Marketing de Conteúdo: o que é e como atrair novos clientes com esse foco

Entenda como o Marketing de Conteúdo pode ajudar a sua empresa a atrair novos clientes!

Se você está procurando uma maneira de atrair clientes sem divulgar o seu produto de imediato, precisa conhecer o Marketing de Conteúdo. Essa estratégia tem como objetivo, gerar mais valor para o seu público-alvo, chamando sua atenção de forma natural e sem interrupções.

Planejamento, execução e mensuração são as 3 principais etapas do Marketing de Conteúdo. E vamos te falar sobre essa estratégia no conteúdo de hoje. Boa leitura!

O que é Marketing de Conteúdo?

Focado em criar e distribuir mais conteúdos relevantes para seus clientes, o Marketing de Conteúdo é uma forma natural de atrair visitantes e sanar todas as suas dúvidas em diferentes canais.

Em resumo, não é uma prática pensada apenas em gerar vendas. Mas, sim, em envolver o cliente com uma história que tenha valor e esteja de acordo com aquilo que ele estava buscando ou se identifica.

O Marketing de Conteúdo faz parte da estratégia de Inbound Marketing, que busca atrair seu público-alvo de forma não invasiva e sem interromper o que ele está acessando.

Aliás, aqui em nosso blog, temos um conteúdo completo sobre Inbound Marketing que vale a pena conferir!

Continuando, o Inbound Marketing segue 4 pilares principais e vamos falar sobre eles a seguir:

Atrair

Primeiramente, o inbound foca em atrair o cliente por meio de um conteúdo relevante. Esse cliente pode encontrar o conteúdo através de uma rede social ou pesquisando em alguma ferramenta de busca. Ou seja, por meio desta estratégia, mais pessoas começam a se interessar por seu negócio e acompanhá-lo com mais frequência.

Converter

O segundo passo é tentar transformar aquele visitante em um Lead, deixando-o ainda mais próximo de sua marca. Após isso, partimos para a terceira etapa.

Venda

O lead já demonstrou interesse em seu produto, então, está na hora de mostrar que você tem a melhor solução para ele, e concluir a venda!

Ao contrário do que muitos pensam, o contato com o cliente não termina após a venda. É importante manter um relacionamento com seu lead, criando e entregando mais conteúdos que sejam do interesse dele.

Estratégias do Marketing de Conteúdo

É claro que não basta apenas escrever e publicar um conteúdo sem definir onde você quer chegar. Antes de tudo, é preciso planejar os detalhes, definir o seu público-alvo, escolher temas e canais onde serão publicados etc.

Enfim, é a hora de deixar claro quais resultados você deseja obter com o Marketing de Conteúdo.

Persona

Representação semi-fictícia do seu cliente ideal, a Persona é a base para o planejamento da estratégia de Marketing de Conteúdo. A definição da Persona é construída através de uma entrevista com seus melhores clientes, no intuito de adquirir e identificar os traços comuns que eles possuem.

De fato, com o planejamento da Persona você conhece as principais dores de quem consome o seu conteúdo, conseguindo traçar um caminho mais fácil pela jornada de compra. Além disso, a criação de uma persona contribui muito para a decisão dos temas a serem tratados.

Definir objetivos

Dessa forma, definir objetivos claros ajudam a descobrir as melhores ações para que a empresa alcance resultados mais satisfatórios. Entretanto, a definição deste objetivo deve trazer benefícios reais para o seu negócio.

Ademais, é necessário avaliar suas perspectivas, analisando quais mudanças devem ser feitas para que o resultado seja alcançado o mais rápido possível.

Uma dica, é refletir o que a empresa está buscando:

  • Quer gerar mais conhecimento para sua marca?
  • Ter mais engajamento em suas redes?
  • Deseja atrair mais leads?

Após definir os objetivos da sua estratégia, é hora de analisar as métricas para saber se a campanha está com um bom desempenho. Aqui entram os indicadores-chave de performance, o famoso KPI.

Com ele, você consegue saber se a sua campanha está fazendo sucesso. Tenha preferência por um KPI que seja de fácil compreensão para sua equipe e capaz de gerar ações positivas.

saiba-conteúdos-para-funil-de-vendas

Conteúdos para funil de vendas

Agora, vamos explicar as diferentes etapas do funil para que o consumidor avance mais rápido à etapa de conversão.

Topo de funil

O topo do funil é o responsável pelo aprendizado e a descoberta do visitante. O interessante aqui é criar e produzir conteúdos como: blogs, vídeos, e-books informativos ou até mesmo um podcast em plataforma como o Spotify.

Além disso, é importante destacar que, aqui o cliente ainda não tem nenhuma intenção em comprar certo produto. Ou seja, você tem como missão, atrair sua atenção.

A ideia é criar conteúdos interessantes que o façam visitar o seu site mais vezes!

Meio de funil

O foco aqui é provocar o reconhecimento de um problema, quando o visitante está em busca de uma solução. É a oportunidade de transformá-lo em um potencial lead.

Enfim, os conteúdos citados para o topo de funil também podem ser usados aqui, porém, de uma forma ainda mais informativa. Além deles, também é indicado um webinar para sanar as dúvidas desse lead, mostrando a opinião de especialistas.

Fundo de funil

Finalmente o lead chegou ao fundo do funil, etapa onde ele já está cogitando adquirir certo produto. Portanto, quanto maior o contato, mais cresce a confiança dele em seu trabalho.

Mostrar comentários de clientes reais, indica que a sua empresa já resolveu problemas parecidos e está preparada para resolver de seu novo cliente também.

E, claro, os conteúdos podem e devem estar voltados à sua empresa e ao produto que está pensando em vender.

Após todas essas etapas do funil, também é importante pensar no pós-venda, assim como, já citamos lá no início.

Retenção

É na retenção que você tem a oportunidade de fazer o lead voltar a fechar negócio com a sua empresa. Você pode enviar algum material de apoio ou formulário para saber o que o cliente está achando do seu produto, demonstrando interesse pela opinião do lead sobre seu negócio.

Qualquer conteúdo que gere valor é interessante nesta etapa; o importante é manter o cliente satisfeito. Assim, ele indica seu produto para outras pessoas e continua adquirindo os seus conteúdos.

Melhores canais para publicar seu conteúdo

Agora que você já conhece as principais estratégias para atrair os melhores clientes, está na hora de saber quais são os canais ideais para publicar o conteúdo que você construiu com muita dedicação.

Antes de tudo, é importante ressaltar que o seu conteúdo precisa estar presente nos canais que o seu público-alvo utiliza, caso contrário, os resultados não serão os esperados.

  • Redes sociais: a procura por conteúdo em redes sociais aumenta a cada ano que passa, sendo o principal canal de divulgação atualmente.
  • Blog: em seguida temos os blog posts. Aqui, todo tráfego gerado fica exclusivamente para você, além de receber muitos cliques por mês.
  • Vídeos: uma grande vantagem de divulgar o seu conteúdo em vídeo, é que pode facilmente ser consumido em diferentes dispositivos. Além disso, muitas pessoas preferem ver e ouvir o conteúdo do que, de fato, ler sobre ele.
  • E-mail: investir em e-mail marketing também é uma boa estratégia. Mas, é necessário estar de acordo com as boas práticas e não realizar a compra de listas de contato prontas. Você precisa conquistar seu público e despertar o interesse de, sempre receber seus conteúdos.

Hora de colocar o Marketing de Conteúdo em prática!

Agora que você já sabe as principais formas de fazer o conteúdo ir para frente, é hora de, finalmente, colocar tudo em prática e atrair ainda mais leads para conhecerem sua empresa.

Não esqueça de escolher uma boa palavra-chave; é através dela que o público vai encontrar o seu conteúdo. Então, é necessário fazer uma pesquisa profunda e analisar quais palavras-chave estão ranqueando da melhor forma.

Sobretudo, também é necessário estar atento à escaneabilidade e tamanho do conteúdo para não tornar o texto muito longo ou cansativo. O indicado é começar com um texto de, no mínimo, 500 palavras. É o tamanho suficiente para que o leitor tenha todas as suas dúvidas esclarecidas.

Tenha algumas imagens no meio do texto para chamar ainda mais a atenção do lead, além de subtítulos e partes mais importantes destacadas em negrito.

Por último, mas não menos importante, revise seu conteúdo e veja se estão otimizados de acordo com o SEO. Feito tudo isso, é hora de divulgar o material em suas redes sociais ou entregar a novidade por um e-mail marketing bem produzido. 

Em nosso blog você encontra os mais variados conteúdos sobre Marketing Digital; não deixe de ir conferir e compartilhar este texto com seus amigos!

Posts relacionados

descubra-como-aumentar-seus-resultados-com-estratégias-de-marketing

Estratégias de Marketing: dicas para aumentar os seus resultados.

Descubra melhorar seus resultados utilizando estratégias de...
estratégias-de-marketing-digital-personas

Estratégias de Marketing Digital: 5 dicas para atrair sua persona

Descubra a melhor estratégia para atrair o cliente ideal para o seu...
saiba-como-organizar-seus-clientes-no-funil-de-vendas

Funil de vendas: organização para administrar seus clientes

Saiba como organizar os seus clientes no funil de...

Pronto para melhorar seu Marketing Digital? Então,
vamos bater um papo

Fale com um consultor
Vamos bater um papo sobre marketing digital?