Funil de vendas: organização para administrar seus clientes

Saiba como organizar os seus clientes no funil de vendas!

O funil de vendas, tem como principal objetivo, dividir em etapas a jornada do consumidor de uma determinada marca ou produto. Tornando mais fácil a comunicação e o relacionamento da empresa com os clientes.

O funil, aplicado no Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de Atração, tem como foco separar o seu consumidor em etapas de meio, topo e fundo, a fim de, gerar conteúdos específicos para cada um deles no momento certo em que o cliente precisa receber determinada informação.

Ficou curioso e quer saber mais sobre como organizar melhor a administração dos seus clientes com o funil de vendas? Continue com a leitura e descubra tudo agora mesmo!

Diferencie Leads de Visitantes nas etapas do seu Funil de Vendas

Antes de começarmos a falar sobre a separação do funil de vendas para a organização dos seus clientes, é preciso que você saiba a diferença entre leads e visitantes.

Visitantes

Visitantes são, basicamente, qualquer pessoa que visita o seu site. Ou seja, é aquele possível cliente que acessa sua página mas não interage com ela, estando ali somente de passagem ou por curiosidade em seu serviço ou produto.

Por conta desse e outros motivos, é essencial que sua empresa possua um site com uma boa identidade visual, e que tenha conteúdos ricos de informações que vão fazer com que o seu visitante se interesse ainda mais por aquilo que você tem a oferecer.

Leads

Um lead, nada mais é, que um visitante que em determinado momento forneceu a você algum dado para que possa ser contatado por sua empresa.

Ele pode ter feito isso ao assinar sua newsletter, baixar um e-book ou simplesmente informando o e-mail antes de fazer algum comentário em seu blog.

Dessa forma, a captação de leads se torna algo essencial para manter contato com os clientes em potencial. Assim, você pode guiá-los da melhor forma na jornada de compras, oferecendo todas as informações necessárias para que futuramente se tornem clientes.

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Como funciona a divisão do funil de vendas?

Conforme citado anteriormente, o funil de vendas é separado em três partes: Base, meio e fundo.

Sendo assim, cada uma delas é dividida para cada etapa de compra do cliente, podendo então, diferenciar o primeiro contato do cliente com a empresa, até o fechamento da compra.

Entenda melhor agora, como funciona cada etapa do funil.

Topo do funil de vendas

O topo do funil, é considerado como a parte de conscientização. Ou seja, está reservado aos visitantes que chegam até você, e através do seu conteúdo, descobrem que o seu produto ou serviço era o que estavam procurando. No entanto, ainda se encontram longe da decisão de compra.

Sendo esse o primeiro contato do cliente com a sua empresa, uma boa experiência inicial desperta ainda mais o interesse e a curiosidade do cliente em potencial no seu produto.

Sua função nessa etapa do funil é educar o cliente, trazendo um alto de volume de informação. Portanto, necessita de postagens de conteúdo rico, que informarão a sua persona, por exemplo: posts de blogs, posts publicações em redes sociais e newsletter.

Sendo assim, o conteúdo fornecido deve ser de fácil acesso. Pois, a ideia inicial é receber um alto volume de visitantes até a sua página, para que eles se interessem pelo seu produto ou serviço.

Meio do funil de vendas

É nessa etapa que os seus visitantes podem se tornar leads.

No momento em que é dada alguma informação, e o seu visitante se interessa e deseja saber mais, ele avança para a próxima etapa do funil.

Em geral, você consegue informações sobre seu futuro comprador no momento em que ele baixa algum tipo de material rico que você está oferecendo. Para isso, ele fornece informações necessárias sobre si próprio, como: nome, idade, profissão, e-mail etc. E isso, pode ser feito através de formulários.

Essa etapa, conhecida como meio do funil, é considerada a fase de conversão. Nesse momento, a pessoa já identificou o seu problema e possui interesse em solucioná-lo. Portanto, é necessário um conteúdo mais aprofundado no assunto em que o cliente se identifica. Sendo assim, o material do meio do funil deve ser mais informativo que o do topo.

Alguns métodos que você pode utilizar nessa etapa do funil para obter mais chances de fechamento, são: posts de blog, newsletters personalizadas e e-books.

Fundo do funil de vendas

Essa parte do funil é onde ocorre a decisão. É nessa hora que o lead toma a atitude de compra do produto ou serviço oferecido pela empresa e, enfim, se torna um cliente.

No fundo do funil, se entende que a pessoa já sabe qual é o seu problema, e que a sua empresa tem o que ela precisa para solucioná-lo; a única coisa que a “impede” de fechar a compra é a incerteza.

Nesse momento, o cliente estará fazendo comparações com outras empresas que oferecem o mesmo serviço. Isso acontece porque o lead está em busca da empresa que melhor atenderá o seus requisitos. E eu tenho certeza que você quer ser essa empresa!

O conteúdo do fundo do funil, deve servir como um auxílio para o cliente selecionar o seu produto ao invés da oferta da concorrência. Porém, ainda é necessário distribuir conteúdos com características certas e específicas para pode ajudar o lead na tomada de decisão.

Independente do formato, é preciso que os conteúdos sejam diretos e focados no respectivo assunto. Nessa etapa, já se torna permitido falar sobre a sua empresa, mas sem exageros. O objetivo, é focar em seu produto; isso ajuda a esclarecer as dúvidas dos seus clientes e os fazem tomar uma decisão mais acertada sobre o que comprar.

Para isso, você pode disponibilizar seu conteúdo em diversos formatos, como: webinars, que podem ser feitas em diversas ferramentas, uma delas é a GoToWebinar, vídeos curtos, e-books e demonstrações do produto.

A importância do Funil de Vendas

A administração dos seus clientes se torna presente em cada etapa do funil, e é observando essas etapas que a equipe de vendas consegue criar estratégias e ações específicas para mover os potenciais clientes até o fechamento. Por isso, o funil de vendas se torna uma estratégia tão importante no universo do marketing digital.

Agora que você já sabe como funciona o funil de vendas, e como organizar seus clientes nele, fica bem mais fácil saber como, quando e para quem criar seus conteúdos, não é mesmo?

Se você se interessou por esse assunto, acesse nosso blog, e fique por dentro das novidades em nosso site.

Hoje, encerramos por aqui, até a próxima!

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