Descubra a influência do TikTok na jornada de compra dos consumidores

Entenda quais são as considerações da plataforma e como os dados podem indicar o sucesso da sua estratégia de marketing

mão tocando tela como logotipo do TikTok

No último relatório Path-to-Purchase do TikTok, foi apresentado para as empresas que utilizam a plataforma, a nova jornada de compra de possíveis clientes.

De acordo com o aplicativo, os usuários estão desenvolvendo novas formas de contato com as marcas e o caminho percorrido apresenta maior complexidade.

Por isso, hoje eu vou te contar tudo que foi descoberto e como isso pode influenciar suas estratégias de marketing.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe o artigo e fique por dentro de todas as novidades!

Desenvolvendo a jornada de compra

Em primeiro lugar, a jornada de compra de consumidores de inúmeros setores é formada por diversas etapas. Mas, para entender o funcionamento do caminho percorrido por um cliente, foram propostos diversos formatos.

O mais comum, utilizado atualmente, é o funil de vendas que estabelece etapas para a classificação de um cliente em potencial.

  • Topo de funil: podemos encontrar visitantes e leads;
  • Meio de funil: onde são alocadas as oportunidades mais promissoras;
  • Fundo de funil: aqui podemos encontrar o cliente.

Entretanto, os estudos para a identificação de novos caminhos percorridos por visitantes, leads e clientes têm início há muito tempo atrás.

Principalmente, quando pensamos em formatos não tradicionais de venda, ou seja, que exploram novas abordagens e formas de nutrição de um lead, por exemplo.

Em 1948, Paul Lazarsfeld, Bernard Berelson e Hazel Gaudet publicaram The People’s Choice , um estudo sobre a eleição presidencial dos Estados Unidos em 1940. Eles encontraram um fluxo de comunicação em duas etapas, sendo elas:

  • De fontes de mídia para líderes de opinião;
  • De formadores de opinião para seus seguidores.

Já em uma pesquisa realizada em dezembro de 2020, pela equipe de insights do Google no Reino Unido, foi descoberto que o cliente permeia um loop, abordando etapas de avaliação e consideração das opções disponíveis no mercado.

Ou seja, os novos formatos de jornada de compra estabelecidos pelo TikTok para a plataforma, são frutos de um estudo que dura cerca de 80 anos.

O TikTok como influência para vendas

De fato, o relatório do TikTok é esclarecedor, tanto pelos números revelados quanto pelas novas táticas que podem ser desenvolvidas com base nas conclusões da plataforma.

Os usuários tendem a compartilhar conteúdo alegre sobre itens de compra caros, como férias e carros novos, o que acaba impulsionando a ação entre outros consumidores.

Entre os principais destaques da pesquisa, estão:

Impacto positivo na jornada de compra

Na verdade, 50% dos usuários relatam que são mais propensos a se sentirem alegres, animados ou felizes com os produtos que conheceram por meio da plataforma.

Marketing boca a boca

O TikTok acaba sendo um mercado boca a boca movido por ações pós-compra. Os usuários recorrem a marcas, criadores e tópicos de tendências para descobrir novos produtos.

  • 58% dos usuários do TikTok descobrem novas marcas e produtos na plataforma;
  • E 44% descobriram algo que imediatamente saíram para comprar.

Estimulador de pesquisa

É importante ressaltar que um dos pontos mais interessantes, é que o que acontece no TikTok não fica apenas na plataforma.

Ou seja, o aplicativo ainda estimula a pesquisa por marcas, produtos e serviços em outras redes sociais e buscadores online.

Isso porque, 56% dos usuários estão mais propensos a pesquisar novas marcas na plataforma e, isso ainda é melhor quando vemos que não se reserva apenas a compras pequenas.

Além disso, podemos notar que:

  • 65% dos usuários estão realizando mais pesquisas online.
  • 57% dos usuários buscam mais detalhes sobre onde comprar produtos.
  • 54% dos usuários também realizam pesquisas pessoalmente.

Jornada de compra em um loop infinito

Como vimos anteriormente, a plataforma tem grande potencial para aumentar os seus resultados com marketing, certo?

Mas, você sabe como funciona a jornada de compra em loop? Calma que eu vou te explicar tudo!

De acordo com a plataforma de vídeos curtos, ao ouvir a comunidade, percebeu-se que a jornada de compra pode ser iniciada em qualquer etapa e, também, não tem fim.

Por isso, o cliente pode ir e voltar a todo momento, entrar e sair do caminho percorrido e continuar comprando após “concluir” a jornada.

Assim, existem 4 etapas que podem ser revisitadas e, também, podem ser consideradas pontos iniciais desse novo percurso. Sendo eles:

  • Descoberta;
  • Consideração;
  • Rever;
  • E participar.

Desse modo, tornando a experiência do cliente mais fluida e adaptada a personalidade do usuário.

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