Marketing digital para TI: descubra como o Inbound pode aumentar seus leads

Atraia mais pessoas para seu site e conquiste novos clientes.

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Com o novo mercado, a forma de vender foi inovada e o marketing digital para TI passou a ser um assunto em alta. Com ele, novas ferramentas foram criadas a fim de auxiliar as empresas em seu relacionamento com o público. E, assim, transformar mais pessoas em clientes e vender seus produtos e serviços.

E, o Inbound Marketing é uma vertente do Marketing Digital, que conta com certas estratégias de atração para alcançar maiores resultados em suas vendas.

Sendo assim, no texto de hoje, vou te contar mais sobre essa tendência. Vamos lá?

O que é Inbound Marketing?

Antes de tudo, vou te explicar o que é o Inbound Marketing. Ele é o famoso marketing de atração onde quem é atraído, no caso, são os seus clientes. Ou seja, as pessoas que vão até a sua empresa, e não ao contrário.

Sendo assim, o marketing digital para TI utiliza SEO, conteúdo e técnicas de mídia social para engajar um público-alvo relevante.

Nessa estratégia, as empresas pretendem entender as necessidades dos consumidores, como: qual serviço de TI comprar para ajudá-los e, assim, retê-los. Dentro dessas ações, conteúdos produzidos e distribuídos como posts em seu blog. Assim, o material é adaptado aos interesses do público para atrair tráfego e utilizar estratégias de conversão.

Como resultado, os usuários interessados ​​em serviços de TI são, particularmente, atraídos pelo conteúdo do blog da empresa, aprendem mais sobre esse assunto e se tornam clientes. O Inbound começa com uma pesquisa em um buscador, realizada por um usuário, que é influenciado pelo conteúdo ali encontrado de acordo com suas necessidades e dores.

Dessa forma, uma das principais estratégias do Inbound Marketing é o marketing de conteúdo, para conhecer os interesses do seu público-alvo e atraí-los. Essa técnica cria confiança no usuário, aproximando o relacionamento e tornando-o um cliente em potencial.

Essas ações podem ser medidas para entender a taxa de visualização de página, a taxa de conversão e o alcance de uma certa campanha, por exemplo. Em poucas palavras, o Inbound como estratégia de Marketing Digital para TI, está focado em conquistar os clientes certos, para que eles encontrem o seu negócio por meio de seu conteúdo.

Quais são as etapas do Inbound Marketing?

Bom, agora que você já sabe o que é o Inbound Marketing, vou te explicar melhor, quais são as etapas dessa estratégia. Confira:

O processo de vendas passa por 5 etapas, são elas:

  • Atrair;
  • Converter;
  • Relacionar;
  • Vender;
  • Analisar.

Conheça um pouco mais sobre cada uma:

1 – Atrair

Nesta primeira etapa, o Inbound Marketing é, simplesmente, direcionar o público-alvo para seus canais digitais usando o conteúdo.

Os consumidores em potencial pesquisam tópicos por conta própria e estão interessados ​​no conteúdo que encontram e acessam no site de sua escolha.

Então, a estratégia aqui é produzir conteúdo relevante para atrair o público certo que vai se engajar com sua marca e estar mais inclinado a consumir o seu serviço ou produto.

2 – Converter

Nessa etapa, o objetivo é converter um visitante em um lead. Ou seja, um cliente em potencial que passou todas as suas informações para a empresa, através de um formulário preenchido.

Em troca desses dados, você pode oferecer algum bônus como, por exemplo, “as vantagens de contratar um serviço de TI”. Estratégias que vão deixar o público interessado e passar suas informações para a empresa.

3 – Relacionar

É muito importante manter um bom relacionamento com seus clientes em potencial, para que eles possam avançar as etapas do processo e chegar até a compra.

4 – Vender

Após manter um bom relacionamento, através de conteúdos relevantes, com todos os seus leads, é preciso analisar quais estão prontos para realizar a compra com a sua empresa. Ou seja, aqueles que estão propícios para uma abordagem de venda.

Além da venda em si, você pode, nessa etapa, utilizar estratégias para fidelizar esse cliente. Assim, essa pessoa pode continuar interessada em suas soluções de TI, pois, nessa fase ela já está pronta para consumir.

5 – Analisar

Precisam de análise, todas as etapas anteriores, para que você possa mensurar os resultados.

É possível acompanhar todas as interações do público nas páginas do seu site, para que você possa detectar se está obtendo bons resultados e se sua campanha está tendo sucesso.

Se os resultados não forem bons, a fase de análise é muito importante para entender qual etapa da estratégia precisa mudar para haver uma melhora no resultado final.

Para isso, há ferramentas que medem seus resultados e algumas disponíveis sem custos pelo próprio Google.

Quais são os benefícios do Marketing Digital para TI?

Agora que você conseguiu entender o processo de Inbound Marketing, vou te mostrar alguns benefícios:

Atração do público certo

No Inbound Marketing, você pode se comunicar com o público certo, utilizando as palavras-chave e técnicas de SEO, ranqueando nos buscadores, como o Google, assim, sua página aparece no topo das buscas.

Por exemplo, o conteúdo publicado sobre serviços de TI é uma forma de atrair visitantes com interesse na área.

Dessa forma, as chances de receber leads são maiores, pois, a conquista de público vai de um local para outro, criando um relacionamento próximo entre a empresa e o cliente.

Visibilidade da Marca

Ao estar presente na internet e fornecer conteúdo relevante ao seu público, você aumenta a visibilidade da sua marca.

A sua empresa é mais conhecida, as pessoas partilham o seu conteúdo e, assim, transforma-se numa rede interativa onde é feito o acesso ao seu site. E, com tudo isto, a empresa tem mais força para combater a concorrência.

Alinhamento entre vendas e marketing

Com o Inbound Marketing, você pode construir certas estratégias que deixam todos os seus leads em um estágio acionável da abordagem de vendas.

Como a jornada do cliente começa diretamente no ponto de atração, ou seja, pula algumas das etapas anteriores do processo de compra, os leads são transformados em consumidores em pouco tempo e em poucos passos.

Esse tempo é reduzido com conteúdos focados em diferentes etapas do funil de vendas, o que também leva a mais compras de seus serviços ou produtos.

Redução do CAC e aumento do ROI

Você pode reduzir o CAC (Custo de Aquisição do Cliente) graças às soluções mais baratas de Inbound Marketing em relação ao marketing tradicional.

A Estratégia de Inbound Marketing tem como foco a produção de conteúdo que possa sofrer atualizações e ser sempre compartilhado, pois não tem prazo de validade.

Assim, ao invés de fazer campanhas off-line como anúncios de rádio e TV de alto custo, ao utilizar ferramentas de marketing digital, esses custos de comunicação pública foram, significativamente, reduzidos.

Com isso, o ROI (Retorno do Investimento) aumenta. Já que as ações mais baratas apresentam retornos de médio e longo prazo que afetarão no crescimento do seu negócio em um curto período de tempo.

Mensuração de resultados

O Marketing Digital oferece ferramentas de medição de dados mais eficientes e precisas para seus resultados.

Usar uma estratégia de Inbound Marketing em seu negócio, facilita a análise dos dados de sua campanha. Você pode monitorar o tráfego do seu site em tempo real, medindo os resultados dos posts nas redes sociais, como compartilhamento de links, entre outros.

Medindo os resultados, você pode ver quais das suas estratégias redefinir para obter melhores resultados. O bom é que com estratégias direcionadas, você sempre pode modificá-las para atingir seus objetivos.

Bom, por hoje, vamos ficar por aqui. Espero que tenha curtido esse conteúdo sobre Marketing Digital para TI. Para saber mais sobre esse e outros temas, não deixe de acompanhar o nosso blog.

Até mais!

Autor: Gabriel Lourencini

21 anos, estudante de Relações Públicas e apaixonado pelo conhecimento. Redator especialista em Conteúdos Web, Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing e Outbound Marketing & Sales.

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