Descubra como criar a melhor estratégia de conteúdo para sua empresa

Aprenda técnicas que vão te diferenciar dos concorrentes!

pessoa produzindo conteúdo no computador

Você percebeu que as suas postagens não estão gerando um alcance suficiente? Não se preocupe, pois, separamos algumas dicas de estratégia de conteúdo para melhorar o seu desempenho na produção de materiais para a internet.

O conteúdo é de extrema importância quando queremos alcançar metas, pessoas e até mesmo aumentar as vendas. Afinal, ele é, basicamente, a chave para atrair visibilidade e engajamento nas produções digitais.

Uma boa estratégia de conteúdo, produz confiança e credibilidade para sua empresa, mas, para isso, é preciso saber construir um material de qualidade e que gere alguma relevância.

Confira a seguir, algumas estratégias de conteúdo que farão você alavancar neste mundo digital.

Construa um plano editorial para estratégia de conteúdo

A construção de um plano editorial, é um fator importantíssimo na hora de produzir um conteúdo. O plano, tem o intuito de definir sua persona, público alvo, formatos de conteúdo e vários outros aspectos necessários para começar suas produções.

Após a definição da persona, você utilizará elementos para conseguir se comunicar diretamente com o público. A linguagem do texto, as cores e imagens podem ser utilizadas para envolver o leitor e conseguir atingi-lo diretamente.

Dessa forma, o formato, também, deverá ser adaptado. Aliás, os que mais podem ser aproveitados são: blog posts, vídeos, podcasts, e-books, entre outros. No plano editorial, você conseguirá definir o formato que trará um maior alcance para o seu objetivo.

Pense no funil de vendas

O conteúdo sempre é criado com um objetivo, seja ele para educar, ou converter alguém. E as duas maneiras podem acabar gerando o que você e sua empresa querem: as vendas!

O funil de vendas é uma estratégia utilizada para mostrar as etapas da jornada do cliente desde o primeiro contato com a sua empresa até a realização da venda. Essa estratégia, faz com que o seu conteúdo desperte no leitor a consciência de um problema para leva-lo a uma solução, que na maioria das vezes, é uma venda.

Para conseguir um bom marketing, existem algumas estratégias de escrita utilizadas para engajar o leitor e convertê-lo, são os chamados gatilhos mentais.

Os gatilhos mentais, criam algum tipo de vínculo emocional com o produtor daquele conteúdo, gerando mais empatia e criando uma aproximação, construindo uma relação concreta e definitiva com o público que você deseja alcançar.

Seja fiel ao processo editorial

Se você tem uma equipe de pessoas que produzem o seu conteúdo, é de extrema importância que todos passem pelo mesmo processo editorial. Assim, sua empresa estará sendo fiel aos padrões da marca. Isto é, a fonte utilizada, as imagens e, até mesmo, o tom em que as coisas são ditas.

A gramática e a ortografia também devem estar à altura de uma boa produção. Além disso, o texto não deve ter algum erro de digitação.

Por fim, leve alguns fatores em consideração. Como, por exemplo: o posicionamento, os valores da marca, a percepção midiática, os interesses públicos, o desempenho histórico, o comportamento de pesquisa e o suporte ao cliente.

Todos esses fatores servem para construir uma narrativa para a sua marca.

Invista em conteúdo evergreen

Existe um tipo de conteúdo que pode ser relevante e durar por mais tempo, o chamado evergreen.

Evergreen é um tipo de conteúdo que não envelhece, já que é atemporal. Assim, ele proporciona uma grande vantagem, pois permanece atualizado e disponível para os leitores, gerando um tráfego de acessos crescente com o passar do tempo.

Mas fique atento. Se ao produzir esse tipo de conteúdo você utilizar links externos, revise-os regularmente, evitando assim, algum problema futuro.

Uma boa estratégia de conteúdo requer muita pesquisa e tempo

Depois de receber todas essas dicas, tenho certeza que você deve ter pensado que não é fácil montar uma estratégia de conteúdo, mas não desista!

Para conseguir criar um conteúdo concreto, relevante e de conversão, demanda muito tempo e estudo.

O importante é nunca parar de buscar conhecimento, para isso, continue acompanhando nosso blog!

Todos os dias publicamos novidades para profissionais de marketing ou empresas que estão buscando aprimorar suas estratégias.

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