Storytelling Estratégico: aprenda a aplicá-lo em sua empresa

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Para você que está buscando ter sucesso no mercado, conquistar mais clientes e construir uma boa imagem da empresa, o storytelling estratégico é fundamental.

O marketing digital oferece diversas oportunidades em que, através das campanhas, as empresas impactem o público. Uma padaria, por exemplo, poderia usar o storytelling para conquistar clientes, com narrativas que vão convencê-los que seu pão é o melhor que podem encontrar.

Com um bom planejamento, essa ação trará muitos benefícios para seu negócio. Então, vamos te falar sobre esse assunto e como você pode criar um storytelling para sua empresa.

O que é o Storytelling?

É um termo em inglês que significa “contar história”. Ou seja, é uma maneira de narrar histórias através de imagens, áudios e vídeos com algumas técnicas para impactar o público e transmitir a mensagem de uma forma especial.

Essa estratégia é bastante utilizada em campanhas de marketing, para engajar e envolver as pessoas com a organização. Confira abaixo, um exemplo na prática:

Como criar um Storytelling?

Agora que você já sabe o que é um storytelling e viu o exemplo, vamos te explicar como criar um. Confira!

1 – Coleta de dados

Primeiramente, antes de tudo, é necessário coletar informações sobre a empresa e conhecer bem a persona da mesma. Assim, você pode entender quais são suas dores e necessidades.

Então, dependendo da empresa, você pode reunir o máximo de dados, como: ano de fundação, momentos marcantes, missão, visão, valores, entre outras.

2 – Trabalhe com a verdade

Depois que você coletar os dados importantes, poderá trabalhar com diferentes maneiras de storytelling. Mas, é fundamental que faça uso somente da verdade, sem inventar nada. Se for inventar personagens fictícios, deixe claro para o público desde o início.

3 – Provoque emoção nas pessoas

Para você impactar todo o público com seu storytelling, procure utilizar bastante gatilhos emocionais. Lembre-se que é preciso conectar as pessoas com a empresa. Além disso, se possível, crie um conflito durante a história para prender a atenção.

4 – Proximidade

Vídeos realistas acabam aproximando ainda mais a empresa com seu público. Então, procure trabalhar com cenas cotidianas, como: uma mãe levando o filho para a escola, um casal saindo para jantar, o pai indo trabalhar, entre outros.

Dessa forma, as pessoas se identificarão com o vídeo e verão que a empresa é “gente como a gente”. Se conseguir unir essa história com os produtos ou serviços da empresa, com certeza, terá sucesso em seu case.

5 – Fale com especialistas

Para assegurar que o trabalho seja feito de forma correta, recomenda-se conversar com especialistas para estruturar o seu projeto de storytelling. Elas têm experiência com isso, ou seja, já sabem como criar, produzir e divulgar tudo.

Assim, você também não terá que se preocupar com os equipamentos como câmeras, microfones, iluminação, locações etc. Os profissionais contratados cuidarão de tudo isso.

Vantagens do Storytelling para sua empresa

Uma das principais vantagens de usar um storytelling, é a humanização da comunicação entre os consumidores e a empresa. O ato de compartilhar histórias de sucesso com o público, vai moldar seu relacionamento com ele.

Além disso, atrairá e captará mais clientes e, por consequência, vai aumentar o número de conversões. A grande maioria das pessoas não gosta de propagandas e anúncios invasivos, mas, o storytelling é uma maneira tranquila e objetiva de abordagem.

Confira a seguir, o exemplo de um vídeo recente, onde utilizamos tudo o que foi dito nesse texto e que colocamos em prática

Saiba um pouco sobre a Beatz

A Beatz nasceu com a fusão de duas empresas já consolidadas, a Alquati Comunicação Brasileira e a Platz Marketing Intelligence. Com o objetivo de somar expertise para ofertar serviços ainda melhores em: marketing digital, marketing analítico, marketing de conteúdo e marketing de performance. Tornando-se uma das maiores consultorias em marketing digital do estado de São Paulo.

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E aí, que tal começar um projeto para criarmos o storytelling do seu negócio? Entre em contato com o nosso time de especialistas, agora mesmo!

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Autor: Gabriel Lourencini

21 anos, estudante de Relações Públicas e apaixonado pelo conhecimento. Redator especialista em Conteúdos Web, Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing e Outbound Marketing & Sales.

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