.

Agora que você sabe o que são personas, como funcionam e como criá-las, pode começar a aplicá-las em seus planejamentos de estratégias. Lembrando que elas têm uma função como instrumento, portanto, utilize de forma a extrair o melhor resultado possível.

Gostou do nosso artigo? Em nosso blog temos vários outros materiais como esse, caso esteja interessado em aplicar estratégias de marketing para otimizar a performance da sua empresa!

Posts relacionados

mão com celular e redes

Aprenda a definir objetivos de marketing digital de uma vez por todas!

Definir objetivos de marketing é fundamental caso sua empresa esteja querendo ter sucesso no seu segmento. Conforme o tempo passa, o mercado está...
Negócio fechado, mãos apertadas

SLA: o que é o acordo de nível de serviço e como ele pode ajudar o seu negócio?

Service Level Agreement ou SLA, é um acordo essencial para empresas que buscam o sucesso. Saiba aqui como ele...
Homem montando um quebra cabeça escrito como criar uma persona

Por que criar uma persona para seu negócio é importante

Quer entender o que é persona, qual sua importância e como criar uma para o seu negócio? Aqui nós vamos falar sobre isso...

Pronto para melhorar
seu Marketing Digital,
vamos bater um papo?

Vamos bater um papo sobre marketing digital?