Inbound Marketing: uma poderosa ferramenta

Você sabe como a ferramenta Inbound Marketing é utilizada para potencializar negócios?

Saiba como usar estratégias de Inbound Marketing e potencializar seus negócios!

Inbound Marketing, ou Marketing de atração, é uma estratégia do Marketing Digital que foca em atrair e converter clientes. Contudo, o marketing sempre se baseou em interrupções. As empresas tiravam a atenção das pessoas para mostrar como seus produtos poderiam ser vantajosos para consumo.

Entretanto, a transformação digital e as mudanças radicais na conduta do consumidor, mudaram o conceito comum da publicidade. Sendo assim, o cliente é atraído pela empresa.  Seus principais pilares são:

  • Marketing de conteúdo;
  • SEO;
  • Estratégias em Redes Sociais.

Quer saber como essa ferramenta pode beneficiar suas estratégias? Não deixe de seguir a leitura e saiba mais sobre essa maneira inovadora de usar o Marketing digital.

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de atração, é um conjunto de estratégias de marketing que tem o intuito de criar e compartilhar conteúdo para um certo público-alvo. Dessa forma, estas estratégias conquistam a permissão de se comunicar com seus clientes de forma direta, criando uma relação duradoura.

Portanto, ele é definido por ser a estratégia na qual os clientes vêm até sua empresa atraídos por sua mensagem.

Quais os benefícios e vantagens?

Já vimos que o Inbound Marketing é uma estratégia usada para atrair a atenção de leads, aplicando conteúdos que geram valor ao dia a dia das pessoas, com uma técnica muito menos invasiva que as usadas no marketing comum.

Portanto, veja os benefícios e as vantagens que estratégias de Inbound Marketing podem trazer para o seu negócio:

  • Oferecer conteúdos para atrair e ajudar seus clientes;
  • Mensurar seus resultados de forma mais certeira;
  • Otimizar seus gastos com comunicação e estratégias de marketing;
  • Melhorar o ranqueamento de sua empresa em buscas orgânicas;
  • Promover um marketing mais adepto ao perfil do novo consumidor;
  • Gerar vendas qualificadas e maior retorno de investimento.

Inbound Marketing X Outbound Marketing

No Outbound Marketing, a estratégia é uma abordagem direta do cliente para oferecer produtos ou serviços. Portanto, a marca vai em busca do cliente.

No Inbound Marketing, é exatamente ao contrário. Dessa forma, o conteúdo é criado de forma gratuita e fazemos com que o cliente venha ao encontro da marca.

O Inbound Marketing é uma consequência da evolução da Internet. Portanto, no momento atual, seja através dos meios de busca ou redes sociais, as pessoas preferem ter o controle e liberdade na hora de navegar na internet. Dessa forma, são elas que decidem o que querem receber e como vão receber.

Portanto, as portas estão se fechando para campanhas de Outbound Marketing, ao passo que o processo de venda hoje em dia se dá mais sobre a criação de contatos com potenciais clientes do que através de ações invasivas.

Grupo de pessoas em um escritório analisando um tablet e notebook.

As ferramentas do Inbound Marketing

Uma estratégia de Inbound Marketing é baseada na produção de conteúdo de relevância. Sendo assim, confira as principais ferramentas do Inbound Marketing:

  • Blogs ligados ao site da marca;
  • Mídias sociais: Facebook, Instagram, YouTube e Twitter;
  • SEO (Search Engine Optimization);
  • E-mail marketing;
  • Landing Pages.

A função de cada canal na estratégia

Agora que você já está sabendo mais sobre o Inbound marketing, veja como os canais trabalham e se conectam para atingir metas de conversão.

Blog – O blog em conjunto com o site da marca é o início de todo o trabalho. Assim, o conteúdo deve ser de qualidade, produzido em especial para impactar de forma positiva a persona criada na etapa do planejamento estratégico.

Mídias Sociais – Como uma ação em conjunto com a publicação de conteúdo no blog da empresa, as mídias sociais como Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn, Twitter, entre outras, são utilizadas para potencializar o alcance das publicações e buscar engajamento com o público-alvo de campanhas.

SEO – O trabalho de otimização de sites para meios de busca é fundamental no Inbound Marketing. O conteúdo produzido deve passar por um trabalho intensivo de SEO para que conquiste as primeiras posições nas páginas de respostas dos buscadores, como o Google, para reforçar seu trabalho de marketing de busca.

Landing Pages – Este é o momento essencial de toda a estratégia de Inbound Marketing. É nela que se dá a argumentação final para inserção do visitante no funil de conversão. Precisa ser bem elaborada para que se dê início ao processo de conversão da campanha.

Uma excelente ferramenta de geração de Leads       

De fato, o principal objetivo do Inbound Marketing não é apenas o da conversão imediata. Dessa forma, ele funciona também como estratégia para a captação de Leads para o seu negócio, como pessoas que estejam realmente interessadas em seu produto ou serviço.

Sendo assim, através deste conteúdo pudemos perceber como o Inbound Marketing é importante para as estratégias de uma empresa ou serviço.

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