
Por meio de um conjunto de estratégias de marketing digital, a técnica de Inbound Marketing consiste em atrair clientes em potencial.
Inbound Marketing, assim como Marketing de Atração, é uma metodologia que tem como objetivo, aumentar o alcance e a visibilidade da marca. Ao guiá-los até o momento da compra, isso é chamado de jornada do cliente.
Além disso, esta estratégia também gera mais tráfego e leads melhor qualificados, juntamente com a redução do custo de aquisição de clientes (CAC), geração de ROI (return of investment) mais alto, criar autoridade de marca, ao mesmo tempo gerar sentimento de reciprocidade e dessa forma aumentar vendas.
De acordo com pesquisas de benchmark, apenas 3% de seus clientes estão no momento da compra, ou seja, não vale a pena, contar apenas com a estratégia de anúncios diretos.
O que fazer com os outros 97%? Oferecer a eles, conteúdo que os ajude a resolver problemas em suas áreas de atuação. Isso é Inbound Marketing, estratégias focadas em suas personas, que através de conteúdo amparado por ferramentas tecnológicas, fazem você atingir seus objetivos de marketing com mais inteligência e assertividade.
Origem do Inbound Marketing
O Inbound Marketing teve origem em 2006, através da fundação da HubSpot, empresa norte-americana de softwares para automação de marketing, CRM e vendas, fundada por Brian Halligan e Dharmesh Shah.
Houve muita movimentação na Internet e a forma de comprar estava mudando drasticamente. Ninguém mais frequentava uma loja decidido a comprar algo sem antes fazer uma pesquisa online.
Brian Halligan observou que diversas startups estavam falhando no processo de vendas porque usavam técnicas ultrapassada. E, também, que não conseguiam atingir o público certo, como listas de e-mails compradas e anúncios que interrompiam as pessoas.
Era preciso pensar em novas táticas para alcançar o público certo e crescer em vendas.
Anúncios para públicos generalizados, propagandas de TV e rádio, banners em sites e outras formas de divulgação que interrompiam uma ação, já não eram muito eficazes. Por isso, os fundadores da HubSpot criaram o marketing de atração, que faz com que o público chegue até um produto de forma ativa.
Sendo assim, diversas empresas cresceram em faturamento apostando na estratégia de produção e compartilhamento de conteúdo.
Hoje, muitas empresas adotaram o Inbound Marketing, sobretudo, por acreditar que aquilo que é bom para os resultados de uma organização, também é bom para os seus clientes.

O Inbound Marketing serve para qualquer tipo de negócio?
A resposta é sim. Antes de mais nada, ao oferecer conteúdo que ajuda seu cliente a resolver os problemas, você está criando reciprocidade e intuitivamente está construindo um bom relacionamento com alguém que tem potencial de comprar seus produtos ou serviços.
Com este processo, você começa a educar seu mercado e, do mesmo modo, se colocando com referência antes de vender.
O método de primeiro ajudar e depois fazer uma oferta comercial é extremamente recomendável para negócios de qualquer segmento ou qualquer tamanho, seja como for, de grandes multinacionais até pequenos varejos.
Portanto, sua empresa pode se destacar no mercado através do Inbound Marketing.
Como funciona o projeto de Inbound Marketing da Beatz?
Nosso projeto funciona através de um planejamento estratégico focado em 5 pilares. São eles:
- Atração: Gerar tráfego, ou seja, em outras palavras, tem o objetivo de levar mais pessoas para seu blog ou seu site;
- Conversão: Tem o objetivo de trocar materiais ricos, conteúdos mais densos pelos dados do cliente. Quando você oferece um conteúdo que vai ajudá-lo em seu dia a dia, imediatamente ele passa a ter uma percepção positiva de sua marca;
- Relacionamento: Tem o objetivo de criar um vínculo com o lead e conduzi-lo para a compra. Em outras palavras, esse é o momento de cortejar o contato para criar uma confiança em sua marca;
- Compra: Aqui, o departamento de vendas do cliente converte o lead em cliente;
- Retenção ou Pós-vendas: Nesse momento, vamos criar uma ótima experiência de compra para que o cliente se torne fã, indique e continue consumindo produtos ou serviços da sua marca.
Fases do projeto:
1) Implantação
Todos os processos que precisam ser realizados na fase de kick-off e que são necessários para fazer a máquina rodar.
2) Ciclos
Todos os processos das demais fases que precisam ser realizados de forma contínua.
Sendo assim, o Inbound Marketing é uma estratégia conhecida como marketing de atração ou entrada pois a estratégia explora uma abordagem capaz de fazer o público chegar ao seu negócio de forma livre.
Lembre-se…
O mercado está evoluindo, e a sua empresa não pode ficar para trás, então, você precisa botar a mão na massa para isso não rolar.
O momento é de atrair aqueles que realmente estão interessados em comprar. O Inbound marketing é uma realidade na qual vale muito a pena se adequar.
Que tal começar essa estratégia em sua empresa? A Beatz te ajuda a integrar seus negócios com o Inbound marketing. Entre em contato com a gente!