Mulher sentada no chão pensativa

Como um gestor de tráfego pago trabalha para aumentar o desempenho dos clientes?

O gestor de tráfego pago é um profissional com a responsabilidade de administrar campanhas de anúncio pago nas mais diversas plataformas digitais. Dentre as suas principais responsabilidades, podemos citar:

  • A elaboração das estratégias de campanha;
  • A segmentação de audiência;
  • A gestão do orçamento;
  • O monitoramento e a otimização das campanhas;
  • A criação de relatórios e análises de dados.

Neste texto, você terá uma compreensão mais aprofundada do que é um gestor de tráfego pago e entenderá quais são as suas funções. Então, continue a leitura e aproveite!

Mas antes, o que é tráfego pago?

Antes de eu te contar com maior profundidade o que um gestor de tráfego faz, é importante explicar o que de fato significa tráfego pago. No contexto do marketing digital, esse termo se refere ao fluxo de visitantes direcionados para um site, plataforma ou página, gerado por meio de anúncios ou campanhas publicitárias pagas.

Dessa forma, ele se difere do tráfego orgânico, ou seja, visitantes que chegam naturalmente ao seu site. O tráfego pago envolve o pagamento para exibir anúncios em diferentes canais on-line, atraindo usuários para um determinado destino na web.

Diferente do tráfego orgânico, o tráfego pago permite o direcionamento dos anúncios para um público-alvo específico, utilizando diversos critérios de segmentação, como interesses, idade, localização geográfica, comportamento on-line, entre outros. Isso é especialmente importante para aumentar o alcance às pessoas com maior probabilidade de se interessar pelo produto ou serviço anunciado. Assim, torna-se mais fácil converter esse tráfego em leads, vendas ou outras ações desejadas.

Na atualidade, essa estratégia é indispensável para empresas que desejam obter bom desempenho nos negócios por meio do marketing digital. Isso porque, ao investir em tráfego pago, têm-se a vantagem de alcançar resultados mais imediatos em comparação com estratégias de SEO (Search Engine Optimization) ou redes sociais organicamente. Embora isso dependa da mobilização de recursos extras, da eficácia dos anúncios e da segmentação correta do público-alvo, ele pode ser decisivo.

Afinal, o que faz um gestor de tráfego pago?

O gestor de tráfego pago é o profissional especializado em administrar e otimizar campanhas de publicidade paga em várias plataformas online. Ou seja, ele é responsável por gerenciar anúncios pagos em canais como Google Ads, Meta Ads, LinkedIn Ads, entre outros.

Para ilustrar, a seguir você poderá conferir alguns exemplos de atividades que fazem parte do dia a dia desse profissional.

Elaboração das estratégias

Eles devem desenvolver toda a estratégia de publicidade paga para os clientes em cada plataforma. Para isso, avaliam especialmente seus objetivos, que podem ser: aumentar as vendas, gerar leads, promover a conscientização da marca etc.

Segmentação de audiência

Os gestores devem segmentar o público de pessoas que receberão determinado anúncio, o que pode envolver delimitação de idade, localização, interesses, comportamento on-line, entre outros critérios. Isso é feito a partir da análise do público-alvo, persona e consumidor ideal do cliente.

Gestão do orçamento

Este tópico é um dos mais relevantes, afinal, qualquer erro representa não só insucesso da campanha, como também um prejuízo financeiro significativo para os bolsos do cliente. Sendo assim, o profissional deve administrar o orçamento destinado às campanhas, otimizando o gasto para obter o melhor retorno possível sobre o investimento (ROI).

Monitoramento e Otimização

O trabalho de um gestor de tráfego pago não termina após o lançamento da campanha. Na verdade, este é só o começo. A partir desse momento, ele fica responsável por acompanhar de perto o desempenho dos anúncios, analisando uma série de dados estratégicos. Alguns deles são: taxa de cliques (CTR), custo por clique (CPC) e custo por aquisição (CPA). Ele também fica encarregado da realização de ajustes para melhorar o desempenho da campanha, o que pode envolver nova segmentação de público, troca de links de destino, alteração de lances, entre outras ações.

Elaboração de relatórios e análises

Os profissionais dessa área produzem constantemente relatórios detalhados sobre o desempenho das campanhas. Esses documentos devem conter os resultados alcançados, porcentagem gasta do orçamento, como o dinheiro foi usado, a segmentação usada e insights para futuras estratégias. Além disso, devem ter um olhar bastante analítico, afinal, eles devem realizar a verificação de todos esses dados, ou seja, compreender a razão da presença de cada número presente ali.

Tráfego pago é com a Beatz!

Como você viu ao longo deste artigo, um gestor de tráfego pago tem como objetivo principal maximizar o retorno do investimento em publicidade on-line. Ele deve utilizar estratégias inteligentes para direcionar o tráfego qualificado para o site do cliente, convertendo esses visitantes em leads ou vendas.

De fato, qualquer pessoa pode acessar as plataformas de tráfego pago e implementar anúncios. No entanto, é preciso ter muita experiência e realizar estudos constantes para se tornar um expert na área. Só assim se pode realizar essas atividades de forma consistente e estratégica e de fato obter retornos reais para o investimento do cliente.

Por isso, você deve contar com profissionais altamente qualificados e que entendam muito sobre o assunto! Esse é justamente o perfil da equipe da Beatz. Nosso time tem uma coleção de cases de sucesso no que diz respeito ao marketing digital e, neste caso, mais especificamente em tráfego pago.

Só para você ter um breve exemplo, os gestores de tráfego pago da Beatz conseguiram reduzir em 89,6% o custo por venda nos anúncios de Google Ads da boaonda®. Isso significa uma economia dos recursos para tráfego pago e aumento da lucratividade para o cliente.

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