SEO para blog: veja como eliminar erros nesta importante estratégia

Saiba como acertar nos textos que podem te trazer novas oportunidades

Sem dúvida, para que o seu blog ranqueie bem, é importante unir um bom texto a uma estratégia de SEO. 

Entretanto, é muito comum que algumas pessoas cometam erros durante o processo de criação. Sendo assim, preparei um conteúdo totalmente focado em como você pode eliminar esses erros e se destacar na primeira página do buscador. 

Tem interesse em saber mais? Então, acompanhe a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre essa importante estratégia! 

O que é, e qual a importância do SEO para blog?

Primeiramente, devemos entrar no assunto falando de forma mais detalhada sobre essa tática orgânica para atrair mais visitantes ao seu site. 

O SEO, sigla para Search Engine Optimization, é um conjunto de técnicas usadas para que a sua marca alcance um bom posicionamento no Google, ou em outros buscadores na internet. Gerando assim, tráfego orgânico para a sua empresa. 

De fato, existem milhares de páginas sendo publicadas a cada segundo, diariamente na internet, promovendo muito mais concorrência. É aí que o SEO entra para fazer toda a diferença. 

Mas afinal, qual a importância dele? 

Bem, não é segredo para ninguém que muitos visitantes estão em busca de respostas rápidas e, em geral, não costumam chegar até a segunda página de pesquisas do buscador. 

Dessa forma, o ideal é que o seu site esteja em conformidade com os algoritmos para que as oportunidades sejam maiores. Sendo assim, podemos dizer que o SEO para blog está focado em apenas um objetivo: fazer com que seus conteúdos se adaptem aos critérios de classificação. 

Essa técnica funciona em diferentes partes de um site, ou seja, é possível criar diversas estratégias para que o Google encontre a mais relevante, de acordo com os critérios de avaliação. 

Não podemos esquecer de nos atentar à reputação, autoridade e popularidade do seu site. Pois, tudo isso contribui para que os algoritmos do buscador identifiquem o seu conteúdo como algo relevante. 

No caso da popularidade, ela é medida com base na quantidade de links relacionados que apontam para o seu site, sendo indispensável que a linkagem venha de sites confiáveis.

A grande preocupação do SEO no mercado brasileiro 

De acordo com uma pesquisa realizada no ano de 2020 pela Rock Content, 55,8% das empresas estão apostando na otimização de páginas. Com base nisso, podemos ter uma noção sobre o crescimento desse número nos anos que se passaram. 

Outro grande motivo para que muitas empresas apostem no uso do SEO, é a economia. Como citamos anteriormente, ao melhorar o seu ranqueamento orgânico, você reduz os gastos com mídia paga, ou seja, os anúncios. 

Mesmo com os resultados satisfatórios e consistentes, precisamos ter em mente que eles vão aparecer depois de um médio ou longo prazo, não de um dia para o outro. Isso porque, tudo depende da indexação dos buscadores, que analisam todas as novas páginas que também estão sendo alteradas.

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Benefícios de ter um bom blog

Sua empresa não foca tanto em manter a página de blog ativa? Veja alguns benefícios que ela pode trazer para a sua marca. Garanto que te dará ainda mais vontade de publicar diversos conteúdos em seu site!

Autoridade Digital 

Mesmo que o seu negócio seja bem conhecido no meio off-line, isso pode não ocorrer no on-line, principalmente, se você não definir uma frequência de posts e conteúdos de qualidade. 

Não é novidade que o público da internet tem se tornado cada vez mais exigente e, em muitas vezes, acompanham marcas que demonstram real entendimento sobre o seu segmento. Dessa forma, ao escrever para o seu blog, você transmite ao usuário, que tem entendimento e autoridade. 

Maior visibilidade online

Para conhecer o seu serviço, eles precisam te encontrar primeiro, não é mesmo? E esse é o melhor caminho para que novas pessoas localizem os seus conteúdos espalhados pela internet e comprem de você. 

Mais vendas

Com a pandemia da COVID-19, as vendas on-line se tornaram algo ainda mais comum, tendo um crescimento médio de 40%. Mostrando que as pessoas estão passando cada vez mais tempo na internet. 

Nesse caso, os blogs são capazes de gerar mais leads qualificados e que têm interesse em assuntos específicos. Com isso, você consegue conduzi-los ao conhecimento do seu produto e gerar mais vendas, já que o usuário verá a sua expertise em determinado conteúdo.  

Principais erros no SEO para blog e como eliminá-los

Agora que já falamos sobre alguns pontos importantes dentro das estratégias de SEO para blog, vamos dizer quais os principais erros que podem estar impedindo a sua empresa de ranquear bem e atrair mais visitantes para o seu site. 

Não escolher a palavra-chave ideal que se adapta ao conteúdo 

Mesmo que não pareça algo que vá afetar tanto, este é um dos detalhes mais importantes para que o usuário chegue até o seu blog e encontre seu material. 

Para ter um bom resultado, busque pela melhor palavra-chave, e que ela seja ideal para o que está falando. Nesse caso, a melhor não é aquela que tem maior volume de buscas, mas sim, a que esteja de acordo com a persona que você definiu e que se adeque ao propósito que a sua empresa tem em relação a ela.

Pensando nisso, separei algumas dicas que podem te ajudar em relação a essa estratégia:

  • Faça o uso de palavras-chave de cauda longa, as long-tails;
  • Busque por aquelas que têm relação com o seu nicho específico; 
  • Não repita a mesma palavra mais de uma vez em um blog. Pois, dentro de um texto, a palavra-chave deve se repetir, no mínimo, 4 vezes. Então, antes de aplica-lá, verifique se não há outros conteúdos com a mesma.

Fugir do objetivo da busca

Sua palavra-chave é “Marketing Digital” e o seu texto leva como título “Dicas de Marketing Digital para a sua empresa”, mas no conteúdo você não dá essas dicas? É claro que o usuário não chegará ao final do seu texto se não tiver relação com o principal objetivo dele. 

Em resumo, de nada adianta criar um conteúdo completo, se o verdadeiro motivo que atraiu a pessoa até ele, não faz parte da redação. 

Sendo assim, devemos elaborar um texto explicativo, que vá direto ao ponto, mas que, antes, tire todas as prováveis dúvidas que a sua persona possa ter. Isso não é importante apenas para que os buscadores entreguem o seu conteúdo. Mas sim, para que ele seja ainda mais divulgado pelas redes e se torne algo de confiança. 

Não criar URLs de fácil memorização e amigáveis

Pode parecer um pouco sem sentido, mas, as URLs funcionam como o endereço da página. Então, é importante que não sejam tão longas e que tenham conexão com a palavra-chave e o conteúdo do texto. 

Criar uma URL amigável, é bem mais fácil do que parece. Você só precisa evitar que tenham muitos subdomínios ou hashtags, além do que citamos acima. 

Escrever o conteúdo e não mudar nada com o tempo

Por fim, vamos falar sobre atualização e otimização dentro do seu blog. Essa estratégia é importante pois, muitas vezes, o seu conteúdo é “evergreen”, ou seja, não vai durar para sempre. 

Textos atualizados oferecem ainda mais informações e se tornam mais relevantes, sendo sempre úteis para o seu visitante. 

Do mesmo modo, é importante considerar que, constantemente surgem novidades na otimização e legibilidade dos textos, que podem influenciar diretamente em seu desempenho nos mecanismos de busca.

Além disso, é importante que você remova conteúdos que estão levando o seu blog para baixo e prejudicando o seu ranqueamento. Por isso, é essencial que tenha um tempinho extra para analisar como estão as estatísticas do seu site e retirar tudo aquilo que o impede de se tornar referência para outras pessoas.

Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre assuntos como este? Acesse o nosso blog e nos acompanhe em nossas redes sociais. 

Até a próxima! 

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