Etapas para qualificação do lead que você precisa entender antes de investir em marketing
Você conhece algum “guru de marketing digital” que vive repetindo as mesmas dicas sem aprofundamento? Obvio que todo profissional já se deparou com um desse nas redes sociais, mas, logo percebemos do que se trata. Acontece que existem dicas que você não vai encontrar com essas pessoas, afinal, isso afetaria o trabalho delas.
As etapas de qualificação do lead, por exemplo, bem como a sua retenção, são sempre tópicos rasos que você consegue aprofundar através de um “curso completo sobre qualificação de leads!”. Criamos esse artigo para mudar isso, e hoje eu venho trazer para você, todos os detalhes que é preciso saber sobre retenção e qualificação de leads. Isso tudo, antes mesmo de pensar em investir em uma estratégia de marketing digital.
Não há dúvidas sobre a complexidade das estratégias de marketing que surgem com as novas tecnologias. Você está preparado para saber tudo sobre essas mudanças?
Se a resposta para essa pergunta for “sim”, então fizemos esse conteúdo pensando em você. E hoje, vamos mostrar tudo sobre o assunto. Vamos lá?
O que a qualificação de leads significa para a sua empresa?
Antes de prosseguirmos com o assunto principal deste texto, precisamos esclarecer algo. Qualificar leads é um problema para a sua empresa?
Essa é uma pergunta muito importante. Para você que não sabe ainda, leads qualificados são aqueles que se transformam em oportunidades para o seu negócio. Ou seja, estão engajados com os conteúdos e demonstram interesse recorrente em sua solução.
Desse modo, se tornam peças fundamentais para o sucesso da sua estratégia de marketing e, consequentemente, para o sucesso de vendas que a sua empresa pode ter.
Por isso, começamos com essa pergunta. Afinal, a sua empresa consegue transformar visitantes em leads qualificados e, da mesma forma, transformá-los em possíveis compradores do seu produto?
Apesar de existirem inúmeras finalidades para uma estratégia de marketing, a venda é sempre o resultado final a ser analisado. Afinal, os esforços são direcionados para que a sua marca seja reconhecida e mais compradores cheguem até você.
Desse modo, a qualificação de leads e o interesse gerado pela sua marca, são resultados significativos de uma boa estratégia de marketing. Por isso, se você ainda não está convertendo leads e qualificando-os, vamos entender como a sua empresa pode mudar esse cenário. Continue a leitura!
Quais são os tipos de leads qualificados que a sua empresa pode ter?
Sim, existem tipos diferentes de qualificação de lead! Mas, não precisa se preocupar, porque você encontra todos os detalhes sobre os dois tipos aqui neste artigo mesmo.
O primeiro deles, é o MQL (Marketing Qualified Lead), que representa os leads que tiveram contato com a sua equipe de marketing, materiais ou ofertas da sua empresa, mas ainda não entraram no seu funil de vendas.
Aliás, essa é outra etapa muito importante: definir o funil de vendas certo para a sua empresa. Mas vamos explicar mais sobre isso ainda neste texto. Antes disso, vamos entender qual é a segunda classificação de leads qualificados.
O segundo grupo que vamos utilizar para dividir a qualificação de leads, é o SQL (Lead Qualified Sale), ou seja, as pessoas marcadas pela sua equipe de venda. Desse modo, apresentando maior potencial de fechar negócio com a sua empresa.
Para facilitar a compreensão: podemos entender como MQL o visitante que está acessando o seu conteúdo pela primeira vez. Já o SQL, é um visitante recorrente no seu site.
Então, sabendo disso, podemos chegar a conclusão de que a qualificação do lead é o processo de compreender a etapa em que ele está inserido no seu funil de vendas. Bem como, a análise e planejamento do que fazer para que ele avance e se torne um cliente da sua marca.
Como aumentar a retenção de MQLs e transformá-los em SQLs?
Se você acompanha o blog da Beatz já sabe que, com o planejamento de marketing correto, essa não vai ser uma tarefa difícil. Por isso, separamos os principais passos para que você arrase na qualificação de leads e entregue cada vez mais oportunidades para o seu time de vendas.
O planejamento de marketing ideal oferece o cenário propício para que a sua empresa conquiste mais visitas e converta mais vendas. Para começar a por em prática a sua estratégia, existem alguns passos que demandarão a sua atenção.
O primeiro deles é saber com quem você deve falar para alcançar os seus objetivos, ou seja, precisamos determinar uma persona. Apenas após a pesquisa de público-alvo você começará a se relacionar com essas pessoas através de conteúdo relevante e otimizado.
Antes de criar a sua persona, confira as dicas que a Juliana, customer success aqui da Beatz, separou especialmente para você!
Mas, ainda assim, existem alguns passos que podem otimizar esse processo e tornar nítido qual o caminho que deve ser percorrido pela sua empresa para que você aumente ainda mais a qualificação de leads para o seu negócio.
Para isso, você precisa se fazer algumas perguntas antes de prosseguir. Confira quais são elas!
Perguntas para melhorar a qualificação de leads da sua estratégia
Como havíamos comentado acima, algumas perguntas podem te ajudar a entender a melhor forma de qualificar seus leads e montar estratégias que vão trazer resultados extremamente satisfatórios para a sua empresa. Vamos para as perguntas!
1 – O seu produto é adequado às necessidades do seu lead?
Se você está atraindo leads, mas não consegue transformá-los em SQLs, é possível que a sua estratégia de retenção esteja atraindo pessoas que, não necessariamente demandam o seu produto, mas, enxergam uma necessidade no seu conteúdo.
Desse modo, é preciso adequar o seu conteúdo de atração, para que se destine a pessoas que podem desenvolver interesse pela sua solução. Para isso, o mais indicado é que seja feita a revisão do seu público-alvo, bem como, da sua persona.
Além do mais, realizar uma nova seleção de palavras-chave para a sua estratégia de conteúdo, pode ajudar a melhorar a retenção de leads que sejam verdadeiramente alinhados a sua solução. Aliás, você pode fazer isso com a ajuda de um dos nossos conteúdos, o Guia de Palavras-chave da Beatz. Baixe agora mesmo e veja como selecionar os melhores termos para a sua estratégia.
2 – A sua persona é o tomador de decisão?
Essa é uma pergunta muito importante para a sua estratégia, afinal, é ela que determina se você está se comunicando com a pessoa certa dentro das empresas que você almeja como clientes. Desse modo, saiba com quem você deve falar!
Ou seja, entenda a hierarquia das empresas que você atende e identifique dentre as etapas, qual delas é fundamental no processo de compra do seu produto ou contratação do seu serviço.
É importante ressaltar que, não necessariamente, essas pessoas serão de um cargo elevado. Afinal, os funcionários de nível operacional são fundamentais para que a sua solução seja vista no ambiente profissional.
Por isso, é preciso sempre estar atento para oportunidades que podem surgir de repente.
3 – Você está ouvindo os seus clientes?
Essa talvez seja a pergunta mais importante. Você sabe quais são os verdadeiros problemas do seu lead?
Ouça atentamente todas as dores e saiba utilizá-las para conquistá-los e propor o seu produto/serviço como a melhor solução possível. É a partir disso que você deve guiar a sua estratégia e realizar a qualificação dos seus leads.
Afinal, marketing é sobre entender pessoas e saber como convencê-las. E você só vai conseguir fazer isso, sabendo como elas pensam e quais são as suas demandas, ou seja, ouvindo-as.
Esse é um passo muito importante para uma série de etapas que você vai percorrer durante esse contato. Criar conexão e identificar como o seu lead se sente em relação a sua solução, é fundamental, mas é preciso ter um planejamento pensado para a qualificação de leads.
Ei, esse artigo chegou ao fim, mas, o conteúdo continua lá no Beatz Podcast. Toda terça-feira, a partir das 18h30, nosso diretor de redação, Adriano Klumpp, e mais um convidado, batem um papo sobre as melhores estratégias de marketing para o seu negócio. Passa lá pra dar uma conferida, que tal?