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Descubra como criar uma campanha de branding com exemplos

De forma geral, uma campanha de branding serve para ampliar a visibilidade da sua marca, se mostrar para o seu público de interesse e para o mercado, afirmando para que veio.

O que vem a sua cabeça quando você lê refrigerante de cola ou chinelo? Pense nas imagens, cores, sons, frases e, até mesmo cheiros e sabores, que essas palavras despertaram em você. Se imaginou alguma marca em específico, um dos fatores responsáveis por isso é o branding.

Processo essencial para a construção de marcas fortes, a campanha de branding é usada há décadas por grandes empresas para se posicionarem e serem mais facilmente reconhecidas pelo público. Mesmo assim, todas as empresas, independentemente de seu nicho ou tamanho, têm muito a se beneficiar das estratégias de branding. 

Afinal, o que é branding?

O conceito não é novo. Há quem diga que as estratégias de reconhecimento de marca já eram usadas até mesmo pelos gregos e romanos na antiguidade. Mas, o termo como conhecemos hoje, começou a ser empregado por volta dos anos 60.

Nessa época, branding passou a identificar o processo de criação e de gestão da marca de um produto ou empresa, com o objetivo de afirmar sua identidade e seu propósito, além de se posicionar no mercado, se tornar mais reconhecida e relembrada de forma positiva pelas pessoas.

Para que serve uma campanha de branding?

Se você ainda não sabe muito bem o que é branding, primeiramente, é importante reconhecer que branding é um processo contínuo. Mesmo assim, criar uma campanha pode ser o passo inicial para a construção de uma marca relevante.

Como vão te ver, se você está escondido? De que adianta a criação de um produto excelente, uma identidade visual impecável e estratégias de relacionamento com o público, se a empresa não é vista?

É para isso que serve uma campanha de branding: ampliar a visibilidade da sua marca, se mostrar para o seu público de interesse e para o mercado, afirmando para que veio. Além de mostrar seu propósito, valores e diferenciais, para assim, se tornar inesquecível.

Exemplos: campanha de branding de sucesso

Nada melhor do que observar o que empresas de referência já fizeram para aprender à partir de seu sucesso. A seguir, separamos dois exemplos de campanhas de branding para você se inspirar.

Havaianas

Queridinhas dos brasileiros, hoje, os chinelos da Havaianas vestem os pés de figuras públicas a anônimas e de todas as classes sociais. A marca tem modelos para todos os gostos e bolsos. Mas, no início de sua história, não era bem assim.

Criada na década de 60, a Havaianas tinha poucos modelos e seu principal traço de identidade era o pioneirismo, demonstrado no slogan “as legítimas”. O público era mais restrito, principalmente às pessoas de classes mais populares.

A partir dos anos 1990, para expandir o mercado, a marca passou por um processo de reposicionamento. Com o novo slogan “todo mundo usa”, a marca visava atrair mais pessoas. Assim, desenvolveu modelos mais criativos e, é claro, criou uma campanha de re-branding para esta nova fase.

Para isso, a Havaianas foi para onde seu público de interesse estava. Investiu, então, em anúncios para diversos canais, como: televisão, revistas de moda, outdoors etc. Queriam se comunicar com públicos de diversos perfis e mostrar que era produto para todo mundo usar.  

Re-branding

A estratégia era clara e muito bem marcada. Usar celebridades dos mais diversos nichos como garotos e garotas propaganda, desenvolvendo conexão com o público que os acompanha. Além disso, afirma que o produto não é um calçado exclusivo do público mais popular. Afinal, se até as celebridades mais famosas do Brasil usam, quem não usaria, não é mesmo?

Inclusive, a marca até já brincou com isso. Em um vídeo comercial de 2011, de maneira bem criativa, brinca-se com o fato de que em todas as suas peças publicitárias, há “uma celebridade na praia de havaianas”.

Campanha Havaianas, 2018

Com a maturidade da marca e deste conceito de branding, outras ideias vão sendo agregadas à marca, e até mesmo retomadas. Isso porque, o posicionamento de originais e legítimas é o principal conceito trabalhado pelas Havaianas na atualidade. Afinal, ela já conseguiu fixar em nossa mente que todo mundo usa, seu discurso, então, volta a combater as falsificações e alfinetar os concorrentes.

Por outro lado, a marca se mantém coerente à identidade que vem construindo há décadas. Além disso, seus vídeos contam com a presença das celebridades mais comentadas e amadas pelo público, inseridas num universo em que todos os personagens e figurantes vestem havaianas. E, é claro, sempre valorizando sua brasilidade.

Definitivamente, este é um excelente case de uma campanha de branding coerente que se atualiza frequentemente mas não perde de vista a essência da marca.

Pepsi

Um exemplo memorável é a campanha “Pode ser Pepsi”, que busca posicionar a marca de refrigerantes de cola como a segunda no mercado. A Pepsi sabe muito bem o que é branding e conseguiu usá-lo de forma de engraçada e inusitada. 

Anúncios com o slogan e identidade visual da marca tomaram os canais de televisão e as ruas com outdoors, dentre outras mídias. Com a campanha, a marca também estabeleceu sua identidade e personalidade: uma empresa bem-humorada que está ao lado de seu público quando a opção favorita faltar.

Embora um tanto controverso, usando um atributo que poderia ser negativo a seu favor, o objetivo da empresa foi atingido. Ainda, mesmo que a marca crie novos motes para suas campanhas e agregue diferentes conceitos, a essência de ser a segunda opção permanece.

Podemos analisar isso de forma clara no vídeo comercial abaixo. O slogan já é outro: “Pepsi, só que sim” – fazendo referência a uma frase popular na época em que foi lançado a “só que não”. Porém, a ideia geral do texto publicitário continua sendo no sentido de afirmar que, mesmo a Pepsi sendo a segunda opção de muitas pessoas, ela pode ser uma boa escolha.   

Campanha Pepsi, 2018

Dicas para a criação de uma campanha de branding

1 – Construa a marca

Antes de pensar no planejamento de uma campanha de branding, é preciso criar a sua marca. Nesta etapa, mobilize seu time para identificar o público de interesse, desenvolver proposta de valor, identidade visual, nome, personalidade, dentre outros tijolinhos que constroem a marca.

Dessa maneira, um recurso muito popular que pode te ajudar dando o ponta pé inicial da sua estratégia de branding é a análise SWAT. Ela nada mais é do que uma matriz simples na qual você detalha das forças, fraquezas, oportunidades, e ameaças – do inglês, strenghts, weaknesses, opportunities e threats – da sua empresa.

Além disso, frisamos a importância de compreender muito bem qual é o público da sua empresa, pensando como é o seu comportamento de compra, o que ele faz no dia a dia, quais seus interesses, dentre outros aspectos. Se quiser aprender mais sobre isso, explicamos mais profundamente no vídeo a seguir.

2Defina o objetivo

Esta é uma campanha de branding de produto ou da empresa? Com ela, você deseja se posicionar ou reposicionar no mercado? São perguntas que podem nortear a definição do objetivo e metas desta ação e, consequentemente, seus resultados.

Lembre-se também, de estipular métricas para medir o desempenho da campanha ao final do processo. São elas que vão orientar as possíveis mudanças nas suas estratégias e plano de ação. Afinal, com dados, você poderá identificar onde, como e quando a tática da sua campanha de marketing não foi eficiente.

3 – Defina os canais de atuação

Sua marca deve estar, onde seu público está! A escolha pelos canais onde realizar a campanha deve ser estratégica e minuciosa. Assim, avalie as redes sociais, marketing de conteúdo, realização de eventos e, até mesmo, anúncios na mídia tradicional.

4 – Estruture um planejamento

O que você vai falar e quanto tempo a campanha vai durar?

Crie um plano de ação detalhando aspectos como:

  • Período de atuação da campanha;
  • Canais selecionados;
  • Conteúdos tratados.

5 – Avalie os resultados

Esta é a hora de resgatar as métricas para avaliar se os resultados se adequam aos objetivos.

Se você quer conhecer mais sobre o que é branding, marketing e muito mais, não deixe de acompanhar outros conteúdos do blog da Beatz!

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Pois bem, como você leu neste artigo, conhecer as estratégias de digital é essencial para realizar uma campanha de branding efetiva e com resultados mensuráveis. E para isso, a equipe da Beatz Digital está aqui para te ajudar!

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