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5 exemplos de branded content para se inspirar 

Entre as estratégias para o posicionamento de marca, o branded content é um pilar fundamental para uma campanha de marketing bem estruturada. Entretanto, muitas empresas acabam se perdendo nos fundamentos e, principalmente, na aplicação desse tipo de estratégia. 

Mas então, como aproveitar as vantagens que essa estratégia tem para oferecer? E acima de tudo, como começar a investir nesse tipo de estratégia? 

Para início de conversa, o branded content é peça-chave para a conexão de uma marca ao universo em que ela está inserida. Dessa forma, não podemos deixá-lo de lado. Pelo contrário, é preciso investir em um posicionamento efetivo, que reflita a cultura da marca e, acima de tudo, estenda o seu relacionamento com os clientes. 

Sem mais delongas, vamos ao que interessa. Confira todos os detalhes sobre esse método e a melhor forma de aproveitar as vantagens dessa estratégia em sua empresa. 

O que é branded content? 

O branded content não é nenhuma novidade entre os profissionais de marketing, e você provavelmente já se deparou com alguns dos conceitos que envolvem essa estratégia. Afinal, ela vem ganhando cada vez mais destaque nos últimos anos, principalmente entre grandes marcas do mercado. 

Mas afinal, o que é branded content? 

O branded content vai além da publicidade convencional, procurando contar histórias autênticas que envolvem os consumidores. Trata-se de criar conteúdo relevante e valioso, muitas vezes fora do contexto tradicional dos anúncios, mas que ainda incorpora a essência e os valores da marca. 

Também conhecido como “conteúdo de marca”, é uma estratégia de marketing que consiste na criação de conteúdo relevante e valioso para o público-alvo, de forma a associá-lo à marca. O objetivo é gerar identificação e engajamento com a marca, além de aumentar o conhecimento e a consideração do público por ela. 

O branded content pode ser veiculado em diferentes formatos, como: vídeos, artigos, podcasts, e-books, eventos etc. É importante que o conteúdo seja relevante para o público-alvo e que esteja alinhado com os valores e a identidade da marca. 

Como essa estratégia funciona na prática? 

De fato, existem muitas maneiras de aplicar uma estratégia de branded content. Mas, é importante ter em mente os impactos que ela pode causar. Afinal, o conteúdo criado para a sua marca deve ser coerente com os desejos e demandas do seu público. 

Alguns exemplos de aplicação prática para as estratégias de branded content, são: 

  • Vídeos de uma marca de roupas que mostra dicas de estilo para o verão; 
  • Artigos de uma marca de cosméticos que fala sobre os benefícios de um determinado produto; 
  • Podcast de uma marca de alimentos que entrevista um chef renomado; 
  • E-books de uma marca de tecnologia que ensina a usar um novo recurso do produto; 
  • Eventos de uma marca de cerveja que promove uma degustação de cervejas artesanais; 
  • Entre muitos outros formatos ou tipos de conteúdo. 

Quais os benefícios do branded content? 

Sabemos que o branded content é uma estratégia eficaz para aumentar o reconhecimento de marca, gerar leads e vendas. Afinal, ela se concentra em gerar conteúdo para tornar o seu público mais engajado. É uma maneira de se comunicar com o público-alvo de forma mais natural e envolvente, e de se diferenciar da concorrência. 

Aqui estão algumas vantagens do branded content: 

Aumento do reconhecimento de marca: o branded content ajuda a tornar a marca mais conhecida e lembrada pelo público. 

Geração de leads: o branded content pode ser usado para gerar leads qualificados, que são pessoas interessadas nos produtos ou serviços da marca. 

Aumento das vendas: o branded content pode ajudar a aumentar as vendas, pois ajuda a gerar confiança e credibilidade na marca. 

Melhoria da imagem da marca: o branded content pode ajudar a melhorar a imagem da marca, pois a associa a valores positivos e relevantes para o público. 

Para que o branded content possa ser eficaz, é importante que seja bem planejado e executado. É primordial definir os objetivos da campanha, o público-alvo, o formato do conteúdo e a estratégia de distribuição. 

5 exemplos de branded content para você se inspirar 

Beatz Podcast 

Se você ainda não conhece, chegou o momento de ser apresentado ao melhor podcast sobre gestão empresarial, marketing e vendas. Aproveitando que a nova temporada está começando, o Beatz Podcast é um exemplo perfeito de branded content, pois se baseia em conteúdos úteis para profissionais da área, além de refletir um pouco da nossa cultura. Confira! 

Coisa Nossa – Guaraná Antárctica 

Outro bom exemplo de estratégia de branded content, é o canal criado pela marca de refrigerante Guaraná Antárctica.  O canal Coisa Nossa conta com mais de 2 milhões de inscritos no YouTube e foca na produção de conteúdo humorístico dedicado ao público jovem. 

Além disso, a marca atua na produção de conteúdo para redes sociais como TikTok e Instagram. 

Viva a felicidade – Coca-cola  

É impossível você nunca ter visto uma campanha dessa marca, principalmente quando falamos da época de Natal. Isso porque, a marca conta com um grande enfoque na produção de conteúdos sentimentais e que promovam a união do público para consumir o produto principal. 

Desse modo, gerando um ambiente e, principalmente, uma história própria por trás da bebida que está na memória de tantas pessoas ao redor do mundo. 

Make Your City Safe – Volvo 

Em uma campanha muito especial na Índia, a marca automotiva Volvo, através de uma pesquisa feita em determinadas regiões, desenvolveu uma campanha de produção de conteúdo voltado para os dados coletados a respeito da segurança das mulheres da região. Assim, promovendo conscientização e incentivando a mudança no local. 

Zero G Pit Stop – Red Bull 

Por fim, mas não menos importante, a marca Red Bull é um outro grande exemplo de branded content. Isso porque, a empresa com grande público voltado ao consumo de conteúdo esportivo, volta a sua atenção ao investimento em competições, e também na organização dos seus próprios eventos esportivos. 

Desse modo, se tornando referência e uma boa opção para aqueles que gostam de consumir esse tipo de conteúdo.  

Mas, e você? Conhece algum outro exemplo de branded content?  

Se quiser se aprofundar mais no assunto, nossas redes sociais e os episódios do Beatz Podcast podem te ajudar nessa missão! Acesse agora mesmo e aproveite a nova temporada que está só começando! 

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