Chamamos de segmento de clientes, determinada divisão do público de uma empresa. Esta é uma solução para facilitar o desenvolvimento de estratégias de marketing, tornando-as mais coerentes diante dos objetivos da empresa e das características do público. Além disso, pode contribuir para a redução de custos com publicidade on-line.

Neste artigo, você compreenderá este assunto com mais profundidade e saberá como a segmentação de públicos é aplicada no marketing digital. Então, continue a leitura e aproveite!

O que é um segmento de clientes?

O segmento de clientes é uma divisão do público de uma empresa. É uma forma de reunir grupos com características semelhantes para desenvolver estratégias mais efetivas, relacionando-se com essas pessoas a favor dos objetivos da empresa.

Por que é importante?

Realizar a segmentação de clientes é um passo muito relevante para qualquer empresa. Isso porque, com ele, pode-se ter uma visão mais precisa sobre o grupo de pessoas com quem deseja se relacionar.

Além disso, uma empresa pode ter mais do que um segmento de clientes. Afinal, cada produto ou serviço pode ser ideal para determinado grupo. Para ilustrar, vamos analisar os exemplos a seguir.

Imagine uma empresa de organização de eventos. Dentre os serviços prestados, tem-se: festas de debutante, casamento, formaturas escolares e formaturas para ensino superior.

Usar a mesma estratégia para promover todos esses serviços pode ser um erro que vai gerar importantes infortúnios para a empresa.

A razão disso é que o público que se interessaria em contratar os serviços para uma festa de debutantes, pouco tem em comum com o quem deseja uma festa de casamento.

Outro caso exemplar são as concessionárias de carros, que geralmente contam com uma grande variedade de modelos à venda.  Por isso, ela precisa compreender os semento de clientes interessados em cada modelo e marca. Mesmo porque, quem deseja SUVs, provavelmente não vai se interessar por Coupés.

Conhecendo o seu segmento de clientes

Existem diversas maneiras de segmentar os clientes a fim de conhecê-los melhor. O processo pode começar com uma análise de mercado, para se obter um conhecimento mais profundo sobre os negócios da empresa.

Logo após, é interessante realizar uma análise dos dados estatísticos sobre o perfil dos consumidores do setor da empresa. Usando o exemplo da concessionária citado há pouco, a ideia seria mapear as características dos compradores comuns de SUVs e Coupés, por meio de dados e informações levantados por entidades especializadas, como WGSN e Edelman, entre outras.

Neste sentido, para conhecê-los efetivamente, recomenda-se realizar análises das características geográficas, demográficas, psicográficas e comportamentais de cada segmento de clientes. Em outras palavras, é preciso entender onde moram, faixa etária, etnia, gênero, educação, estilo de vida, padrões de compra, entre outros.

Mais recomendações interessantes são as investigações em profundidade a partir de pesquisas e entrevistas diretamente com o grupo de indivíduos considerados “clientes ideais” da empresa. Isso pode ser realizado pelo departamento de marketing da empresa ou a partir da contratação de consultorias especializadas.

Segmentação no marketing digital

A segmentação de clientes é um dos pilares do marketing digital. Isso porque, um dos benefícios que a internet nos proporcionou foi a possibilidade de selecionar quem irá receber determinada peça publicitária, pautando-se nas características geográficas, demográficas, psicográficas e comportamentais dos usuários da rede.

Isso significa que uma empresa pode veicular anúncios específicos para cada um dos seus segmentos de clientes, tornado as suas estratégias mais assertivas e eficazes. Ou seja, é diferente da publicidade tradicional – realizada em plataformas mais generalistas como televisão e rádio – na qual indivíduos fora do público de interesse da empresa podem ser alcançados por determinado assunto.

Dessa forma, as empresas podem se beneficiar por uma expressiva redução dos custos com publicidade. Afinal, com a segmentação dos canais digitais, torna-se possível ter um controle de gastos maior, alocando-se os investimentos para atingir especificamente o público relevante.

Tudo isso é possível por meio do acesso a grande quantidade de dados disponíveis na Internet. É claro que sempre com o consentimento dos usuários e seguindo as diretrizes da LGPD. De qualquer forma, os anunciantes têm acesso a informações valiosas que podem levar a estratégias de data driven marketing.

Segmentação e estratégicas eficazes

Em se tratando de marketing data driven, você pode ter certeza que a Beatz é expert. Todas as estratégias e técnicas de segmentação de clientes que citei ao longo deste texto, é a base do nosso trabalho, especialmente nos planejamentos de tráfego pago.

Compreendemos a importância de delimitar o segmento de clientes a partir dos objetivos de cada um de nossos clientes e, assim, realizamos estratégias personalizadas.

Além disso, embora a segmentação já seja um procedimento que traz muitos benefícios, também realizamos otimizações periódicas de todas as campanhas, garantindo sempre o melhor resultado possível.

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