Marketing B2B: aprenda de uma vez por todas a otimizar suas estratégias de marketing

A sua equipe sabe como montar estratégias de marketing otimizadas para B2B?

marketing b2b

O Marketing B2B é uma estratégia cada vez mais adotada por empresas que envolvem compra e venda. Fique por dentro e veja como aplicá-lo em seu empreendimento!

Muitas fases precisam ser concluídas até que os produtos cheguem ao consumidor final. Por lidar com uma demanda mais consistente e segmentada, é comum que muitas marcas tentem ser abastecedoras de outros comércios. Isso envolve além da matéria-prima. Também envolve os serviços necessários para concretizar as atividades da empresa. Sendo assim, é nesse cenário que entra o marketing B2B. 

Continue a leitura e saiba mais a respeito dessa importante estratégia de mercado!

O que é marketing B2B?

A estratégia de marketing B2B (Business to Business), traduzida do inglês: negócio para negócio, diz respeito a relação de compra e venda entre duas empresas.

A principal diferença entre o marketing B2B com outras estratégias, é que os compradores B2B são mais objetivos. Isso significa que, o que importa para eles, é o retorno sobre o investimento e o custo-benefício. Não se envolvem com questões de status, popularidade, fatores emocionais e identificação com a marca, como a maioria das pessoas físicas fazem na hora de comprar algum produto.

Dessa forma, manter uma boa relação com o consumidor é indispensável no B2B. As negociações entre compra e venda de empresas requerem um grande nível de confiança entre os envolvidos. Além disso, esse tipo de venda ocorre em ciclos.

Sendo assim, isso faz com que a satisfação do cliente seja essencial para o seu retorno.

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Confira as modalidades desse tipo de estratégia:

  • Transformação: indústria vende para outra indústria;
  • Distribuição: indústria vende para distribuidor;
  • Revenda: distribuidor vende para revenda.

Benefícios do marketing B2B

Utilizar o marketing B2B em seu negócio é uma prática que pode trazer benefícios para o seu empreendimento. Sendo assim, entre as principais vantagens que podem ser adquiridas com este investimento, está a possibilidade de estabelecer relações a longo prazo.

Isso acontece porque as transações ocorrem de maneira cíclica. Sendo assim, se você oferecer um serviço ou produto de qualidade, isso vai estimular o desempenho da empresa compradora.

Outro fator vantajoso, é que, por lidar com contas bem específicas, é mais fácil realizar o controle da taxa de churn. Esta taxa mede o número de clientes que deixaram de fazer negócios com sua empresa em um determinado período de tempo.

Outro ponto positivo são os preços. O modelo B2B costuma trabalhar com transações de valores mais altos. Portanto, um baixo volume de negócios fechados pode representar um grande lucro para a empresa.

Diferenças entre marketing B2B e B2C

Umas das principais diferenças entre o marketing B2B (Business to Business) e B2C (Business to Costumer), é que no B2B as transações ocorrem em um ciclo. No marketing B2C, por lidar com pessoas físicas, é muito mais difícil prever quando compras serão realizadas. Quando se vende para empresas, é mais fácil prever suas necessidades de compra de acordo com o planejamento de produção.

Entretanto, consumidores finais realizam suas compras de forma mais simples. Enquanto companhias precisam de dados, estudos e tempo para definir se o seu produto é o ideal, as pessoas que entram em um varejo não exercem tanto planejamento. Portanto, compram de forma impulsiva.

Outra diferença é o tamanho do mercado em cada modalidade. No B2B, observamos um mercado mais vertical, com opções limitadas para cada tipo de serviço.

Por outro lado, no B2C, as relações são cada vez mais horizontais, possibilitando aos consumidores uma gama de alternativas para aquisição do mesmo produto.

Como aplicar estratégias de marketing B2B?

Confira algumas dicas para aplicar estratégias de marketing B2B na prática!

1- Crie uma relação de confiança

É essencial gerar experiências excelentes para os potenciais clientes, a fim de estabelecer uma imagem positiva para sua marca ou negócio. Portanto, muitas empresas investem em eventos corporativos como oportunidade de criar uma aproximação com os consumidores e estreitar uma ligação profissional.

2- Invista em Marketing de Conteúdo

O Marketing de conteúdo é a técnica de atrair os clientes por meio de conteúdos produzidos e veiculados em sites, blogs e redes sociais. Portanto, ao contrário do modelo tradicional, essa prática busca criar conteúdo qualificado para atrair, nutrir e converter a persona.

No caso do B2B, a ideia principal é transformar sua marca em uma autoridade no assunto. Dessa forma, toda vez que algum cliente precisar de serviços, terá sua marca como a primeira que vem em mente, ou seja, sua marca será top of mind.

Ao ser incorporado com técnicas de SEO, o Marketing de Conteúdo possibilita que seu blog ou site fique entre os primeiros resultados de pesquisas relacionadas no Google. Sendo assim, o tráfego de sua página cresce e abre caminho para a obtenção de leads.

3- Esteja atento aos seus concorrentes

Realizar um benchmarking de seus concorrentes é essencial. O modelo B2B é composto por diversas empresas disputando o mesmo nicho.

Assim, identifique seus principais competidores e observe suas atividades. Uma prática muito utilizada é comparar as palavras-chave empregadas na estratégia de Marketing Digital.

Se a empresa concorrente possui mais engajamento, pode ser que esteja usando termos mais otimizados em suas campanhas de comunicação.

4- Explore o Big Data

Construir personas com base no cliente ideal é essencial para as campanhas de marketing. Com o B2B não é diferente.

Desse modo, para criar a persona, é preciso mesclar dados demográficos com intuições sobre os desejos e necessidades do seu consumidor. A partir do Big Data, é possível reunir e analisar as informações dos clientes para entender melhor seu comportamento.

Portanto, a modalidade B2B apresenta vantagens comerciais, como: precificação mais alta, transações cíclicas e a possibilidade de relacionamentos a longo prazo. Por mais que o B2B consista em negociações complexas que exigem grande poder de convencimento, quando uma parceria dá resultado, a probabilidade de gerar lucro e mantê-la é muito maior.

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