7 dicas para aumentar o seu tráfego orgânico com e-mails

Entenda como utilizar o e-mail marketing para conquistar posições melhores nas plataformas de pesquisa

Eu imagino que você veja o e-mail marketing como uma ferramenta essencial para a sua empresa, mas, você sabe por qual razão ele deve ser aplicado em suas estratégias?

O uso de e-mails para estreitar o relacionamento com o seu cliente é a melhor forma de conectar, diretamente, a sua empresa ao seu público. Além disso, essa ferramenta apresenta grandes oportunidades de sucesso, considerando que, cerca de 53% da população mundial a utiliza ela em seu cotidiano.

De fato, os resultados obtidos com o investimento em comunicação direta com o seu cliente, é parte fundamental do processo de nutrição dos seus leads. Mas, além de estabelecer um relacionamento com eles, você sabia que é possível aumentar suas taxas de tráfego orgânico utilizando essa ferramenta?

Isso mesmo! É por isso que separei as 7 principais dicas para você conquistar cada vez mais visitantes no seu site, através da utilização de e-mails eficazes. Assim, aumentando ainda mais o seu ranking nas páginas do Google.

Quer saber mais sobre isso? Acompanhe o texto e tire todas as suas dúvidas!

A importância dos e-mails na sua estratégia de marketing

De acordo com estudos, através do uso de e-mails eficientes, é possível obter um retorno de US$ 36,00 para cada dólar investido. Por isso, otimizar essa ferramenta é algo essencial para o sucesso do seu negócio.

Como vimos anteriormente, o e-mail marketing é um método muito importante para estreitar a comunicação entre a sua empresa e os seus leads. Além disso, através deles, é possível direcionar o seu leitor para aquilo que você quer que ele veja.

Para os profissionais de marketing, isso significa uma coisa: direcionar o destinatário para o seu site, assim, abrindo um leque de possibilidades, seja para obter mais informações, apresentar um produto ou realizar alguma outra ação.

Em outras palavras, aumentar o tráfego orgânico dos seus canais de comunicação, é a principal vantagem do investimento em e-mails.

Como aumentar o tráfego orgânico com e-mails?

Você deve estar se perguntando: “mas como isso é possível? Como um e-mail pode afetar o SEO?”.

Eu tenho a resposta para você!

Uma parte fundamental da otimização de mecanismos de pesquisa são os recursos aplicados fora da página, incluindo divulgação em mídia social e backlinks.

O tráfego orgânico de alta qualidade pode interferir, de forma positiva, na classificação do seu site pelo Google e, também, por outros mecanismos de pesquisa.

A melhor forma de fazer com que isso aconteça, é através de e-mails de qualidade e eficientes. Mas, agora chegamos a pergunta mais importante deste texto:

Como usar o e-mail marketing para direcionar o tráfego orgânico?

Como eu falei lá no começo, eu separei 7 dicas essenciais para aumentar a chance de conquistar cada vez mais sucesso com os seus e-mails. Chegou a hora de aprender quais passos devem ser seguidos para isso. Continue a leitura e confira todos os detalhes!

1. Alvo com precisão

Segmentar os destinatários dos seus e-mails, é fundamental para a reduzir a taxa de rejeição do seu site, ou seja, garantir que, quem esteja acessando, interaja com algum dos seus conteúdos.

É importante ressaltar que, quando falamos de “taxa de rejeição”, a mais interessante para a discussão é em relação ao seu site. Isso porque, contabilizar os dados de não entrega dos e-mails pode se tornar irrelevante nas suas métricas, considerando que o servidor do seu destinatário pode ter retornado o e-mail.

Com isso em mente, seus e-mails devem ir para aqueles que estão realmente interessados no seu produto/serviço. Assim, garantindo que você tenha acessos de qualidade para subir de posição nas plataformas de pesquisa.

Desse modo, através da permanência dos visitantes por mais tempo no seu site e interação com os conteúdos, o Google passa a reconhecer a autoridade do seu site e aumenta a sua classificação.

2. Entenda a intenção do seu usuário

Aprender quais são os padrões de consumo de conteúdo do seu usuário, é muito importante para a melhoria dos seus e-mails. Por isso, é preciso analisar nos materiais feitos, aquilo que gerou mais resultado e o que não ofereceu boas métricas.

Assim, adaptar o seu conteúdo para os usuários do seu site torna-se cada vez mais fácil. Desse modo, além de segmentar a lista de contatos, você consegue direcionar ainda mais o seu conteúdo.

Você conhece as 3 principais intenções de usuários? Acompanhe a leitura e descubra como definir o material correto para aumentar o seu tráfego orgânico!

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Navegacional

É possível observar intenções como essa, quando um usuário está tentando chegar a um determinado site, página ou conteúdo.

Informacional

Aqui, você pode encontrar os visitantes que estão procurando por algo. Em geral, alguma informação que você pode oferecer.

Transacional

Já nas intenções transacionais, estão os usuários prontos para fechar uma compra ou realizar outra ação online.

Entendendo em qual etapa se encontra o seu público, torna-se mais fácil direcionar os assuntos e mensagens do seu e-mail. Assim, aumentando a taxa de sucesso com a sua estratégia de marketing para crescer seu tráfego orgânico.

Ao oferecer conteúdo que se adapte ao seu usuário, você reduz a chance de atrair visitantes não qualificados para o seu site.

3. Use Newsletters com conteúdo exclusivo

O uso de textos que demonstrem a autoridade da sua marca e relevância em determinado assunto, é a melhor forma de direcionar o destinatário para o seu site.

Por isso, mostre ao seu público o valor da sua empresa e estabeleça uma reputação como líder de pensamento na área, enviando um e-mail semanal ou mensal com informações relevantes.

Se você tem um blog da empresa, por exemplo, esta é uma ótima fonte que você pode explorar para obter conteúdo que seu público não encontrará em nenhum outro lugar.

Dessa forma, fazendo com que o seu usuário se torne um visitante qualificado, permanecendo por mais tempo no seu site e aumentando as chances do Google vê-lo como um bom recurso.

4. Integre e-mail e mídia social

Por si só, e-mails e mídias sociais são excelentes ferramentas de marketing. Mas, quando combinadas podem oferecer ainda mais vantagens para o aumento de tráfego orgânico do seu site.

Por isso, mesclar interações entre as ferramentas é uma boa estratégia para a sua marca. Desse modo, invista em posts que induzam o seu seguidor a se inscrever na sua lista de e-mails. E coloque em seus e-mails, botões de compartilhamento em redes sociais, por exemplo.

Afinal, compartilhar conteúdos como esse pode direcionar pesquisas e, principalmente, tráfego orgânico para o seu site.

5. Personalize o conteúdo do seu e-mail

Como profissional de marketing, você provavelmente já sabe: que e-mails personalizados têm melhores taxas de abertura e cliques. Por isso, voltamos a um ponto já discutido nesse artigo: a segmentação.

Escolher os destinatários do seu e-mail e direcionar o conteúdo para ele, é essencial para conquistar visitantes de qualidade. Isso se potencializa quando você personaliza os seus textos para aquela pessoa em específico.

Por isso, envie conteúdos utilizando o nome do destinatário e divida sua lista de contatos de modo a ser mais assertivo em seus envios, criando conteúdos que se encaixem no cotidiano daquela pessoa.

6. Faça testes A/B com palavras-chave de SEO

Um dos recursos mais importantes para determinar o sucesso do seu e-mail é o uso de testes A/B, isso também se aplica às suas páginas de destino e outros conteúdos.

Para isso, é preciso experimentar diferentes versões de e-mails usando palavras-chave de SEO para determinar quais obtêm os melhores resultados para a sua campanha.

Por isso, tente colocar os termos de pesquisa mais populares da sua marca nas linhas de assunto, texto de visualização e texto do corpo do seu e-mail.

Outro ponto, é que você pode aplicar esse recurso de forma inversa, reunindo as palavras-chave que deram certo e geraram resultados nos seus e-mails, e incluindo elas nos demais conteúdos que você produz.

7. Peça avaliações

É de conhecimento geral que grande parte dos consumidores analisa as avaliações feitas por clientes de uma empresa que estão pesquisando. Além disso, esse recurso entrega muito mais legitimidade às suas afirmações.

Pensando nisso, simplesmente contar ao público que o seu produto/serviço é o melhor, pode não ser suficiente.

Por isso, peça avaliações para os seus clientes e aproveite. Pois, o uso de e-mail para esse tipo de solicitação é ideal.

Se você estiver fazendo marketing por e-mail para uma empresa local, por exemplo, as avaliações afetarão, e muito, sua classificação nos resultados de pesquisa locais.

Eu espero que você aproveite muito as dicas deste artigo e aumente suas taxas de tráfego orgânico através dessa ferramenta tão importante.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado e ver mais dicas como essa? Acompanhe nosso blog e tire todas as suas dúvidas.

Até a próxima!

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