O que é o Marketing 4.0 e como ele pode gerar mais fidelização e confiança ao cliente.

O Marketing 4.0 é a nova realidade a ser implementada em nosso dia a dia. Ele veio para tornar mais profundo e assertivo o relacionamento entre empresa e cliente.

Quer saber o que é Marketing 4.0 e quais as mudanças que ele trouxe durante esses anos? Continue a leitura que vamos te dizer.

O que é Marketing 4.0?

Também chamado de 4ª Era, o Marketing 4.0 seria a junção do Marketing tradicional e o Marketing Digital. De acordo com Philip Kotler, autor do livro “Marketing 4.0: do tradicional ao digital”, unir esses dois meios de comunicação poderia resultar em uma boa estratégia. E, sem dúvida, está gerando um resultado bem satisfatório para as empresas.

O principal objetivo desse método é garantir uma experiência tanto online quanto offline para seus consumidores. Ou seja, mesmo que o Marketing 4.0 utilize fortemente a internet, principalmente redes sociais, não significa que o marketing tradicional será deixado de lado.

Conforme o consumo foi se tornando mais digital, o mercado precisou se adaptar para que o consumidor ficasse mais próximo da empresa.

Além disso, ficou muito mais fácil conseguir informações sobre produtos e a empresa sem ter um contato direto com o vendedor.

Evolução do Marketing

Com o passar dos anos, o Marketing sofreu muitas adaptações para acompanhar o perfil do consumidor que era totalmente diferente do que vemos hoje em dia.

Mas, o que mudou durante esses anos? Isso, você pode conferir a seguir.

Marketing 1.0

Foi durante a revolução industrial que surgiu a primeira Era do Marketing, o Marketing 1.0.

A princípio, tudo era feito pensando apenas no produto. Ou seja, a maior preocupação naquela época era reduzir os custos de produção e vender mais sua mercadoria.

Marketing 2.0

Nessa segunda Era, as ações estavam começando a focar mais no consumidor e não apenas em seus próprios produtos.

Assim, as empresas precisaram melhorar a comunicação e falar de maneira mais convincente, mostrando ao consumidor que ele precisava daquele produto.

Como ocorreram diversas mudanças, e a era da informação estava mais forte do que nunca, as pessoas já procuravam por mais detalhes sobre os produtos. Além disso, já era possível comparar os valores e qualidades em diferentes sites sem sair de casa ou conversar diretamente com um vendedor.

Marketing 3.0

O Marketing 3.0 foi marcado pela mudança e humanização das marcas.

Em outras palavras, era preciso atingir o emocional do consumidor, mostrando que aquele produto seria a solução que ele procurava para sua vida.

Um bom exemplo de marca que usa o gatilho emocional para atingir seus consumidores, é a Coca-Cola. Costumamos ver seus comerciais mostrando amigos e familiares felizes em um almoço ou jantar e, ao lado deles, a garrafa desse refrigerante. Ou, até mesmo, a humanização da rede de lojas Magazine Luiza, que criou uma assistente virtual para auxiliar seus consumidores e foi desenvolvendo diversos canais de comunicação com a Lu. 

Outra característica do Marketing 3.0, é trazer a sensação de experiência única.

Marketing 4.0

Finalmente chegamos a 4ª Era, o Marketing 4.0. Na sua bagagem, estão os pontos fortes do conceito anterior, o 3.0, de uma maneira ainda mais profunda.

Criar uma comunicação em diferentes canais, mas, que ainda tenha a linguagem do Marketing tradicional junto ao digital é o principal desafio do Marketing 4.0.

Lembrando que, no Marketing 4.0 o consumidor precisa ser visto como ser humano e não apenas como uma peça do mercado.

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Como gerar mais fidelização e confiança com o Marketing 4.0

Agora que já explicamos sobre as diferentes Eras e o que é o Marketing 4.0, vamos ver como ele pode te ajudar a fidelizar seus clientes e ganhar mais confiança dentro do mercado.

Novas estratégias são importantes para empresas que pretendem crescer ainda mais e não serem esquecidas com facilidade.

A seguir, vamos citar algumas estratégias que sua empresa precisa aplicar para ganhar a confiança do consumidor.

Tenha uma relação humanizada

Como citamos anteriormente, uma das maiores características desse método é a comunicação mais próxima com o seu público.

Criar pesquisas é uma forma legal de conhecer seus clientes. Assim, você produz o conteúdo focado nas principais dores e interesses do seu público-alvo.

Tenha diferentes canais

Ter mais de um canal oferece uma experiência diferente para o seu cliente, o que é muito necessário nos dias de hoje.

É importante que o cliente possa conhecer sua marca através de diferentes meios, encontrar valores e saber o que outras pessoas estão achando daquele produto. Deixar o valor visível traz mais resultados para a empresa e mais pessoas realmente interessadas em adquirir o que foi apresentado.

Crie conteúdo

Os clientes de hoje em dia buscam por conteúdos que informem e tirem suas maiores dúvidas sobre o que estão procurando. Então, o marketing de conteúdo é uma ótima estratégia para melhorar o relacionamento entre empresa e cliente.

Criar conteúdos que geram valor, torna mais fácil atrair e conquistar seus consumidores, mantendo a relação mais positiva.

Antes de criar conteúdo, é preciso conhecer o público com quem você está se comunicando. Assim, produzirá na linguagem correta. 

Além disso, tenha uma lista de palavras-chave para que o seu conteúdo seja encontrado com mais facilidade quando se pesquisar tal termo no Google.

Acompanhe seus resultados

Outra dica que vamos deixar aqui, é: monitore seus resultados e saiba o que funciona ou não com seu público.

Essa é uma estratégia que gera mais conhecimento para a própria empresa. Ter uma base do que está dando resultado impede que as ações tenham alto custo e não atraiam as pessoas da maneira que deseja. Agora que você já está sabendo um pouco mais sobre essa nova metodologia, que tal dar uma olhada nos outros conteúdos do nosso blog? São diversos assuntos para tirar suas dúvidas. Garantimos que você vai se interessar.

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