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5 Dicas de como criar uma persona para o seu negócio

Notebook e peças amarelas

Confira essas dicas, conheça seu cliente ideal e comece já a aprimorar as estratégias para criar uma persona para sua empresa!

Saber quem são seus compradores é essencial para garantir o sucesso de seus negócios. Conhecer e traçar um perfil de quem estaria disposto a adquirir seus produtos ou serviços é fundamental para otimizar seus resultados e criar conteúdo assertivo. Por esse motivo que a persona é tão importante.

Ela funciona como uma reunião de características do comprador ideal, reunindo hábitos e desejos comuns em seus clientes. Assim sendo, com base nessas informações, é possível tomar decisões mais seguras e assertivas dentro do mercado.

Dessa forma, na hora de produzir conteúdo, o segredo para o sucesso é estudar as melhores estratégias para que as pessoas conheçam bem seu produto ou serviço. Uma delas é definir com o máximo de exatidão quem é seu público-alvo para direcionar as melhores estratégias de marketing a partir disso.

Deseja saber como criar personas para a sua empresa? Acompanhe as próximas dicas e comece a traçar o perfil do seu público ideal!

Mas antes de começar, vamos entender melhor o que é uma persona:

5 Dicas para Criar a Persona Perfeita para o Seu Negócio [Fácil e Rápido]

O que é persona?

A definição de persona é uma representação de seu cliente ideal. Portanto, através de informações reais sobre o comportamento e as características demográficas, podemos perceber o perfil do cliente. São características como: idade, profissão, gênero, estado civil, entre outras.

Dessa forma, é possível ter uma ideia mais assertiva e fiel à realidade de quem são seus clientes e de quem está disposto a se tornar um consumidor.

Sendo assim, a persona é uma espécie de personagem, ou avatar, com nome, idade, motivações, história pessoal, objetivos, desafios, problemas, como uma pessoa de verdade. Entretanto, ao contrário de personagens ficcionais, o avatar é criado com base em dados do público que a empresa deseja alcançar. Ou seja, nada de “achismos” e suposições.

Com a reunião de todas essas informações, você consegue definir e encontrar maneiras e estratégias para interagir com as pessoas. Assim, é possível oferecer soluções mais adequadas aos problemas e desafios de seus clientes, uma vez que tenha conhecimento sobre suas principais necessidades.

Portanto, a principal diferença entre persona e público-alvo é que a persona engloba características comportamentais, sociais e psicológicas. Já o público-alvo, é composto por um segmento da sociedade que tem características em comum, mas sem se aprofundar e definir com a mesma precisão.

Confira agora 5 dicas de como criar a sua persona!

Colete dados de clientes

Uma boa coleta de dados começa com um bom planejamento de pesquisa. É necessário definir objetivos, público-alvo e construir um roteiro de perguntas para conhecer melhor seus clientes. Portanto, foque em quem já comprou da sua empresa e já percebeu o valor do seu produto.

Existem dois tipos de pesquisas que você pode fazer para conhecer melhor seu público e criar a persona. São as chamadas pesquisas quantitativas e qualitativas.

As pesquisas quantitativas são aplicadas a um maior número de pessoas e permitem analisar comportamentos em maior escala. Dessa forma, você pode utilizar ferramentas como o Google Analytics, Google Forms, HotJar, Typeform, entre outras.

Já as pesquisas qualitativas, são menos numerosas, mas o resultado desta pesquisa é mais profundo. Portanto, para realizá-las é possível fazer entrevistas, grupos de foco, entre outros métodos para analisar o comportamento e o perfil psicológico do cliente.

Em geral, entrevistas e questionários são os métodos mais usados. Geralmente, eles são feitos pela internet. Mas, a coleta de dados presencial permite perceber mudanças de comportamento que o virtual impede.

Faça as perguntas certas

Não sabe o que perguntar aos clientes antes de começar o planejamento da persona? Esta é uma dúvida bastante frequente. No entanto, uma boa ideia é iniciar dividindo as perguntas. Divida entre demográfica, pessoal, profissional, consumo de conteúdo, hábitos de compra e relacionamento com a empresa. Veja alguns exemplos:

Demográfica

Pessoal/profissional

Consumo de conteúdo

Hábitos de compra

Relação com a empresa

Assim, se baseie nesse tipo de questões para construir o seu questionário, adaptando para o seu segmento e as suas dúvidas sobre os clientes.

Analise os dados coletados

Depois de aplicar a pesquisa, você vai ter vários dados sobre os clientes. Portanto, na análise desses dados, procure identificar os padrões nas respostas. Eles apontam características, problemas, desafios e dúvidas que são comuns a vários clientes e que devem fazer parte da persona.

Portanto, organize as respostas de maneira funcional. Dessa forma, você conseguirá ter em mente as informações que se repetem.

Monte a estrutura da persona

 A partir dessa análise, a persona ganhará vida. Ela vai ter nome, rosto e um perfil bem definido. Dessa forma, é importante lembrar que ela terá as características e condutas que você percebeu como mais importantes.

Essa é a hora de pensar na persona como uma pessoa real. Ela irá interagir com a marca, ler seus conteúdos e comprar os seus produtos. Portanto, procure desenvolver um texto descritivo sobre essa pessoa que você está criando.

Integre sua equipe com as personas

Incentive sua equipe de marketing a utilizar as personas. Envolva toda a equipe em sua criação para entenderem sua importância e planejarem estratégias que as incluam.

Sendo assim, o importante é fazer com que todas as pessoas envolvidas no trabalho conheçam a persona. Também é preciso focar nela para realizar os planos e estratégias de consumo e venda.

Então, agora que você sabe mais sobre como criar uma persona, acesse nosso site e entre em contato para podermos te ajudar cada vez mais! Aqui na Beatz criamos a persona ideal para seu produto ou serviço!

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