Google Analytics
O Google Analytics é uma ferramenta de monitoramento e análise de tráfego, instalada em sites, aplicativos e sistemas para web. Medir a experiência do usuário nas plataformas online é seu objetivo.
Hoje em dia, é o meio de análise de tráfego mais usada no mundo. Sendo assim, ela ajuda:
- Profissionais de marketing;
- Vendas e administração a tomarem decisões de campanhas;
- Criação de conteúdo;
- Foco de vendas;
- Desenvolvimento de estratégias administrativas.
Esta é uma ferramenta de configuração simples que se integra ao Google Ads e ao Search Console e com outros meios do marketing. Além disso, possui uma versão grátis, o que será de grande ajuda na sua operação.
Portanto, pode ajudar os profissionais de marketing, vendas e administrativos na tomada de decisões de campanha. Além disso, criação de conteúdo, foco em vendas e até mesmo na criação de estratégia.
Contudo, você também pode descobrir:
- As páginas mais visitadas;
- O número de conversões e fontes;
- Quais dispositivos;
- Quais cidades e outros dados relevantes.
Quer saber mais sobre o Google Analytics? Então, siga a leitura e aprenda mais sobre ele!
Vantagens da ferramenta
De acordo com Lucinéia Gomes, no livro Curso Essencial de Google, o Google Analytics tem várias vantagens, tais como:
- Gratuito: Ou seja, você não precisa pagar nada pelo serviço;
- Análise complexa: O programa tem todas as funções esperadas pelos produtos de análise prontos;
- Fácil de usar: O Google Analytics é intuitivo e fácil de entender, e pode fornecer serviços para leigos e profissionais experientes;
- Escalável para sites de vários tamanhos: ele é feito no mesmo servidor do Google;
- Segurança: Google Analytics garante a proteção de uma grande quantia de dados gerados todos os dias através de seu sistema de segurança;
- Controle todas as campanhas publicitárias online: de e-mails a palavras-chave;
- Integração com publicidade: Pessoas com Google Ads podem usar sua interface para acessar o Google Analytics.
Como instalar o Google Analytics?
Para começar a analisar e medir as interações do usuário em seu site, você precisa seguir certas etapas. Sendo a primeira, instalar o código de monitoramento em todas as páginas do seu domínio.
Mas, para fazer a configuração inicial do Google Analytics, recomendamos que você use alguns tutoriais ou instruções que tenham dados mais detalhadas sobre como colocar o código com base no nível de conhecimento.
Contudo, não importa qual seja sua opção, você precisa ter uma conta ativa no GA (Google Analytics), propriedades configuradas e obter o código de rastreamento, que damos o nome de UA.
A importância do Google Analytics?
Quando se trata de marketing digital, é crucial medir os resultados das campanhas publicitárias e entender a conduta dos usuários que visitam seu site.
Afinal, hoje em dia, qualquer tomada de decisão e definição de orçamento de marketing está ligada à análise desses dados.
Portanto, o foco na conduta do usuário em um site ou aplicativo, permite encontrar muitas ferramentas de análise web que estão no mercado.
O Google Analytics é grátis, tem uma interface intuitiva e é fácil de integrar com outros produtos do Google. Além disso, tem recursos de processos de dados muito elevados e permite que você extraia relatórios para vários fins.
Dessa forma, ele é uma boa opção para analisar dados e tomar decisões certas em um local de negócios. Não há como negar que o Google Analytics pode te ajudar.
Sendo assim, comece a usar ele agora mesmo! Nós, da Beatz, instalamos esta ferramenta e analisamos os dados para orientar as atividades de marketing e vendas.
Então, entre em nosso site e entre em contato com a gente!