Ícone do site Beatz

Por que criar uma persona para seu negócio é importante

Homem montando um quebra cabeça escrito como criar uma persona

Persona é um personagem semifictício, criado a partir de características e dados de clientes reais, que tem o intuito de representar um consumidor que seria ideal para um negócio ou empresa. Assim, esses dados e características abrangem o comportamento, história, desafios, dados demográficos e objetivos desse tal cliente ideal.

Para profissionais de marketing, a pergunta sobre o público-alvo de uma empresa faz parte da sua rotina. Mas, isso tem um motivo, afinal, a importância de saber para quem você está vendendo é enorme. Se você conhece seu consumidor, se torna mais fácil criar conteúdo relevante pra ele.

Sendo assim, aqui entra o recurso de criação da persona. Pois, é a partir dela que conseguimos pensar na produção de material para redes sociais, sites ou blog. Definir esse cliente com as características principais de quem compra é fundamental.

Dessa forma, montar uma persona vai ser de grande ajuda para o planejamento de estratégias de marketing em uma empresa. E assim, será melhor ainda se essa representação for precisa.

Ok, mas o que é uma persona? Vamos te explicar!

O que é persona?

Persona, nada mais é do que uma representação semifictícia do que seria um cliente ideal para o seu negócio. Ou seja, profissionais de marketing criam um personagem com base nos dados reais de clientes, incluindo características e comportamentos. Além disso, também estruturam toda uma história pessoal, com desafios, objetivos e motivações.

Assim, para montar uma persona, você precisa estar em contato com o seu público, analisando ele. Desse modo, isso possibilita a identificação de características em comum entre várias pessoas.

Contudo, essa persona não precisa ser classificada apenas por dados numéricos, como sexo, idade e região. Ela deve ter como essência, os hábitos e preferências do seus clientes. E lembrando: se você tiver uma base de clientes, ela pode auxiliar muito nessa etapa.

Aqui, não é o momento para focar apenas em clientes satisfeitos. Ao estudar clientes insatisfeitos, você pode entender novos pontos de vista sobre sua empresa. Use essas informações a seu favor.

Agora, vamos te explicar a importância de ter uma persona.

Por que criar uma persona?

Criamos personas para podermos segmentar melhor o público, e com isso, criar mensagens e campanhas específicas para cada um. Dessa forma, a fala certa vai chegar até a pessoa certa, aumentando as chances de atraí-la, ou, até mesmo, convertê-la.

Como dizem por aí, quando você tenta falar com todo mundo, acaba falando com ninguém, e aqui não é diferente. Quando você define uma persona para o seu negócio, se torna possível conversar melhor com seu público.

Portanto, existem alguns motivos para existir recursos de criação de personas, e alguns deles são:

Mas, não se esqueça, persona e público-alvo são coisas diferentes!

Qual é a diferença entre persona e público-alvo?

Em resumo, o público-alvo pode ser definido como sendo uma parte da sociedade, onde estão focados seus esforços para vender um produto ou serviço. É mais abrangente e geral, com características em comum, mas não entrando em muitos detalhes.

Agora, a persona, é como nós falamos, uma representação, mais específica, detalhada e personalizada do cliente ideal para o seu negócio. Aqui, traça-se um perfil mais complexo, definindo, então, uma identidade.

Vamos te dar exemplos de cada um:

Contudo, lembre-se que você não precisa escolher entre uma estratégia ou outra, o uso de ambas no seu planejamento pode trazer mais resultados. Uma estratégia não substitui a outra!

Tipos de persona

Antes de elaborar a sua persona, é muito importante saber definir qual o público que vai ser atingido com os conteúdos da sua marca. Então, é de extrema importância levar em consideração o tipo de modelo do seu negócio, que pode ser tanto B2B (Business to Business) ou B2C (Business to Consumer).

Existem diversas diferenças na hora de lidar com cada um desses públicos. Pois, além da linguagem e da abordagem, a construção da persona também é moldada por meio processos internos do setor.

Como criar uma persona para a sua empresa?

O processo de criação de persona tem que ser feito com calma, analisando resultado de pesquisas, estudando seu público e detalhando o perfil de acordo com as informações.

Você pode seguir esses passos para estruturar sua persona:

Entenda qual a diferença entre buyer e brand persona

Agora que você já possui mais informações sobre o que é uma persona e como criar uma para o seu negócio, chegou a hora de entender a diferença entre esses dois termos.

Buyer

Esse termos é muito usado quando vamos definir a representação fictícia do cliente ideal. Portanto, é criada para ajudar o setor de marketing a entender melhor quem é o seu consumidor, o que ele precisa e o que ele quer.

Brand

Esse modelo, também é criado na estrutura de um personagem semifictício. Entretanto, aqui o desafio é outro.

Sendo assim, esse personagem será a “cara” e a “voz da marca”, nesse momento é onde é criada a construção da linguagem da marca, estabelecendo a sua forma de se expressar com base em sua persona.

Com essas duas definições, podemos perceber que ambas são importantes para a construção de uma boa estratégia de marketing. Enquanto a buyer persona garante que a sua marca entenda profundamente as necessidades do público, a brand persona irá permitir a criação de uma comunicação única com os clientes, destacando o seu negócio dos concorrentes.

Personas e jornada de compra

Assim que sua equipe estiver conectada com a sua persona, ela está pronta para ser posta à prova auxiliando na otimização da comunicação. Agora, vocês podem começar a planejar estratégias relacionadas à jornada de compra do cliente.

Utilize o perfil da persona para criar conteúdo que seja relevante e atraia a atenção de possíveis consumidores. Caso queira melhorar ainda mais, sua empresa pode ir atrás de uma automação de marketing.

Agora que você sabe o que são personas, como funcionam e como criá-las, pode começar a aplicá-las em seus planejamentos de estratégias. Lembrando que elas têm uma função como instrumento, portanto, utilize de forma a extrair o melhor resultado possível.

Gostou do nosso artigo? Em nosso blog temos vários outros materiais como esse, caso esteja interessado em aplicar estratégias de marketing para otimizar a performance da sua empresa!

Sair da versão mobile