Benchmarking: como se tornar o melhor do seu segmento de mercado

Está ficando para trás na concorrência? Saiba aqui como fazer o seu negócio decolar através da técnica de benchmarking!

Você sabe o que é benchmarking? Não? Então fica ligado, que hoje nós vamos falar sobre ele e qual a sua importância.

Atualmente, com o mercado cada vez mais concorrido, criar um negócio ou dar início à uma empresa é algo difícil. Pois é preciso passar por muitos obstáculos, e ser bem sucedido é a meta de praticamente todos os empresários e gestores.

Porém, aqui entra uma das maiores dificuldades para esses profissionais: como fazer um negócio crescer com tantos concorrentes, que muitas vezes estão no mercado há mais tempo?

Sendo assim, o processo de benchmarking aparece, e podemos defini-lo como um método de analisar e estudar a concorrência. Mas calma, vamos te explicar melhor como ele funciona.

O que é benchmarking?

O benchmarking é uma prática que está presente em muitos negócios de sucesso, e ele visa monitorar e analisar a concorrência. Com isso, uma empresa consegue comparar o seu desempenho, com base no de outras.

Supondo que, você é dono de uma mercearia, e o movimento está baixo nesses últimos meses, acarretando em problemas financeiros e resultados ruins. Mas, acaba descobrindo que em um local próximo, uma nova mercearia surgiu, e está movimentada e bem sucedida.

Se você decide estudar os processos e performances desse lugar, com o intuito de entender o porquê dele estar conseguindo bons resultados, tecnicamente, está fazendo benchmarking.

Ou seja, avaliar e estudar a concorrência são métodos presentes nessa técnica. Por isso, se questione sempre, sobre o que você pode estar fazendo e como estão seus resultados.

Ter um feedback sobre o que funciona é fundamental. Pois, ajuda na hora de tomar decisões em relação ao seu negócio. Então, esteja sempre monitorando o mercado.

Quais as vantagens de fazer benchmarking?

Adotar essa técnica na sua empresa é essencial para conseguir bons resultados. Afinal, ela traz muitas vantagens, que podem te ajudar a se destacar em meio aos concorrentes.

Podemos listar aqui, algumas dessas vantagens:

  • Descobrir as tendências de mercado;
  • Entender melhor como funciona tal setor do mercado;
  • Aprender com experiências de outras empresas;
  • Ter referências que podem ajudar na tomada de decisões;
  • Desenvolver um planejamento mais eficiente;
  • Incentivar a sua equipe para bater metas.

Mas, mesmo assim, você precisa ter cuidado, principalmente na hora de aplicar alguma técnica que outra empresa usou. Nem tudo que funciona para um outro negócio, pode funcionar para o seu.

Dessa forma, entender e interpretar dados será fundamental aqui. Pois pode acontecer de você querer “copiar” a tática de uma empresa, porém, no momento errado, e isso acabar trazendo prejuízos.

Então, não foque em excesso nos concorrentes. Tentar demais se parecer com eles, pode fazer a sua empresa perder características individuais dela.

Como Definir os Objetivos de Marketing da Sua Empresa (e atingir todos)

Quais os tipos de benchmarking?

Existem vários tipos de benchmarking no mercado, que podem ajudar a sua empresa.

  • Genérico: surge quando os processos são parecidos, mesmo sem ter uma competição no mercado;
  • Funcional: aqui existe uma procura de táticas que podem ser utilizadas, mesmo com os empreendimentos sendo diferentes.
  • Competitivo: nesse tipo, é bom usar dados oficiais, pois nele acontece uma mensuração direta com os concorrentes que disputam o mercado.
  • Cooperativo: aqui, duas empresas entram em contato, e fecham uma parceria para trocar experiências.

Mas, como ele pode se juntar ao marketing digital?

Usar essa ferramenta vai ajudar muito o seu negócio a entender o que funciona ou não. Dessa forma, torna-se possível conseguir bons resultados. A internet pode te apoiar aqui, já que, com ela, você terá acesso a muitos dados do mercado.

Ele permite a você, saber melhor com o que está lidando, a partir de informações, de forma que o seu negócio não fique refém da concorrência. O marketing e a comunicação digital, abrem um caminho para a sua empresa aprender, também, com referências de fora. E isso facilita o processo de mapear um caminho para a sua equipe seguir.

Lembrando que, estudar o posicionamento de outras empresas em determinados assuntos, pode ajudar nas decisões da sua!

5 dicas para fazer um benchmarking

5 dicas para fazer um benchmarking

  1. Escolha alguns concorrentes para analisar
    Faça uma seleção de empresas, tanto do seu segmento, quanto de outros, para conseguir dados de diferentes fontes.
  2. Defina os indicadores de análise
    Você pode criar uma tabela de comparação, para checar pontos específicos de cada concorrente, como presença em redes sociais, autoridade em sites, conteúdo, engajamento, etc.
  3. Saiba como conseguir dados
    Use ferramentas para obter dados, já que eles são essenciais. O Google Analytics e o SEMrush, por exemplo, é ótimo aqui.
  4. Faça um comparativo das análises
    Reúna os dados e fique de olho nos resultados. A sua equipe deve compará-los eles para poder montar ou melhorar as estratégias.
  5. Faça um relatório
    Ao obter as conclusões, estude o relatório para ver os pontos positivos e negativos das suas estratégias. Use esse momento para pensar no que pode ser otimizado.

E não se esqueça…

De fato, é importante estudar o próprio negócio, para saber o que precisa melhorar. Fazer perguntas para os clientes pode ajudar nessa etapa também. Com isso, vai ser possível definir qual tipo de benchmarking a sua equipe usará.

Então, identifique empresas que passaram por problemas parecidos, e aprenda com os erros delas. Porém, você também pode criar relações com outras organizações, como uma parceria, de forma a trazer benefícios para ambas.

O objetivo aqui é, criar relatórios a partir dos dados, e em seguida analisá-los para entender como será o processo de otimização do seu negócio!

E aí, o que achou do conteúdo de hoje? Caso esteja interessado em saber mais sobre o mundo do marketing digital, é só clicar aqui!

Posts relacionados

descubra-como-aumentar-seus-resultados-com-estratégias-de-marketing

Estratégias de Marketing: dicas para aumentar os seus resultados.

Descubra melhorar seus resultados utilizando estratégias de...
estratégias-de-marketing-digital-personas

Estratégias de Marketing Digital: 5 dicas para atrair sua persona

Descubra a melhor estratégia para atrair o cliente ideal para o seu...
saiba-como-organizar-seus-clientes-no-funil-de-vendas

Funil de vendas: organização para administrar seus clientes

Saiba como organizar os seus clientes no funil de...

Pronto para melhorar seu Marketing Digital? Então,
vamos bater um papo

Fale com um consultor
Vamos bater um papo sobre marketing digital?