Estratégias de Marketing Digital: 5 dicas para atrair sua persona

Para encontrar o seu cliente ideal, existem algumas estratégias de marketing digital a serem seguidas.

A cada dia, o Marketing Digital vem ganhando mais evidência no mercado. Isso tem acontecido por conta do aumento do uso das mídias sociais, e do grande alcance que elas nos oferecem, fazendo com que tenhamos contato com pessoas ao redor do mundo e permitindo que, eventualmente, um determinado produto ou serviço ultrapasse um oceano para chegar até o seu cliente.

O Marketing Digital pode ser considerado como: ações de comunicação que as empresas podem fazer através da internet e outros meios digitais. Seu objetivo é aumentar a rede de clientes de um determinado produto ou serviço. É uma das principais maneiras que uma empresa pode utilizar para se comunicar de forma fácil e rápida com o seu comprador.

Sendo assim, para atrair o cliente ideal a comprar seus produtos ou serviços, é preciso criar boas estratégias de marketing digital, que possam se unir perfeitamente ao perfil da sua persona.

Mas, como conhecer a minha persona? Como saber que ela é um cliente ideal? Quais estratégias uso para atraí-la?

Portanto, para te explicar melhor sobre o assunto, preparamos este texto. Ficou curioso para saber mais? Continue sua leitura e tire todas as suas dúvidas!

O que é uma persona?

A persona, nada mais é que um perfil semificcional que representa o cliente ideal de uma empresa.

Você pode definir a sua persona de diversas maneiras, se baseando em dados reais sobre comportamentos e características dos clientes, histórias pessoais, motivações, sonhos, objetivos, desafios e preocupações.

Mas cuidado, não vá confundir persona com público-alvo!

Existe uma grande diferença entre os dois.

Quando falamos de persona, sabemos que é preciso uma definição mais detalhada, onde, além do perfil profissional do cliente, precisamos, também, do seu perfil pessoal e emocional, indo além e fazendo uma pesquisa mais subjetiva sobre ele.

Entretanto, o público-alvo já possui uma definição mais ampla, onde não é preciso tantas informações, podendo envolver um grupo de pessoas, e não apenas um cliente em particular.

Agora que você já sabe o que é uma persona, eu vou te ensinar como criar uma.

Como a criação da sua persona influencia nas estratégias de Marketing Digital?

Como sabemos, a persona é o perfil que representa o cliente ideal de uma empresa. Mas, como isso pode influenciar nas estratégias de Marketing Digital?

Quando criamos uma persona, são definidas todas as suas informações como: idade, onde trabalha, se tem filhos, quais suas dores, sonhos, objetivos etc. É através dessas informações que conseguimos usar as estratégias de marketing digital para atrair o cliente até o seu produto ou serviço.

Então, para criarmos a persona ideal, precisamos seguir os seguintes passos:

Coleta de dados dos clientes

Se preciso, faça uma entrevista com os seus clientes, e tente entender o que eles acham do seu negócio e o que os fazem continuar com você.

Por outro lado, se estiver começando do zero, crie uma pesquisa e procure por opiniões de pessoas, com as soluções que você pretende oferecer, tentando encontrar pontos em comum.

Analise os dados coletados

Após a realização da pesquisa, é necessário organizar os dados coletados e analisá-los, a fim de estabelecer pontos em comum com a sua persona.

Entretanto, para que a análise seja feita de uma maneira mais fácil, a dica é usar ferramentas como: Excel ou Google Planilhas.

Estruture a sua persona

Após a análise das informações, fica mais fácil perceber os padrões de comportamento do cliente que se repetem. Sendo assim, você poderá utilizar isso como uma base para a estruturação da sua persona de uma maneira mais fácil.

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5 Dicas para atrair sua persona com as Estratégias de Marketing Digital

Agora que você já sabe como criar a sua persona ideal, vamos descobrir as melhores estratégias para utilizarmos e atrairmos de vez o cliente até o seu produto ou serviço.

Confira agora essas estratégias!

SEO: entregue o que seu cliente pesquisa

Para que seu cliente o ache com mais facilidade, é necessário que, quando ele faça uma pesquisa no Google, a sua página seja uma das primeiras que ele encontre.

Ou seja, uma vez que seu possível cliente realize uma pesquisa relacionada a um problema que ele enfrenta, ou busca por uma solução para o mesmo, estar em primeiro lugar nas buscas, ajuda na tarefa de atraí-lo para o seu produto ou serviço.

Para conseguir uma boa posição no Google, você precisa que o seu blog esteja direcionado às pesquisas que o seu cliente faz. Para isso, você pode inserir dentro do seu blog ou site, palavras-chave. Elas, geralmente se encontram dentro dos textos, títulos, links externos etc.

Mas, não foque apenas nas palavras-chave. Um site com boa usabilidade e acessível para dispositivos móveis, ajuda a melhorar muito a experiência do usuário.

Blog corporativo

Totalmente ligado com o SEO, é muito recomendado a criação de um blog corporativo para a sua empresa, já que é uma das estratégias de marketing digital mais eficientes para atrair clientes.

Um blog tem como objetivo gerar conteúdos que sejam de interesse do cliente, sendo necessário traçar a jornada de compra do consumidor, através das pesquisas que ele faz no Google para trazer um conteúdo de qualidade para o mesmo.

Existem vários tipos de conteúdos que podem atrair um número maior de clientes para a sua página, por exemplo:

  • Listas sobre algum assunto;
  • Ensinando “como fazer” algo;
  • Entrevistas;
  • Cases de sucesso de algum cliente;
  • Estudos de caso;
  • Prêmios ou objetivos alcançados pela empresa.

E-book

Uma outra estratégia de marketing digital para atrair a sua persona é a criação de e-books, tendo em vista que, o e-book é um material mais completo e mais focado no assunto que a sua persona busca.

Entretanto, utilizado de maneira correta, você tem uma grande possibilidade de fazer com que o seu cliente entre no seu funil de Inboud Marketing.

Podcast

Uma outra técnica que tem disponibilizado um alto volume de atração de personas, e que está sendo muito utilizada, é o Podcast.

Atualmente as pessoas estão perdendo o interesse na leitura, por isso, os Podcasts estão cada vez mais em alta, tendo em vista que, é necessário somente ouvir, sem a necessidade de leitura ou até mesmo de assistir algo.

Para aplicar essa estratégia em sua empresa, pode ser feito um programa semanal, sempre retratando temas referentes ao seu negócio, e as principais dúvidas e interesses do seu público.

Vídeo

Como citado acima, podemos perceber que atualmente as pessoas têm mais interesse em formatos de estudos que requerem menos esforços, como áudios e vídeos.

Tendo em vista que, a criação de vídeos é mais uma das estratégias de atração de clientes, a sugestão é criar um canal em plataformas como, por exemplo, o YouTube.

Mas lembre-se: tente não prolongar muito seus vídeos. Portanto, seja o mais breve e objetivo possível. Tenho certeza que conseguirá atrair muitas pessoas para o seu negócio!

E aí, qual das Estratégias de Marketing Digital você mais gostou?

Agora que você conhece algumas das estratégias de marketing digital, já pode escolher a que mais se encaixa com a sua empresa e persona.

Lembrando que a Beatz Digital é especializada nessas estratégias, ou seja, está pronta para dar todo o suporte que a sua empresa precisa. Acesse o nosso site e tenha mais informações!

Hoje ficamos por aqui. Então, se você curtiu este conteúdo, não deixe de acompanhar o nosso blog e conferir mais sobre marketing digital.

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