Aprenda a estruturar um Blog Profissional e transformar ele em uma ferramenta para seu negócio

Criar um blog para seu produto ou serviço permite que seus negócios tenham uma maior visibilidade e alcance de pessoas. Aprenda como fazer!

Passo a passo de como começar um blog profissional, impulsionar estratégias e gerar tráfego nos seus negócios!

Alimentar um blog com conteúdo relevante e de qualidade é uma das maneiras mais eficientes de gerar tráfego, garantir que seu site seja conhecido e ainda é a forma mais simples e prática de compartilhar seu conhecimento com outras pessoas. No entanto, começar um blog do zero, é um grande desafio para muitos interessados no assunto.

Deseja aprender como construir seu blog de uma maneira simples e rápida? Acompanhe a leitura a seguir e veja como é fácil!

Escolha um tema/assunto relevante

Escolher assuntos pelos quais você tenha interesse, afinidade e, principalmente, que dialoguem com o produto ou serviço que esteja oferecendo é fundamental para ter um blog de sucesso.

Se você vende algum produto, seu objeto é gerar renda através do blog. Sendo assim, é muito importante que seus posts eduquem sua audiência sobre o produto que vende. Portanto, seu blog deve ensinar coisas interessantes que atraiam a atenção de seus leitores. Invista em assuntos relevantes e valiosos que tenham relação com os produtos que vende.

Não Produza Conteúdo Sem Antes Criar uma Persona

Escolha um nome atraente para seu blog

Para que as pessoas se adaptem rapidamente com seu blog, e ele se torne conhecido, é importante que o nome faça uma associação imediata com o assunto principal.

Ele também deve ser simples e fácil de escrever. Desse modo, os usuários terão facilidade tanto para encontrar seu blog, como para indicá-lo para outras pessoas. 

Sendo assim, outro ponto de atenção importante é evitar nomes genéricos. A alta concorrência faz com que seja difícil os encontrar em sites de busca.

O ideal é encontrar o equilíbrio entre um nome simples e que, ao mesmo tempo, deixe claro sobre o que é o seu conteúdo.

Compre um domínio

Para ter um blog profissional, é essencial ter seu domínio próprio. Sendo assim, será necessário registrá-lo para garantir que outras pessoas não possam utilizá-lo.

Pesquise no site registro.br, para saber se esse domínio já está sendo utilizado. Esta ferramenta só vale para domínios “.com.br”. Portanto, caso tenha interesse em outro domínio com o final “.com” ou “.net”, existem outras opções de consultas que podem ser utilizadas.

Portanto, acompanhe o procedimento de registro com o final “.br”, que é o mais utilizado pelos criadores de blog:

Passo a passo de registro com final “.br”

  1. Acesse o site: registro.br
  2.  Na página principal, selecione a opção Registrar
  3. Pesquise pelo nome do domínio escolhido para verificar a disponibilidade dele; 
  4. Preencha seu CPF ou CNPJ;
  5. Em seguida, preencha os dados do administrador do domínio;
  6. Concorde com os termos de uso;
  7. Você receberá um e-mail para confirmar e prosseguir com seu cadastro;  
  8. Escolha seu plano e insira os dados de pagamento. 

Escolha entre serviço gratuito ou servidor de hospedagem

O servidor de hospedagem é a empresa que colocará seu blog no ar, com todas as páginas e funcionalidades que ele precisa. Dessa forma, ferramentas como HostGator ou King Host, são as mais indicadas por serem seguras e fáceis de gerenciar.

Portanto, caso não tenha dinheiro para investir em um servidor, é possível criar um blog sem contratar o servidor, usando plataformas gratuitas como o WordPress, blogger ou tumbler. No entanto, o investimento em serviços pagos garante uma maior segurança, recursos e estabilidade para seu site.

Homem relaxado enquanto olhar para o seu notebook em um escritório.

O WordPress é a melhor opção para meu blog?

Se optou para o seu blog um servidor de hospedagem, chegou a hora de escolher o software que o fará funcionar. Dessa forma, este software é conhecido como CMS (Content System Management ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo). 

Sendo assim, esse programa permitirá modificar a aparência de seu blog, criar páginas, links e inserir imagens, para tornar aquele conteúdo mais atrativo para os usuários.

Além de ser simples e fácil de navegar, o WordPress oferece várias opções de temas e plugins, que fazem dele a melhor opção para qualquer tipo de blog. Por volta de 28% de todos os sites utilizam este serviço, então vale a pena utilizar esta ferramenta.

Instale o WordPress

Para instalar o WordPress, é necessário ter um servidor web com suporte à linguagem PHP e um banco de dados MySQL.

A maioria dos servidores apresentam a opção de “one click install” do WordPress. No entanto, caso o procedimento não dê certo, você também pode instalar o CMS manualmente.

Instalação manual

Se você não tem a função “one click install” no seu servidor, não tem problema, o WordPress possui um jeito muito fácil de instalar.

Baixe a última versão do WordPress

Você vai receber um arquivo zip, e precisa descompactá-lo em uma pasta qualquer do seu computador.

Crie um banco de dados para o blog

Se o seu servidor usa cPanel, você pode dispor do MySQL Database Wizard. Portanto, basta clicar em “create a database”, depois em “create database users” e em “add user to database”. Anote sempre os valores que você preencheu lá, para consultar depois.

Faça o upload dos arquivos

Suba os arquivos dentro do “zip” do passo um para o diretório onde seu blog vai funcionar. A maneira mais prática é usando um cliente FTP.

Instale o WordPress em seu blog

Com os arquivos e banco de dados configurados, basta ir ao endereço do install.php.

Finalizado! 

Quando o setup terminar de rodar, você será recebido por uma tela de “bem-vindo”, onde vai preencher o título do blog, usuário, senha e email. Feito isto, você será direcionado ao dashboard.

Customize o blog

Após acessar a área de administrador de seu blog, é possível fazer qualquer mudança para personalizá-lo. Assim sendo, o WordPress tem um acervo de temas gratuitos, e eles podem ser instalados facilmente.

Portanto, para mudar o tema do blog, basta clicar no botão “aparência”, no menu à esquerda de sua página. 

Fique atento para escolher um tema que conecte com sua marca ou com o assunto que você pretende abordar no blog.

Se você não se adequar a nenhuma das opções oferecidas pelo WordPress, pode instalar seu próprio tema.  Basta clicar no botão “aparência” e em seguida, “adicionar novo”

Faça seu primeiro post no blog!

A próxima etapa é criar seu primeiro post. No menu “Posts” selecione “Add new” ou “adicionar novo”.

Confira a seguir, algumas áreas e funcionalidades para a postagem no WordPress:

Título

Nessa área, você colocará o título de seu post. Portanto, preste muita atenção na escolha do título para chamar a atenção do leitor, despertar sua curiosidade e garantir que ele tenha interesse no conteúdo que será abordado.

Cuidado ao escolher títulos longos demais e opte sempre por palavras claras e de fácil compreensão pelo leitor.

Área de conteúdo 

O box maior tem como finalidade a estrutura de seu texto.

Você pode escrever diretamente nessa área ou colar o texto de algum arquivo externo, como Word e Google Docs.

Assim, procure evitar blocos de texto muito longos. O ideal é que cada parágrafo tenha no máximo 4 linhas.

Dessa forma, o texto fica mais simples e esteticamente mais agradável.

Adicionar mídia em seu blog

Este campo possui o intuito de adicionar fotos, gráficos ou vídeos em seu texto. 

Portanto, selecione o botão “add media” e escolha uma imagem de seu banco de dados ou faça um upload direto do computador. 

Parágrafo

Neste campo você selecionará a formatação do texto.

O uso dos cabeçalhos possibilita a construção de hierarquia de informação dentro do post, fundamental para fazer com que o leitor tenha interesse ao explorar o conteúdo do texto.

Atente-se ao SEO de seu blog

Dessa forma, para seu blog ter visibilidade e ser cada vez mais conhecido, ele precisa estar nos primeiros lugares da busca!

Dessa forma, instalando o plugin de Yoast SEO, será mais fácil de otimizar seu texto e garantir que seu conteúdo tenha uma boa posição. 

Através desse plug-in, você pode selecionar uma palavra-chave para seu conteúdo, editar a forma como ele aparece nos motores de busca, escrever uma meta-descrição, melhorar a legibilidade, entre outras funções importantes. 

O próprio plugin faz uma análise automática de seu texto para saber se ele está de acordo com as melhores práticas de SEO, e entrega um relatório especificando onde precisa ser melhorado para a otimização do texto.  

Publicar 

Depois de seguir todas as dicas acima, basta selecionar o botão “publicar” e está feita sua primeira postagem!

O WordPress dá a opção de salvar rascunho. Dessa forma, clique em “preview changes” e confira se o post está estruturado de acordo com sua preferência.

Através desse passo a passo, é possível criar um blog que permita a visibilidade de seus produtos e serviços, além de impulsionar sua marca no mercado profissional! O blog é um ótimo investimento para seus negócios, portanto, comece a planejar a estrutura de seu site o quanto antes.

Aqui na Beatz oferecemos todo o apoio para a criação de sites, blogs e conteúdo para postagens. Entre em contato com a gente!

Posts relacionados

marketing-de-conteúdo-para-atrair-leads

Marketing de Conteúdo: o que é e como atrair novos clientes com esse foco

Entenda como o Marketing de Conteúdo pode ajudar a sua empresa a atrair novos...
atraia-mais-leads-com-email-marketing

E-mail Marketing: como trazer leads mais assertivos e qualificados

O E-mail Marketing é, de fato, uma das melhores estratégias realizadas por quem deseja manter contato direto com seus clientes. Além de nutrir seu...
o-que-é-marketing-4.0

O que é o Marketing 4.0 e como ele pode gerar mais fidelização e confiança ao cliente.

O Marketing 4.0 é a nova realidade a ser implementada em nosso dia a dia. Ele veio para tornar mais profundo e assertivo o relacionamento entre empresa e...

Pronto para melhorar seu Marketing Digital? Então,
vamos bater um papo

Fale com um consultor
Vamos bater um papo sobre marketing digital?