Business Intelligence

Business Intelligence (B.I), é um método desenvolvido para compilar dados, para que empresas tomem decisões assertivas. Para tal, envolve recolher, no processo, dados operacionais de vendas, marketing etc.

Aqui na Beatz, nós podemos ajudar sua empresa na mudança digital e Business Intelligence. Dando dados estruturados e organizados para integração em marketing.

Quer saber mais a sobre o Business Intelligence? Então, siga o texto e aprenda sobre!

Inteligência de negócios: o que é?

Business Intelligence é o processo pelo qual as empresas pegam, analisam, compartilham e monitoram dados para melhorar sua gestão. Sendo assim, é um conjunto de ferramentas que convertem dados em informações e, em algum momento, elas ajudarão nas decisões e ações básicas.

Em resumo, o BI é uma forma de transformar os números da empresa que não têm significado conceitual em visões mais sérias e precisas.

Em essencial, usa-se o business intelligence para alterar dados brutos em informações claras. Dessa forma, você pode analisar as vendas de um produto em um curto período de tempo. Além de comparar esses números com outro produto e determinar o produto no qual investir.

Mesa de reunião com 3 pessoas conversando e analisando dados e gráficos

Benefícios do Data Driven

A inteligência de negócios surge como uma solução que pode ajudar o uso de big data, por exemplo, para medir o processo entre resultados e processos. Além disso, ela pode ajudar grande parte dos profissionais que têm dificuldade em coletar e entender dados.

Devido ao avanço do software de BI, o canal de vendas permite seguir os clientes em tempo real. Sendo assim, você pode ver o desempenho de suas atividades de marketing e como encontrá-lo em uma visão global.

Isso faz com que você tome decisões assertivas e melhore sua estratégia. Dessa forma, o BI em marketing digital pode ajudá-lo a determinar padrões de conduta e quem são seus clientes mais lucrativos. Além de alocar orçamentos para alcançar um ROI mais previsível.

Sendo assim, o BI é uma forma de reduzir o tempo gasto em medição e análise de modo a não contar apenas com relatórios semestrais e anuais.

Relatórios esses que têm base em análises contínuas das condições do negócio, análises abrangentes de marketing e melhoria da experiência do cliente.

Abaixo, você pode ver os outros ganhos que o BI pode oferecer:

  • Melhora da compreensão do negócio;
  • Otimização e operação;
  • Avaliação das diferenças na empresa;
  • Fornecer melhor atendimento ao cliente;
  • Garantir melhor desempenho em situações perigosas;
  • Identificar falhas.

Veja algumas dicas para integrar business intelligence com marketing digital:

O planejamento é essencial

Qualquer atividade de marketing sempre exigirá planejamento. Sendo assim, antes de iniciar um plano estratégico de marketing, devem ser extraídos dados sobre os interesses de concorrentes e clientes.

Dessa forma, isso permitirá dados específicos e assertivas para prever cenários.

Localize conteúdo de forma inteligente

A junção entre BI e marketing também é essencial. Pois, por meio de pesquisas mais fundas sobre o perfil dos clientes, é possível posicionar o conteúdo correto para cada target no mercado de forma confiável e estratégica.

Sendo assim, muitas vezes é preciso coletar dados sobre o ciclo de vida dos clientes com a empresa. Definir o tipo de comunicação a ser utilizada e se novos produtos ou atualizações de ferramentas podem ser fornecidos aos clientes já contidos no banco de dados.

Pesquisa de consumo

De acordo com os aspectos do público, como:

  • Faixa etária;
  • Interesses;
  • Hobbies, etc.

É possível saber quais meios o público usará para receber e compartilhar conteúdos. Sendo assim, é preciso fazer materiais pensados para os diversos canais onde sua marca está.

Resultado da medição

Outro ganho que o BI dá às empresas, é o suporte para a adaptação e atualização das estratégias de marketing. Além disso, os erros podem ser vistos e corrigidos.

Otimize o tráfego orgânico

A partir de dados para definir a estratégia. É crucial obter tráfego orgânico por meio de ações bem feitas e de conteúdos relevantes.

Tráfego orgânico são todas as visitas feitas de forma espontânea pelos canais digitais, ou seja, não são usados anúncios. Esse tráfego, muitas vezes, vem de meios de pesquisa como Google e Bing. Sendo assim, a inteligência de negócios pode otimizar o tráfego orgânico.

As características de análise e interpretação do BI são a base para o crescimento. Tanto do potencial de retenção, quanto da expansão de clientes no mercado da empresa.

Dessa forma, por meio da inteligência de negócios, é possível converter os dados brutos em informações. Com isso, você consegue saber melhor o interesse do público.

Fale conosco, caso você queira usar essa estratégia em seu negócio!

Então, siga todas essas dicas para planejar e tomar decisões de forma segura!

Outros serviços

Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma vertente do marketing digital, que foca na atração, conversão e encantamento de clientes. Ele vai além e se destaca do...

Marketing Digital

O Marketing Digital é uma forma de promover uma marca em ambiente online. Essas estratégias permitem que as empresas usem uma série de processos com...
Serviços de Performance

Performance Ads

Por meio de uma série de anúncios em mídias digitais, essa estratégia atrai leads que estão prontos para comprar. Dessa forma, para quem precisa...

Pronto para melhorar seu Marketing Digital? Então,
vamos bater um papo

Fale com um consultor
Vamos bater um papo sobre marketing digital?