Ícone do site Beatz

3 dicas essenciais para gerar conteúdo orientado a dados

três profissionais analisando papéis com gráficos sobre a mesa

Com certeza, você já deve ter visto pela internet alguma regra nova para desenvolvimento de conteúdo para a sua estratégia de SEO. De fato, ao longo dos anos, as diretrizes e boas práticas para marketing digital passaram por muitas mudanças.

Porém, algo que sempre esteve presente nesse segmento, foi a orientação de textos, artes e demais produtos baseados em dados.

Atualmente, existem inúmeras plataformas para te ajudar na coleta desses dados. Mas, a verdade é que você também precisa se atualizar e saber como procurá-los.

Aliás, de nada adianta contar com plataformas para essa função se você não sabe o que procurar e, acima de tudo, como aplicá-las.

Por isso, eu reuni todas as dicas que os profissionais do marketing digital aplicam na produção de conteúdo orientado a dados.

Quer entender mais sobre o assunto e obter resultados cada vez melhores com a sua estratégia de SEO?

Acompanhe a leitura e confira todos os detalhes!

O que é conteúdo orientado a dados?

Ok, que segmentar o seu público e definir as estratégias das suas campanhas é essencial para ter mais leads qualificados, isso você já sabe!

A dúvida que eu pretendo sanar aqui é: como produzir material de qualidade e segmentado?

A resposta, de certa forma, é simples. Você precisa conhecer o seu público e entregar conteúdo orientado a dados.

Afinal, quanto mais informações estiverem à disposição, maior a garantia de que o seu público vai procurar por aquilo que você escreve.

Dessa forma, buscar por dados que concretizem a sua persona e, ainda a tornem ela o mais próximo da realidade, vai te ajudar muito na produção.

Bem como, direcionar o conteúdo que você produz para as pessoas mais propícias a buscar pelo seu produto ou serviço.

Mas, afinal, como definir uma estratégia de conteúdo orientado a dados?

Pode até parecer fácil, mas, existem muitos fatores a se pensar na hora de investir nesse método. Porém, não precisa se preocupar, eu trouxe dicas essenciais para você implantar essa estratégia nas suas campanhas.

Confira a seguir!

Principais dicas para os seus planos de conteúdo orientado a dados

Vamos ao que interessa! Otimizar as suas estratégias de conteúdo, é a melhor forma de obter resultados satisfatórios com o marketing da sua empresa.

Com isso em mente, fica muito mais fácil definir os passos e investimentos para o novo método de conteúdo orientado a dados.

Além disso, é importante saber que, com o direcionamento das suas estratégias baseadas em dados, direcionar os recursos a sua disposição, também, é mais fácil.

Assim, você consegue dedicar tempo, dinheiro e esforços para aquilo que tem mais chances de dar certo, com base nas métricas estabelecidas.

Com isso, adentramos na primeira dica para as suas novas campanhas:

Defina suas metas

Antes de mais nada, você precisa estabelecer quais são os objetivos da sua campanha. Ou seja, precisamos entender o que você almeja com sua nova estratégia.

Assim, é possível definir o que será entregue para o seu público, com base na ação que você quer que o visitante tome a partir daquele conteúdo.

Por isso, reflita quais são os seus objetivos:

Dessa maneira, também se torna mais viável estabelecer os KPIs da sua estratégia. Além disso, pode te ajudar com a própria produção do seu conteúdo.

Estabeleça um público-alvo e persona

Então, agora que você sabe onde quer chegar, estabelecer um público que esteja relacionado aos seus objetivos é o próximo passo.

Portanto, através da coleta de dados demográficos, você poderá atender com maior assertividade as dores e desejos do seu público.

A partir dos dados coletados, você também poderá desenvolver a sua persona, ou seja, um cliente semifictício.

Para isso, é preciso entender qual a linguagem utilizada por ela. Bem como, definir seu nível educacional, idade, nome, gostos e demais informações relevantes para a sua empresa.

Alinhe seus conteúdos ao seu objetivo

Chegou a hora de utilizar tudo que você reuniu e entregar um conteúdo de qualidade para o seu público.

Isso porque, como vimos na primeira dica, com base nos objetivos estabelecidos, você conseguirá entregar materiais que te auxiliarão no alcance de metas.

Nessa etapa, pensamos muito na qualidade da escrita, mas, o essencial é passar a mensagem certa com base no seu público e objetivos.

Por isso, com base nos dados que você obteve, mais da metade do seu trabalho já está pronto.

Mas, é importante saber que, se você precisar de ajuda, é possível encontrar empresas que podem otimizar suas estratégias de conteúdo orientado a dados.

Veja tudo que a Beatz pode fazer por você, acesse nosso site e confira!

Acompanhe todas as novidades, dicas e notícias por meio do Instagram da Beatz e não perca nada do que acontece no mundo do marketing digital!

Beatz Podcast

Já conhece o Beatz Podcast? Toda semana um novo bate-papo sobre marketing digital para deixar você por dentro de tudo que acontece.

Acesse nosso canal no Youtube e acompanhe!

Até a próxima!

Sair da versão mobile