E-mail Marketing: como trazer leads mais assertivos e qualificados

O E-mail Marketing é, de fato, uma das melhores estratégias realizadas por quem deseja manter contato direto com seus clientes. Além de nutrir seu público-alvo e gerar mais vendas.

Mesmo que pareça uma tarefa fácil, para ter os resultados esperados é ideal seguir alguns aspectos.

Para te ajudar a produzir uma boa estratégia de E-mail Marketing e atrair mais leads qualificados, preparamos este conteúdo explicativo. Boa leitura!

O que é E-mail Marketing

Antes de mais nada, vamos ressaltar o que é e-mail marketing e qual a sua principal finalidade.

Essa é uma técnica de envio de e-mails para divulgar um produto, informar o cliente sobre descontos e ofertas, ou até mesmo, dar as boas-vindas a um novo usuário que se cadastrou em seu canal de informações.

Entretanto, essa estratégia começou a incomodar alguns clientes que recebiam mensagens insistentes e sem nenhuma autorização prévia. Dessa forma, os provedores de e-mail começaram a bloquear aqueles que pareciam suspeitos, levando-os diretamente ao spam.

Para não continuar com as mensagens excluídas, ou ignoradas, diversas empresas começaram a pedir autorização para realizar o envio desses e-mails, através de formulários em seus sites. Adotando, também, uma lista de contatos.

Comprar lista de contatos vale a pena?

Por parecer uma maneira menos trabalhosa, muitas empresas acabam comprando listas de e-mails achando que estão fazendo um bom negócio. Contudo, essa é a maneira menos indicada de adquirir contatos e, vamos te explicar porque:

Pode causar má impressão

Mas, por que má impressão? Isso porque, a pessoa que está recebendo o e-mail, na maioria das vezes, não conhece o seu negócio e não sabe como você conseguiu o contato dela. Além disso, esse ato traz um incômodo maior ao usuário e não está de acordo com as boas práticas de Inbound Marketing.

Ainda mais, a empresa pode ficar mal vista caso a pessoa vá até alguma rede social fazer uma reclamação sobre o conteúdo recebido. Ou, a pessoa pode marcar aquela mensagem como spam e, assim, há uma grande chance dos próximos envios caírem direto na caixa de spam.

Como resultado, a reputação de sua empresa fica prejudicada.

E-mails que não existem ou foram desativados

Além da má qualidade dessas listas, elas podem conter e-mails falsos ou que foram desativados há muito tempo. Afinal, quem a está montando não vai se preocupar em saber se as contas estão ativas ou não.

Como montar uma lista segura

A melhor alternativa, é criar sua própria lista e atrair leads de forma segura. Sem dúvida, sua empresa terá uma taxa maior de cliques, além de clientes que realmente o conhecem e têm interesse em sua empresa.

Uma boa maneira de conquistar a sua lista de contatos é com o gatilho da reciprocidade. Aqui, você oferece algum material de valor ao lead e, em troca, ele deixará seu e-mail e a autorização para receber novidades da empresa.

Esse material pode ser um e-book, algum template, cursos gratuitos etc. Cabe à empresa decidir qual a melhor estratégia a ser implementada.

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Vantagens do E-mail Marketing

O e-mail marketing se tornou o terceiro canal mais utilizado por diferentes empresas, como resultado de todos os benefícios que proporcionam para elas. Confira quais são as principais vantagens dessa ferramenta.

  • Grande alcance: muitas pessoas fazem o uso de e-mail atualmente, transformando-o em um item essencial do usuário na internet. Assim, ao investir em e-mail marketing, você alcança um número maior de pessoas interessadas em seu conteúdo.
  • Previsibilidade: ao contrário das redes sociais, que são bem prováveis de não entregar o conteúdo ao seguidor, com o e-mail marketing você tem a certeza de que a pessoa vai receber o seu conteúdo. É claro, pode acontecer do e-mail acabar caindo na caixa de spam e o Lead não notar.
  • Formato flexível: você pode escrever o e-mail como desejar, incluindo links, imagens, gifs, além do layout que decidir. Porém, mesmo que não tenha um número exato de caracteres a seguir, é indicado não escrever textos muito longos ou sem imagens para complementar o que está dizendo.
  • Baixo investimento e alta conversão: mesmo com o baixo investimento para produzir e disparar os e-mails, o retorno gera um alto volume de conversão.
  • Comunicação a longo prazo: além de tudo isso, o e-mail marketing ainda possibilita uma comunicação mais humanizada com seu lead. Desta forma, ela se torna mais amigável e de longo prazo.

Tipos de E-mail Marketing

Existem diversos tipos de e-mail marketing, cada um com um intuito diferente para atrair e chamar ainda mais a atenção do lead. Vamos citar 3 tipos de e-mail que você, com certeza, já enviou ou recebeu na sua caixa de entrada.

Newsletter

Quem opta por assinar a newsletter, recebe um envio constante de artigos, dicas e novidades da empresa. Assim, o leitor fica ainda mais próximo da marca e está sempre em dia com seus conteúdos.

É claro, a pessoa pode escolher por não assinar mais e, assim, o envio é encerrado automaticamente.

Atualização do blog

O leitor também tem a opção de se cadastrar no blog da empresa para não perder nenhum conteúdo novo. Então, a equipe planeja um e-mail personalizado para avisar que há um novo conteúdo no blog, fazendo uma chamada para que a pessoa clique no e-mail e confira essa novidade.

Nutrição de leads

Os e-mails são usados, também, para amadurecer o conhecimento do lead sobre o assunto de seu interesse. Por exemplo: alguém se interessa pelo assunto de um e-book e decide preencher o formulário, deixando o seu e-mail ali para recebê-lo. Após um tempo, a empresa pode enviar um e-mail marketing falando sobre algum assunto semelhante ou que complemente o e-book anterior.

Como fazer um bom E-mail Marketing

E, para finalizar o assunto sobre e-mail marketing, vamos dar algumas dicas de técnicas para melhorar a qualidade dessa estratégia.

Conheça seu público-alvo

Antes de qualquer coisa, é ideal conhecer seu público-alvo e, assim, enviar os e-mails de acordo com o interesse de cada persona.

Tenha um objetivo

Outra etapa essencial é focar em um objetivo. Qual o motivo do e-mail? Você deseja vender mais? Anunciar alguma novidade ou promoção? Nutrir seus leads? Tudo precisa ser pensado e discutido antes de iniciar a produção do texto.

Defina a frequência

O ideal é não enviar muitos e-mails em um único dia. Mas, também, não é indicado passar tanto tempo sem dar alguma notícia ao seu Lead. Ou seja, crie uma frequência de envio. Para saber qual o melhor dia para enviar os e-mails, faça testes e analise cada dia com atenção.

Faça textos curtos e com a linguagem adequada

Como citamos anteriormente, é sempre bom escrever textos curtos e com imagens para que não fique tão cansativo e o Lead desista de terminar a leitura.

Da mesma forma, é essencial escrever de acordo com a persona que receberá o e-mail. Em outras palavras, escreva como se estivesse realmente em uma conversa com a pessoa do outro lado da tela, sem parecer muito robotizado.

Agora que você já definiu sua estratégia, é hora escolher a melhor ferramenta para automatizar o disparo, planejar o layout e iniciar a escrita e o envio personalizado dos e-mails.

Não esqueça de seguir as boas práticas de e-mail marketing, incluindo a opção de descadastro em um lugar visível. Gostou dessas dicas e quer conhecer mais sobre estratégias de Marketing? Acesse o nosso blog e confira os demais conteúdos referentes a este tema.

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