Como utilizar o planejador de palavras-chave para melhorar a segmentação do público-alvo?

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Sem dúvida, usar um planejador para escolher quais palavras-chave usar, é a parte mais importante para quem deseja ter seu texto nas primeiras páginas do Google. Pois, é através delas que as pessoas entram em contato com o seu conteúdo pela primeira vez.

Atualmente, existem diversos sites para realizar essa busca pela palavra-chave ideal e que se encaixa melhor com o seu público-alvo. Você encontra, tanto em sites gratuitos, quanto com planos mensais, para realizar a pesquisa e entender a relevância delas.

Quer saber como usar o planejador de palavras-chave e gerar mais leads para o seu negócio? Então, acompanhe o texto a seguir e boa leitura!

Importância das palavras-chave

Antes de mais nada, vamos refrescar a memória sobre a importância e peso que a palavra-chave (Keyword em inglês) tem, em um texto de blog.

As palavras-chave são a forma como o usuário faz a busca para encontrar o que precisa. Ou seja, se deseja conhecer sobre marketing digital, você pode, simplesmente, buscar por “Marketing Digital” no Google, para ter acesso a diferentes conteúdos sobre.

Além disso, existem diferentes tipos de público e cada um deles possui uma maneira diferente de usar as palavras para pesquisar. Sendo assim, é preciso aproveitar e usar as palavras-chave com cuidado, esclarecendo a pergunta do usuário de forma clara e objetiva.

É importante lembrar que o seu texto vai competir com muitos outros. A intenção é ranquear da melhor maneira, produzindo conteúdos relevantes para o Google e que estejam de acordo com o segmento do seu negócio.

Ademais, podemos classificar as palavras-chave como Head Tail e Long Tail.

Head Tail (cauda curta)

As palavras-chave de cauda curta, ou head tail keyword, são compostas por uma ou duas palavras e são mais “genéricas”. Porém, mesmo que tenham um nível maior de buscas, são bem mais difíceis de ranquear.

Neste caso, é preciso um trabalho estratégico da equipe de Marketing Digital para deixar o seu texto com um bom ranqueamento e aparecer nas primeiras páginas de busca do Google. Exemplo de head tail: marketing, palavra-chave, blog etc.

Desta forma, indicamos que aposte nas long tails.

Long Tail (cauda longa)

Quando nos referimos às palavras-chave de calda longa, ou long tail keyword, as palavras costumam ser maiores (mais de duas) e mais específicas. Um bom exemplo seria: “como usar a palavra-chave”, “marketing de conteúdo” ou até mesmo “penteados para festa”.

Por sua especificidade, possuem um nível menor de buscas. Entretanto, seu nível de conversão é maior e com menos concorrência.

Mas, atenção: esse não é o único quesito para que o seu texto tenha maior visibilidade. É importante que ele esteja de acordo com as outras ferramentas do SEO para tornar o seu conteúdo mais atrativo.

O que é um planejador de palavras-chave?

Fazer uma pesquisa minuciosa, além de trazer mais visitantes para conhecer o seu conteúdo, atrai quem realmente está precisando de uma solução.

Ou seja, o planejador de palavras-chave serve para te auxiliar na busca daquelas que se encaixem corretamente com o seu conteúdo e atraia o público-alvo ideal.

Para saber se aquela é a palavra-chave ideal, faça as seguintes perguntas:

  • A palavra-chave se encaixa no assunto?
  • Vão encontrar o que precisam pesquisando por essa palavra-chave?

Se a resposta for “sim”, vá em frente e desenvolva o seu texto.

Atualmente, é muito difícil encontrar alguém que trabalhe com marketing digital e não use algum planejador de palavras-chave para auxiliar em qual seria a melhor escolha. Essas ferramentas te mostram o volume da palavra, analisam a concorrência e como o público costuma pesquisar sobre ela.

Quer descobrir quais são essas ferramentas? Separamos 5 para te mostrar.

Ferramentas de palavras-chave

Conforme citamos no início do texto, há ferramentas de buscas pagas e gratuitas. Sendo assim, a seguir, vamos listar as mais usadas por quem trabalha com Marketing Digital.

1- Google Keyword Planner

Vamos começar pelo Google Keyword Planner, uma ferramenta gratuita e uma das mais conhecidas e seguras para encontrar palavras-chave para o seu conteúdo.

Além disso, é possível identificar quais palavras são mais concorridas dentro de mídias pagas.

Porém, esse planejador de palavras-chave ainda não possibilita fazer a análise de dados de concorrentes. Pois, muitos não deixam tantas informações na plataforma. Da mesma forma, não especifica o volume da palavra-chave, mostrando apenas: 1 Mil – 10 Mil. Sem outros detalhes em relação a números.

2- SEMrush

Sem dúvida, você já deve ter ouvido falar sobre essa plataforma, certo? Assim como o Keyword Planner, o SEMrush é uma plataforma muito usada para o estudo de palavras-chaves e volume de buscas, sendo ainda mais completa que a anterior.

Aqui, você tem a opção de utilizar a plataforma grátis ou assinar um plano para ter acesso a todas as ferramentas dentro dela.

Aliás, esse planejador é o preferido de muita gente por conta de suas funções, além de mostrar o volume detalhado de buscas.

Dentre essas funções, você tem acesso a um sistema de pontuação que indica quais domínios estão ranqueando as palavras-chave da melhor forma e organicamente. Além disso, você ainda pode conferir o desempenho de seus concorrentes.

Enfim, a versão gratuita possui um número limitado de pesquisa, diferente da versão premium que disponibiliza mais funções e sem limites de busca.

3-  Ahrefs

O Ahrefs é uma ferramenta paga, mas muito usada por profissionais mais experientes em SEO. Nela, você encontra dados de forma mais específica e detalhada.

Quando falamos em “dados específicos”, estamos nos referindo a: CPC (custo por clique) médio, volume e quantidade dos resultados pesquisados, dificuldade da palavra-chave e tipo de correspondência.

Além disso, ele também é muito utilizado em estratégias de link build de forma precisa. Contudo, como citamos, a plataforma tem um custo para poder ser usada e não disponibiliza versão gratuita. O valor mensal é de 99 dólares.

4 – Keywordtool.io

Outro planejador de palavras-chave que citaremos aqui, é o Keywordtool.io. Essa plataforma já é mais dedicada a quem está começando a busca por palavras-chave e aprendendo sobre o SEO, graças à sua interface que não é nada complicada de se usar.

Aliás, ela é muito utilizada por quem está em busca de long tails para o seu conteúdo. Também permite fazer a análise em outros meios, como Amazon e YouTube.

Por outro lado, para pesquisas mais profundas, como o CPC e volume da palavra, é necessário assinar um dos planos mensais da versão premium.

5- Google Search Console

Por último, vamos citar mais uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo nosso queridinho, Google! O Google Search Console é muito confiável e você pode conferir quais palavras-chave estão trazendo mais resultados para o seu blog.

Mesmo sendo uma plataforma gratuita, é possível conferir as palavras que geram mais cliques, suas taxas e em quais posições estão no Google, além de saber quando tiveram a melhor performance. Assim como, também pode analisar a pior.

Porém, como as que falamos anteriormente, essa também possui um ponto negativo em seu uso. Como não é o intuito da própria plataforma, não é muito boa para fazer aquela análise da concorrência. Pois, não permite avaliar dados externos.

Todavia, ainda existem muitos outros planejadores de palavras-chave que você pode estar utilizando, tanto pagos quanto gratuitos, que pode estar conhecendo. Assim, escolha o que se adapta melhor com o que você está precisando.

Ademais, você ainda pode combinar o uso de mais de um planejador de palavras-chave se achar necessário, para complementar o que o outro não disponibiliza. Desta forma, você consegue fazer uma análise mais completa da concorrência e saber qual palavra se encaixa melhor no que está planejando.

Realizar a pesquisa com atenção e saber sua relevância, é a parte mais importante antes de iniciar a redação do seu texto. É a partir dela que o público vai chegar até o seu conteúdo e julgar se é interessante ou não para ele.

Então, tenha bastante cuidado com essa escolha, afinal, não queremos que o visitante passe poucos segundos olhando o site.

Agora que você já entendeu a importância de usar um bom planejador de palavras-chave para alcançar determinado nicho, que tal dar uma olhada nos outros assuntos do nosso blog? Lá, você encontra mais dicas sobre conteúdos semelhantes e que podem te auxiliar. 

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