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Link building de A a Z: todos os termos que você precisa conhecer

palavra link building aparecendo na tela do tablet

Você tem explorado todo o potencial do link building, na estratégia de SEO da sua empresa? Você deve, ao menos, ter ouvido falar dessa ferramenta. Mas, o que queremos dizer é: você precisa aplicá-la o quanto antes.

Apesar dos diversos mitos que rondam essa palavra, sobre sua complexidade, ele merece atenção. Mesmo porque, a conquista de links de qualidade é muito facilitada, através dele.

No entanto, para conseguir um bom resultado, é crucial conhecer essa ferramenta a fundo. Para isso, continue a leitura e conheça o glossário do link build que separamos para você!

O que é link building?

Antes dos termos, vamos entender melhor o que é, de fato, link building.

No geral, essa ferramenta é formada por uma série de técnicas aplicadas, para conquistar links relevantes e qualificados, de outros sites. Isso é feito, portanto, para alavancar a reputação e a autoridade do site, nos mecanismos de busca.

Ou seja, o posicionamento orgânico do seu site sobe, resultando em mais tráfego. Com isso, é possível que esse seja um fator de classificação do Google.

Mesmo porque, ao investir em link building você não deposita valor apenas na quantidade de links trocados. Mas, na qualidade de cada um deles.

Cuidado a ser tomado no link building

A troca de links entre sites deve ser coerente. E essa, é uma das maiores premissas do link building. Mesmo porque, é crucial que você faça essa transação com sites que tenham sentido para a sua marca.

Imagine, por exemplo, que você está desenvolvendo a estratégia de SEO para uma empresa de produtos de limpeza concentrados. Não fará sentido algum trocar links com um portal de esportes, mesmo que este tenha alta autoridade de domínio.

Essa é uma troca sem sentido e que pode, por vezes, ser penalizada pelo Google. E isso refletirá diretamente no posicionamento orgânico do seu site.

Dicionário do link building

Confira agora os principais termos dessa ferramenta.

A

Alt Tags

Essas tags são usadas para descrever as imagens usadas nos textos. Assim, sua principal função é descrever a imagem para usuários com deficiência visual.

Alvo

Trata-se da página que você quer o link, para levar seu usuário até ela.

Análise de competitividade

Muito comum também, como análise competitiva, essa é uma estratégia usada para estudar e, sobretudo, identificar os links usados em links de outros sites. Para tanto, o ideal é montar uma relação de concorrentes e conferir seus conteúdos.

Âncoras de ruído

São palavras-chave que apontam um caminho ao leitor, como “site”, “clique aqui”, entre outros.

Atributos

Trata-se da descrição mais profunda sobre um elemento HTMLs, que são especificados, sempre na tag inicial.

Autoridade de domínio

Essa é a métrica que mostra se o seu site terá uma boa classificação.

B

Backlinks

Conhecido também apenas por links, podem ser os links de entrada e links recebidos. Sendo assim, os backlinks são todos os links aplicados em outros sites e portais, que apontam para o seu site.

Bots

Popularmente chamados de robôs, spiders ou rastreadores, os bots recuperam as informações dos sites.

C

Canônicos

Esse é o elemento que aponta aos mecanismos de pesquisa, quais são as páginas desejadas, para usar como fontes originais. Sua principal função, portanto, é evitar conteúdos duplicados.

Citações

São as informações relevantes da empresa, que indicam aos mecanismos de busca a confiabilidade desse negócio. Sendo assim, usam-se dados como endereço, telefone, razão social, entre outros.

Classe C

Rede ou bloco classe C, trata-se dos endereços IP.

Classificação de domínio

É a métrica desenvolvida para indicar a força do perfil de link do site.

Classificação de URL

Essa é a métrica que aponta a força do perfil backlink do alvo.

Conteúdo

São os vídeos, textos, e-books, infográficos e outros materiais desenvolvidos para serem consumidos pelo leitor. Entenda mais sobre estratégias de conteúdo, clicando aqui.

Conteúdo duplicado

Apesar de ter diversas razões, o conteúdo duplicado pode ser ruim para as métricas do Google. Portanto, é crucial evitar que isso aconteça.

Conteúdo Evergreen

Conteúdo sempre verde, em tradução livre, é aquele que não fica desatualizado com facilidade.

Código fonte ou Source Code

É o código de programação das páginas, que pode ser visualizado no navegador. Mas, nem todos os códigos são vistos dessa maneira.

D

Deep Links

São aqueles links que vão para outras páginas, diferentes da página inicial.

Desindexado

Trata-se dos sites expulsos dos índices dos motores de busca. Isso acontece por diversos motivos, mas, o principal deles é a violação das diretrizes.

Diretrizes do Google Webmaster

São as diretrizes de indexação. Por isso, é crucial conhecê-las e segui-las, para não ser penalizado.

Diretórios

São todos aqueles sites que fazem um catálogo de outros sites. No entanto, mesmo que muitos sejam valorizados, principalmente os locais, alguns são listas de spam que não trazem nenhum resultado.

Disavow

Você tem a opção de negar que alguns links sejam creditados em seu site. Assim, quando você faz isso, acaba pontuando isso ao Google para facilitar. De todo modo, você pode enviar uma lista de negação para a empresa.

Disclaimer

Esse termo é muito comum em diversas áreas. Porém, no link Building, é a notificação sobre a compra de links de uma página. Ou, de conteúdo patrocinado.

Divulgação

Esse é o termo que nomeia os contatos feitos com outros sites, para falar sobre o interesse de trocar links. Esse contato pode ser, sobretudo, por e-mail, telefone ou mídias sociais.

E

Endereços IP

É a identificação do computador, formada por uma série de números.

Esquema de links

Essa é a violação das diretrizes do Google, configurada, por exemplo, pelo uso de links que manipulem o ranking de um site no resultado de pesquisa dos buscadores.

F

Fluxo de confiança

Trata-se da categorização do site.

G

Google Analytics

É a ferramenta gratuita, que oferece todas as informações do seu site.

H

Href

Atributo da tag de âncora, para links que contenham URL.

I

Indexação

Trata-se do rastreamento e catalogação que um mecanismo de busca faz, sobre um site.

Indexação Mobile-First

É a mecânica que o Google usa, para indexar os sites recentemente. Trata-se, portanto, do rastreio e da indexação da versão móvel primeiro. Ou seja, se a sua versão é apenas a do desktop, somente essa versão será indexada.

Infográficos

Esse é um formato muito comum de conteúdo, formado por textos, gráficos e imagens, no mesmo conteúdo.

J

Juice Link

Ele indica o valor de um link. Apesar de não ser um termo querido.

L

Landing Pages

São as páginas criadas, para coletar contato de possíveis clientes. Conhecido, também, como leads.

Limpeza

Essa é uma ação necessária para fazer a eliminação dos links que podem ser ruins, ou até mesmo de spam. Além disso, pode ser o ajuste de qualquer outro problema em relação ao site.

Links de segundo nível

Esses são aqueles links instalados em sites que, de alguma forma, se conectam ao seu.

Links editoriais

São os links doados, sem solicitação prévia.

Links de entrada

São os links que outros sites instalam no conteúdo, que levam até o seu. Esses, são chamados de links de entrada.

Links de imagem

É o link através de uma imagem, que se conecta a outra, seja interna ou externamente. Mesmo porque, nem todas as imagens contêm link.

Links internos

São os links instalados no conteúdo do seu site, que levam para outros sites. Eles são cruciais para navegação e rastreabilidade.

Links não naturais

Refere-se aos links patrocinados, spammys, ou aqueles que compõem um esquema de links para ranqueamento.

Links não seguidos

São aqueles links que recebem a tag rel=nofollow a um link, para indicar que não deve ser contado para o site que ele aponta, pelos mecanismos de busca.

Links quebrados

É, definitivamente, um elo quebrado, que leva para um recurso que não existe.

Links recíprocos

Trata-se dos links trocados. Ou seja, o link A leva para o link B, e vice-versa.

Links de rodapé

Como o próprio nome já diz, são os links presentes no rodapé. Antes, eram considerados spam. Mas hoje em dia, não são mais.

Links seguidos

Esse termo é usado para indicar aos mecanismos de buscas, que creditem os links para os destinos apontados. Assim, eles conseguem uma classificação mais alta.

Links ocultos

Trata-se dos links codificados, para que não fiquem visíveis como links.

Links tóxicos

São aqueles links usados para prejudicar o seu site.

M

Mapas do site/ Sitemaps

Essa ferramenta aponta aos mecanismos de busca, como encontrar todas as suas páginas na rede.

Marketing de Conteúdo

Essa é a estratégia de criar conteúdos, que sejam interessantes para atrair e compor links, depois de compartilhados.

Menção de marca

São todas as menções sobre sua marca, dentro de conteúdos de sites, blogs e mídias sociais, sem a criação de um link.

Modelos

Usado por especialistas, ele apresenta uma amostra que pode ser modificada, para a divulgação de links. Ou seja, é apenas o esboço de algo que é frequentemente aplicado.

O

Off page

Descreve, de forma geral, a prática de SEO fora da página. Mesmo porque, os links são instalados fora do site. Ou seja, não trabalham necessariamente, diretamente com o site.

On page

Ao contrário do off page, são os links do próprio site do SEO. Essa é uma estratégia muito usada, sobretudo, para melhorar a posição nos mecanismos de busca.

Open Rates

É a taxa de abertura de e-mails, disparados para os leads.

Operadores de pesquisa

São as palavras e/ou símbolos usados, para ajudar a conter uma pesquisa.

P

PageRank

Trata-se da métrica do Google, que indica a importância de um site.

Página de links/recursos

São aquelas que apresentam vários links, para que sirvam como um guia de recursos.

Página não encontrada

Muito conhecida por erro 404, são as páginas que não estão no mesmo endereço. Ou, foram excluídas definitivamente.

PBNs

Em português, Rede Privada de Blogs, são as redes compostas por sites.

Penalidade Manual

Essa penalidade é, sobretudo, diferente de um problema com algoritmos. Portanto, é passível de ser corrigida quando o Google envia a notificação de forma manual. Quando isso acontece, o ideal é fazer o reparo e solicitar uma nova consideração para o Google.

Posts de convidados

Trata-se dos artigos redigidos por criadores que não costumam escrever para o site em que são postados. No entanto, a alta frequência de postagens de hóspedes, com âncoras ricas, é considerada como violação pelas diretrizes de link building do Google.

Posts patrocinados

Como o próprio nome sugere, são os posts publicados mediante pagamento.

R

Robots.txt

É um arquivo de texto, que instrui os mecanismos de busca. Usado, na maioria das vezes, para bloquear os rastreadores de áreas específicas.

S

SERPs

Ao pesquisar por algum termo nos mecanismos de busca, aparece uma página com os resultados. SERP é o nome dado a essas páginas.

Spam

São todas as coisas online, que se destacam por serem indesejadas ou não solicitadas.

T

Taxas abertas

Trata-se do número que de leads que recebem e abrem seus e-mails.

Taxas de clique/CTR

É a métrica que indica, sobretudo, a quantidade de pessoas que clicam em um link, comparado a quantas vezes seu site é mostrado em algum lugar.

Taxa de conversão

Ela mede a quantidade de usuários dentro da página, que concluem um objetivo específico e desejado. Por exemplo, o preenchimento de um formulário, a compra de um produto, entre outros.

Textos de âncora

Trata-se dos textos contidos em um elemento âncora, junto com as palavras-chave clicadas para levar, então, a uma página de destino.

Tráfego

Aponta o volume de visitantes de um site, ou página específica.

U

URLs

É um endereço de web.

V

Velocidade

Trata-se, da velocidade de crescimento dos elos construídos.

W

Widget

São os bits de códigos incorporados nas páginas. Na maioria das vezes, são projetados para oferecer links de volta à página.

E então, gostou de conhecer o dicionário do link building? Sendo assim, continue em nosso blog, para conhecer mais conteúdos. Sobretudo, ao que se refere a marketing digital e suas estratégias!

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