Aprenda a definir objetivos de marketing digital de uma vez por todas!

Definir objetivos de marketing é fundamental caso sua empresa esteja querendo ter sucesso no seu segmento. Conforme o tempo passa, o mercado está ficando cada vez mais competitivo. Surgem mais concorrentes e isso pode saturar o público.

Dessa forma, a importância de definir os objetivos de marketing é enorme, pois, assim, a sua empresa tem um rumo para seguir. Contudo, mesmo estando em segmentos parecidos, nem sempre faça o que seus concorrentes estão fazendo.

Portanto, hoje vamos conversar sobre como é essencial mapear seus objetivos de marketing, dando a devida atenção para aspectos que são dentro de uma estratégia eficiente.

Identifique o cenário da sua empresa

Os objetivos da sua empresa precisam estar relacionados aos resultados do seu negócio também. Contudo, essas metas podem ser diferentes para empresas do mesmo segmento, que estão em “nível” diferentes.

Por exemplo, uma empresa de pequeno porte, muitas vezes tem o objetivo de se apresentar no mercado, educando seu público e tentando se estabilizar. Já uma empresa grande, pode ter como meta aumentar o seu número de vendas e a fidelização de clientes.

Sendo assim, os objetivos podem variar de acordo com cada negócio.

Pensando nisso, após entender essa parte e quais os objetivos da sua empresa, agora você precisa definir quais estratégias de marketing serão utilizadas. Procure entender qual o estágio de maturidade do seu negócio, afinal, a sua equipe de marketing precisa saber disso para estruturar o planejamento.

Em uma empresa que está começando e possui apenas um marketing inicial, o objetivo não pode ser alcançar vendas enormes ou conquistas extraordinárias. Cada coisa precisa ser feita no seu tempo.

Agora, imagine um negócio que já possui mais estabilidade no mercado, tem todo um histórico, clientes e passou por muitos processos. Para ele, estruturar estratégias se torna mais plausível, visto que existe uma base de informações mais concreta.

Estude o seu segmento de mercado

Estudar o mercado e entender como ele funciona, também conta como função do seu time de marketing. Afinal, saber o que falar e pra quem falar é essencial para uma estratégia efetiva.

Conheça seu público

Conseguir informações e dados de um determinado público, se torna muito mais fácil quando a sua empresa possui um relacionamento com ele. Criar estratégias eficientes que consigam engajamento, fazem parte do planejamento também. Sendo assim, o seu time precisa saber como se conectar com o público.

Dessa forma, um bom meio de estudar seus possíveis clientes, é definindo personas para a sua empresa. Afinal, você vai conseguir entender quem consome seu produto ou adquire seu serviço, como eles chegaram até você, por quais motivos e o perfil deles.

Lembrando que, entender o problema, descobrir a motivação e compreender os desafios do seu público, é fundamental para guiar ele até uma solução.

Pesquise sobre palavras-chave

Mecanismos de busca, como o Google, podem ser de grande ajuda para negócios que possuem páginas e websites. Por meio dele, o público consegue encontrar a sua empresa através de pesquisas, e quanto melhor o seu ranqueamento, maior a chance de ser encontrado.

Desse modo, a grande dúvida que fica é: como conseguir um lugar no topo dos resultados de pesquisa?

Em resumo, existe duas respostas para essa pergunta, através do uso de técnicas de SEO e mídia paga. Pensando no SEO, ao utilizar métodos de otimização para a sua página, e criando conteúdo relevante, o próprio Google vai entender isso e te ajudar no ranqueamento.

Agora, se tratando de mídia paga, é um meio mais instantâneo, pensado a curto prazo, onde existe um investimento em campanhas, que mostram a sua página como forma de anúncio.

Por isso, é bom pesquisar sobre palavras-chave, pois, em ambos os meios, o uso delas se torna essencial para atingir seus objetivos. Se possível, faça uso de ambas as técnicas para conseguir mais resultados.

Como Definir os Objetivos de Marketing da Sua Empresa (e atingir todos)

Personalize conteúdos para Leads

Antes de continuarmos, vamos explicar o que é um Lead, e o que faz dele um Lead Qualificado ou não. Todo contato que, ao visitar seu site, por exemplo, deixa informações sobre ele, como e-mail em uma Landing Page, se torna um Lead.

Mas, para ele ser considerado um Lead Qualificado, ele precisa apresentar características ou dados que mostrem ele como um possível cliente. Ou seja, tem que ser um contato que possua um perfil semelhante ao da sua persona.

Quando você entender o seu público, será o momento de começar a pensar no formato de conteúdo disponível para ele. O seu time de marketing deve criar conteúdos que envolvam os problemas dos clientes.

Aqui entra a estratégia de Inbound Marketing, que diz para seguirmos algumas etapas na criação de material de acordo com a Jornada de Compra:

  1. Aprendizado e descoberta: onde o usuário não sabe com certeza sobre seu problema;
  2. Consideração da solução: aqui, o contato já tem noção do seu problema, dessa forma, ele começa a procurar mais informações e soluções;
  3. Decisão de compra: o potencial cliente encontrou algumas soluções, e agora está refletindo sobre elas, surge então, uma oportunidade de negócio;
  4. Fidelização: essa oportunidade de negócio se tornou uma venda, chegou o momento de estabelecer e manter um relacionamento com o cliente de forma natural.

Relacionamento com o cliente

Não basta apenas fechar um negócio, a parte de retenção de clientes também importa, e muito!

O objetivo aqui é criar um relacionamento pós venda com um cliente, criando conteúdos que fidelizem eles com uma comunicação bem planejada. Sendo assim, a sua empresa pode fazer uso de algumas técnicas para manter o seu consumidor por perto.

As redes sociais podem servir como uma ótima ferramenta nessa parte, pois, com ela a sua empresa consegue manter contato com o público. Assim, os clientes se engajam mais com a marca, e formam um relacionamento com ela.

Porém, não se esqueça, as pessoas estão nas redes sociais para se entreterem, então crie um formato de postagens que seja agradável para elas.

Outra ferramenta de exemplo, a Newsletter, utiliza e-mails para ter esse contato, já que eles são um meio mais comum no universo empresarial. Dessa forma, o correto a se fazer é analisar qual estratégia é melhor de acordo com os objetivos.

E lembre-se…

Aqui mostramos alguns pontos que consideramos importantes para definir objetivos de marketing. Mas, existem processos diferentes, cada um específico para uma empresa ou segmento. Nesse momento, é recomendado a ajuda de um especialista, para que o seu negócio não tenha problemas

Esteja sempre conectado com o mundo do marketing, estudando a concorrência e as tendências também. E, nessa parte, podemos te ajudar. Acesse nosso site e veja mais conteúdos como esse, é só clicar aqui!

Posts relacionados

descubra-como-aumentar-seus-resultados-com-estratégias-de-marketing

Estratégias de Marketing: dicas para aumentar os seus resultados.

Descubra melhorar seus resultados utilizando estratégias de...
estratégias-de-marketing-digital-personas

Estratégias de Marketing Digital: 5 dicas para atrair sua persona

Descubra a melhor estratégia para atrair o cliente ideal para o seu...
saiba-como-organizar-seus-clientes-no-funil-de-vendas

Funil de vendas: organização para administrar seus clientes

Saiba como organizar os seus clientes no funil de...

Pronto para melhorar seu Marketing Digital? Então,
vamos bater um papo

Fale com um consultor
Vamos bater um papo sobre marketing digital?