Como fazer marketing digital para indústria?

Descubra como é possível fazer marketing digital para indústria. Conheça estratégias e conteúdos disponíveis para empresas do segmento industrial.

Veja como investir em estratégias e conseguir bons resultados

É inegável que, hoje em dia, ouvimos falar muito sobre as vantagens que o marketing digital para indústria proporciona. No entanto, conseguir bons resultados em algumas áreas geram dúvidas para várias pessoas.

Mas, pensar dessa forma é um grande erro, pois uma boa estratégia é capaz de mudar a comunicação e a imagem de um negócio, seja qual for seu setor. Por isso, hoje queremos falar sobre o marketing digital para indústria e mostrar como ele pode fazer a diferença nas empresas dessa área.

As chances do marketing digital alcançaram as empresas industriais e se mostram cada dia mais capazes de traçar estratégias eficazes para esse setor. Sendo assim, o poder de planejar, divulgar produtos e atrair cada vez mais clientes, se tornou um diferencial para ter uma visão maior da área.

De acordo com uma pesquisa recente da McKinsey, empresa americana de consultoria empresarial, as empresas que investem em redes sociais crescem até 18% em seu faturamento

Por isso, é importante afirmar que, se as metas de uma indústria envolvem aumento nas vendas, considerar o marketing digital é uma opção precisa para o negócio. Pois, dentro do cenário atual, as empresas estão atingindo resultados incríveis e elevando seus índices de venda e Retorno sobre Investimento (ROI) com a ajuda desses meios.

Indústrias Também Precisam de Marketing Digital [saiba por onde começar]

Estratégia

Sem dúvida, uma das questões principais do marketing digital para indústria é ter total conhecimento de seus produtos e serviços. Afinal, é a partir desses dados que estratégias surgirão.

Primeiramente, entre os passos mais importantes está a definição do objetivo da empresa e de seu público-alvo, chamado de persona. No entanto, para essa definição, é preciso responder algumas perguntas como:

  • Quem é seu potencial cliente e quais suas características físicas e psicológicas?
  • Quais atividades ele realiza, pessoal e profissional?
  • Qual o seu nível de instrução e quais seus desafios, objetivos e obstáculos?
  • Qual o seu estilo de vida?
  • Que tipo de informação ele consome e quais os veículos e meios de comunicação que ele acessa?
  • Que tipo de tema sobre o seu setor ele se interessaria?

Depois que o perfil do cliente estiver definido, é importante decidir o que será trabalhado nas campanhas digitais para que seja um conteúdo interessante e com relação aos temas do segmento. Na área industrial, é muito importante ter um perfil informativo e esclarecedor. Por isso, é essencial focar em expor as seguintes questões:

  • O que a empresa faz e qual a sua história;
  • Lista de produtos ou loja online;
  • Onde e como comprar;
  • Informações sobre revenda;
  • Blog com matérias ligadas aos produtos;
  • Contato e formulários.

Otimização do site

Hoje em dia, 70,5% dos brasileiros tem acesso à internet em casa. Desses, 69% têm um celular e também acessam sites e aplicativos em outros locais. De fato, esse número tão relevante mostra internautas interessados em conteúdos e oportunidades. Mas, para identificar clientes e atraí-los, não basta, apenas, estar na internet. É importante estar da maneira certa.

Desse modo, um dos meios é a otimização, feita com as técnicas de Search Engine Optimization (SEO). Essa é uma das principais ações para que o site tenha reconhecimento. Além disso, também será eficiente em recursos de busca como o Google, por exemplo.

Um site bem posicionado, tem maior visibilidade e pode aumentar as chances de conseguir leads e converter vendas. Isso pode fazer a diferença no negócio.

Portanto, ele garante um alcance maior em relação as empresas que não estão nas primeiras páginas de pesquisa. Para isso, é essencial produzir conteúdo relevantes e com técnicas como as palavras-chave, que devem se encaixar ao segmento industrial e definir qual o seu objetivo.

Da mesma forma, a produção de conteúdo também é uma das principais técnicas do marketing digital para indústria e é usada por cerca de 93% dos profissionais de marketing. Ela visa atrair, encantar e fazer a conversão através de conteúdos segmentados e integrados aos meios de comunicação.

No entanto, para realizar um conteúdo interessante, é importante conhecer o seu público-alvo, suas preferências, dúvidas e seus problemas. Com isso, você oferece soluções que podem ser expostas em sites, blogs, infográficos e e-books.

marketing digital para indústria

Redes Sociais

Além de contar com um site, a indústria precisa focar, também, nas principais redes sociais como Facebook, Instagram e LinkedIn. Afinal, esses canais são perfeitos para manter engajamento e promover uma marca através da interação. 

Em resumo, no marketing digital para indústria, é importante falar sobre as soluções que você pode apresentar para os seus clientes.

Por isso, é importante traçar uma estratégia que passe à empresa toda a credibilidade exigida por um mercado tão competitivo. Assim, é possível se destacar dos concorrentes e acabar se tornando uma referência de comunicação e fácil acesso para tirar dúvidas. Além de manter uma boa relação com quem compra os produtos da empresa.

Mas, para ter sucesso nas redes sociais, é preciso que a indústria saiba as dificuldades do seu público-alvo, crie uma central de ajuda para seus clientes e diversifique as formas de divulgar os materiais que desenvolveu.

Dessa forma, as publicações nas redes sociais podem ser feitas em formatos de anúncios e contar com dados demográficos, geográficos e de interesses do público-alvo.

Assim, fica mais simples alcançar um maior número de pessoas que se interessem pelo seu negócio.

Porém, se você contar com uma página bem estruturada e com dados interessantes, esse primeiro acesso abre as portas para que o cliente conheça e procure a sua empresa sempre que precisar.

E-mail Marketing

De fato, o e-mail marketing está entre as maiores estratégias para indústrias, mas não basta só enviá-lo de maneira aleatória. Para surtir o efeito esperado, é preciso analisar e segmentar o conteúdo que será enviado, para não correr o risco do usuário não ler ou sequer abrir as informações.

Por isso, com o envio de e-mails corretos, com assuntos e estratégias voltadas para um público específico, é possível definir uma relação de confiança e interesse do lead com a empresa.

Sem dúvida, essa é uma das melhores ferramentas do marketing digital para indústria.

Ela permite que além de enviar notícias, informações detalhadas sobre produtos e assuntos da área de atuação, a empresa possa mensurar taxa de abertura, de entrada e de conversão.

A partir daí, definir padrões em suas campanhas e ações.

Inbound Marketing  

Dentro do marketing digital, existe ainda o Inbound Marketing, que é o conjunto de estratégias que visa atrair voluntariamente os consumidores para os canais da empresa. 

Essas ações, que são baseadas nas atrações e na relação com os clientes, usam um método voltado aos resultados. Além disso, seguem os processos fundamentais na prospecção de clientes, através de um funil de vendas, que consiste nessas etapas:

  • Atração;
  • Conversão;
  • Relacionamento;
  • Venda;
  • Análise.

Por ter áreas próprias e produtos pioneiros e inovadores, fazer marketing digital para indústrias não é uma tarefa tão simples, pois exige ações eficientes e focadas em um público ideal. Por isso, o planejamento é essencial por uma agência que consiga traduzir as ideias da empresa em conquista de resultados.

Dessa forma, aqui na Beatz, contamos com uma equipe com profissionais de várias áreas de comunicação e marketing capazes de fazer todo o processo de estratégia ideal para seu negócio.

Fazemos desde vídeos e fotos, até sites, textos para blogs, campanhas, e-mails marketing e gerencia de contas nas redes sociais.

Quer marcar de vez o nome da sua indústria nas mídias digitais? Então fale com quem entende do assunto! Entre em contato com a equipe da Beatz!

Posts relacionados

descubra-como-aumentar-seus-resultados-com-estratégias-de-marketing

Estratégias de Marketing: dicas para aumentar os seus resultados.

Descubra melhorar seus resultados utilizando estratégias de...
estratégias-de-marketing-digital-personas

Estratégias de Marketing Digital: 5 dicas para atrair sua persona

Descubra a melhor estratégia para atrair o cliente ideal para o seu...
saiba-como-organizar-seus-clientes-no-funil-de-vendas

Funil de vendas: organização para administrar seus clientes

Saiba como organizar os seus clientes no funil de...

Pronto para melhorar seu Marketing Digital? Então,
vamos bater um papo

Fale com um consultor
Vamos bater um papo sobre marketing digital?