Marketing para TI: saiba como otimizar processos e aumentar resultados

Atraia leads mais qualificados e gere maior número de vendas para a sua empresa com essas dicas

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Se você atua como profissional de TI, é provável que saiba como estratégias de marketing são importantes para o seu negócio.

Com o mercado cada vez mais concorrido e clientes mais exigentes, é preciso ter foco para prospectar clientes e mantê-los em seu quadro.

Entretanto, não basta apenas apresentar e oferecer os seus produtos, é preciso que a sua empresa saiba como implementar uma boa estratégia de marketing. Assim, a sua marca atinge as conversões que tanto busca.

Quer saber como otimizar os processos do seu negócio e aumentar os resultados? Continue a leitura e veja as dicas que separei para você!

Marketing e TI, a união que deu certo

Antigamente, Marketing e TI eram vistos como setores distantes dentro de uma empresa. Contudo, a tecnologia está crescendo cada vez mais e trazendo influência para o mundo do marketing, contribuindo para o aumento de resultados corporativos.

Com isso, ficou impossível pensar em divulgar seu trabalho sem as táticas corretas de Marketing.

Mas, é normal que muitas empresas de TI ainda tenham dúvidas em relação ao marketing que será desenvolvido para a marca, e costumam questionar como vão atrair mais clientes.

Estratégias de Marketing para TI

Para que isso ocorra da melhor maneira, trazendo o resultado que você espera, é preciso se atentar a alguns pontos que vou citar agora:

Defina a persona

O personagem semifictício é criado para representar o seu cliente ideal. Ou seja, ele deve conter o máximo de informações possíveis, e ter como base os estudos realizados através de uma pesquisa com seus usuários atuais.

Contudo, devemos ter em mente que ele não é a mesma coisa que o público-alvo. Mesmo que ambos mostrem informações sobre seus futuros clientes, a segunda definição é mais abrangente e fala como um todo.

Enquanto o público-alvo dá informações como: homens de 30 a 60 anos, com ensino superior, que trabalham na área de tecnologia da informação e moram na cidade.

Já, a persona, tem seu foco principal no comportamento da pessoa, dando informações mais detalhadas. Por exemplo: Isaac, 45 anos, gestor de TI, com ensino superior completo, casado, tem como objetivo conquistar mais clientes e seu maior desafio é a falta de tempo e verba para realizar o processo.

Mesmo que pareçam, são definições diferentes e que dizem muito sobre quem estamos tentando atingir.

Entenda a jornada do cliente

Você sabe o que é a jornada do cliente? Caso a resposta seja “não”, tenha calma, eu vou explicar tudo nesse tópico para que você entenda de uma vez por todas.

Tudo começa com o aprendizado e descoberta, quando o cliente ainda não tem ideia que tem um problema ou que necessita de algum serviço. Após pesquisar na internet, o usuário tem acesso a conteúdos que mostram que ele precisa de algo. Chamamos essa etapa de reconhecimento.

Assim que ele descobre esse problema, começa a considerar a buscar por soluções que se encaixem em sua necessidade. E, no final, quando o cliente já tem a certeza daquilo, ele toma a decisão de adquirir o seu produto.

Use o funil de vendas

Essa é uma maneira de estruturar a sua estratégia e entender se o visitante do seu site já está pronto para avançar na jornada de compra.

Mas, falando de maneira mais detalhada, o funil é dividido em três partes, sendo elas:

  • Topo;
  • Meio;
  • Fundo.

O topo é o início de tudo, o cliente está na fase de aprendizado e descoberta. Aqui, é interessante a sua empresa produzir conteúdos para o site, da maneira mais detalhada possível.

Porém, os conteúdos dessa etapa não devem focar tanto no serviço, ou produto em si. Mas sim, em explicar como funciona e tirar as dúvidas do leitor.

Em seguida temos o meio, a fase onde as pessoas que estão na etapa de reconhecimento são incluídas.

Por fim, podemos citar o fundo de funil, dedicado a todos que se encontram na fase final, e considerando fazer a aquisição do seu produto ou serviço.

Marketing de conteúdo

Todas essas dicas que citei nos tópicos acima, você pode usar em uma estratégia bem elaborada de marketing de conteúdo.

A produção desses materiais pode ser dividida entre 80% falando sobre assuntos de topo de funil e os outros 20%, sobre meio e fundo. Pois, o mais interessante é educar o cliente antes de direcioná-lo para o time de vendas.

Como aumentar os resultados

No mundo do Marketing Digital, contamos com muitas variáveis que podem ser usadas para te auxiliar e identificar os melhores clientes para a sua empresa. Abaixo você pode conferir quais são:

Inbound Marketing

A metodologia busca atrair possíveis clientes, diferente do marketing tradicional que possui uma abordagem mais direta. Aqui, o intuito é fazer sua empresa ser encontrada pelo cliente, não ao contrário.

Sem dúvida, as pessoas estão mais conectadas, podendo encontrar o seu conteúdo com mais facilidade se você usar as estratégias corretamente.

Site

O site é a porta de entrada para que a sua empresa consiga mais leads. E, quando nos referimos ao setor de TI, ele se torna a empresa.

Sendo assim, aumente a credibilidade da sua marca criando um site completo, onde o visitante possa encontrar tudo o que deseja e tirar as dúvidas que tinha.

Otimize o site com caixas de mensagens, abas institucionais, relatos de clientes e, não menos importante, o blog.

E-Mail Marketing

A melhor maneira de manter contato direto com o cliente, é com o envio de e-mail marketing divulgando algum texto de blog que a sua empresa acabou de adicionar em seu site, novidades, falar sobre algum evento etc.

Você pode montar uma lista com os contatos que conseguiu, através da landing page que entregou algum material rico.

Mas, nunca realize a compra de uma lista, para evitar gastos desnecessários, visto que em muitos casos, as mensagem caem direto na caixa de spam. Além daqueles contatos que já não existem mais.

Além disso, qual retorno você terá se enviar mensagens para aqueles que nem conhecem a sua marca e não sabem para o que, tal produto serve. No lugar dessa prática, invista em materiais de qualidade para atrair a atenção de seus clientes.

Seja como for, não deixe de alimentar os seus clientes com conteúdos interessantes e que chamem a sua atenção, para continuarem consumindo o que você disponibiliza em seu site.

Gostou desse conteúdo e quer saber mais? Continue acessando o nosso blog, onde sempre postamos novidades que podem te ajudar durante toda a jornada no universo do Marketing Digital. 

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