Veja quais métrica de marketing são indispensáveis para acompanhamento da sua estratégia
As métricas de marketing são indicadores fundamentais para avaliar o sucesso de uma estratégia. Afinal, elas podem ser responsáveis por determinar o retorno sobre o investimento (ROI) e ajustar as ações de acordo com os resultados obtidos. Bem como, indicar se a sua campanha cumpre com os objetivos propostos incialmente.
Ao entender como as métricas funcionam, é possível tomar decisões mais precisas e otimizar os esforços da sua equipe de marketing. Desse modo, garantindo que o tempo e o dinheiro investidos sejam bem aplicados.
Além disso, as métricas também ajudam a identificar pontos fortes e fracos, a monitorar a concorrência e a adaptar a estratégia de acordo com as mudanças do mercado e do público-alvo. Assim, potencializando os resultados obtidos através do investimento estabelecido para o projeto.
Neste artigo, vou te mostrar algumas das métricas mais importantes de marketing e como elas podem ser aplicadas para avaliar o sucesso de suas campanhas. Desde o alcance e o engajamento nas redes sociais até o desempenho de anúncios e vendas, vamos discutir como cada métrica pode ajudar a alcançar seus objetivos.
Então, se você tem dúvidas sobre o assunto, precisa conferir a matéria até o final. Espero que goste do conteúdo!
O que é uma métrica de marketing?
Como vimos anteriormente, as métricas de marketing são indicadores quantitativos usados para medir o desempenho de uma estratégia de marketing. Elas permitem avaliar o ROI de uma estratégia e identificar pontos fortes e fracos nas campanhas, a fim de otimizar as ações de marketing.
Algumas métricas comuns incluem o alcance, o engajamento, o tráfego de site, as conversões, o ticket médio, o tempo de permanência no site, entre outras. Desse modo, cada métrica tem um objetivo específico e deve ser usada em conjunto com outras métricas para obter uma visão completa do desempenho de uma campanha.
Por exemplo, o alcance mede o número de pessoas que viram uma publicação ou anúncio. Já o engajamento mede a interação dessas pessoas com a publicação, como curtidas, comentários e compartilhamentos. O tráfego de site mede o número de visitantes em um site, enquanto as conversões medem o número de pessoas que tomaram uma ação desejada, como comprar um produto ou se inscrever em uma lista de e-mails.
De modo geral, nos aprofundaremos nisso a seguir. Incialmente, você precisa entender que a sua estratégia não demonstrará resultados se você não conseguir analisa-la. Por isso, é preciso estabelecer as métricas de marketing durante o seu planejamento.
Quer saber quais são os tipos de mensuração dos resultados de uma estratégia? Continue acompanhando o artigo e eu te conto tudo sobre o assunto!
Quais são as principais métricas de marketing?
Você já sabe que as métricas possuem uma função essencial numa estratégia eficiente de marketing. Afinal, é através desses números que conseguimos identificar os resultados de uma campanha.
Além disso, é através delas que podemos propor melhorias no projeto, extinguindo os pontos negativos e fortificando os pontos positivos. Por isso, é preciso estar atento e saber quais as principais métricas para a sua estratégia. Confira a seguir, algumas das mais utilizadas no universo do marketing digital!
Alcance
A métrica de alcance é uma medida importante do sucesso de uma campanha de marketing. Isso porque, ela representa o número de pessoas que viram a mensagem que você está veiculando, independentemente de serem novas ou já existentes. Dessa forma, o alcance pode ser medido em diferentes plataformas, como redes sociais, anúncios online, e-mail marketing, entre outras.
Além disso, essa métrica de marketing permite avaliar a exposição da marca e ajuda a entender a eficácia da distribuição da mensagem de marketing. Quanto maior o alcance, mais pessoas estão vendo a mensagem, o que pode aumentar a conscientização da marca e aumentar as chances de conversão.
No entanto, o alcance sozinho não é suficiente para avaliar o sucesso de uma estratégia de marketing. Por isso, é de extrema importância utilizar o alcance em conjunto com outras métricas que eu vou citar a seguir.
Além disso, é fundamental considerar o público-alvo e a relevância da mensagem para garantir que o alcance seja eficaz e gere resultados significativos para a sua empresa.
CTR (Taxa de Cliques)
CTR, ou Taxa de Cliques, é uma métrica de marketing que mede a eficácia de anúncios e campanhas. Para isso, ela representa a relação entre o número de cliques em um anúncio e o número de visualizações ou impressões. É geralmente calculado como a divisão do número de cliques pelo número de impressões.
O CTR é importante porque ajuda a medir o interesse dos usuários em um anúncio ou oferta, e indica se a mensagem transmitida pela sua estratégia está sendo efetiva. Ou seja, quanto maior a CTR, mais pessoas estão interagindo com o anúncio e mais provável é que elas tomem uma ação, como clicar em um link ou fazer uma compra, por exemplo.
Assim como o alcance, analisar o CTR é fundamental para otimizar as estratégias de marketing da sua empresa e identificar as campanhas mais bem-sucedidas. Além disso, essa métrica permite comparar o desempenho de diferentes plataformas e canais, assim, fornecendo insights valiosos para tomar decisões assertivas.
Taxa de Conversão
Já a taxa de conversão, é uma das principais métricas de marketing. Isso porque, mede o número de conversões em relação ao número de visitantes em um site ou ao número de visualizações de um anúncio. Para isso, é calculada como a divisão do número de conversões pelo número de visitantes ou visualizações e demonstrada como uma porcentagem.
A taxa de conversão é importante porque indica a eficácia de uma campanha de marketing em gerar resultados concretos, como vendas, leads, inscrições etc. Por isso, é uma das mais conhecidas entre os profissionais e, até mesmo, iniciantes no marketing.
Desse modo, quanto maior a taxa de conversão, mais pessoas estão tomando ações essenciais para o sucesso da sua estratégia e, como consequência, mais provável é que a campanha seja rentável.
Assim, a análise da taxa de conversão é fundamental para otimizar as estratégias de marketing, identificar pontos de melhoria em um site ou processo de compra, e avaliar o desempenho de diferentes campanhas e canais utilizados pela sua empresa. Bem como, é uma métrica comparável entre diferentes plataformas e canais, fator que permite avaliar o desempenho de diferentes estratégias.
Costumer Lifetime Value (CLV)
Existe também, o Customer Lifetime Value (CLV), com ele é possível representar a estimativa do valor total que um cliente pode gerar para a sua empresa durante todo o tempo em que mantém uma relação comercial com você.
Para isso, calculamos quanto o cliente investirá em cada período de tempo (mensal, trimestral, semestral, anual etc.), assim multiplicando esse valor pelo número de períodos que se espera manter essa relação. Ou seja, a estimativa de permanência do cliente na sua empresa. Para depois descontar e ajustar o valor para o tempo presente.
Assim como as métricas de marketing citadas anteriormente, o CLV é importante porque ajuda a empresa a entender o valor de seus clientes ao longo do tempo e a priorizar estratégias de marketing e retenção desses clientes.
Além disso, essa métrica pode ser utilizada para identificar oportunidades de aumentar o valor dos clientes atuais. Assim como, atrair novos com características semelhantes, além de avaliar o impacto de diferentes campanhas de marketing.
Ao entender o CLV de seus clientes, uma empresa pode tomar decisões assertivas sobre onde investir, como melhorar a experiência do cliente, e como aumentar a retenção a longo prazo.
Churn Rate
Outra métrica de marketing essencial para a sua empresa é o Churn Rate. Afinal, ela é responsável por medir a taxa de cancelamento ou desistência de clientes de um negócio.
Para isso, dividimos o número de clientes que cancelaram ou interromperam o uso de um produto ou serviço da sua empresa pelo número de clientes ativos no período de tempo correspondente, e assim como a taxa de conversão, ela é expressa como uma porcentagem.
Essa é uma métrica que permite indicar a capacidade da empresa em manter seus clientes ativos e satisfeitos. Quanto maior a churn rate, mais clientes estão saindo e mais difícil é para a empresa atingir seus objetivos de crescimento a longo prazo.
A análise dessa métrica permite à empresa, identificar os fatores que estão levando ao cancelamento, e tomar medidas para melhorar a retenção de clientes. Entre essas ações, estão: aprimorar a qualidade do produto ou serviço, melhorar a experiência do cliente, oferecer incentivos para manter os clientes ativos.
Além disso, a Churn Rate é uma métrica comparável entre diferentes indústrias e setores, o que permite avaliar e contrastar a retenção de clientes com outras empresas.
Taxa de Rejeição
A taxa de rejeição é uma métrica usada em marketing digital e análise de site para medir a eficácia da conversão de visitantes em leads, ou até mesmo clientes. Dessa forma, ela representa a porcentagem de visitantes que chegam a um site e o deixam sem realizar a ação desejada. Entre essas ações, estão:
- Fazer uma compra;
- Preencher um formulário de contato;
- Assinar uma newsletter;
- Realizar o download de algum material;
- Entre outros.
Assim como as métricas citadas anteriormente, a taxa de rejeição é importante porque ajuda a identificar problemas em uma página, como design ruim ou problemas de navegação, que impedem os visitantes de completar a ação desejada.
Além disso, ajuda a identificar pontos de otimização para melhorar a taxa de conversão. Quanto menor a taxa de rejeição, mais eficaz será o site em converter visitantes em leads.
Métricas de marketing que podem ajudar a definir um orçamento para sua estratégia
Existem ainda, algumas métricas que podem auxiliar no controle de gastos com as suas campanhas. Bem como, ajudam na otimização da estratégia para melhor aproveitamento dos recursos. Confira quais são elas!
CPL
CPL, ou Custo Por Lead, é a divisão entre o valor investido na sua estratégia pelo número de leads gerados. Desse modo, essa é uma métrica de marketing fundamental para definir qual o valor pago por lead durante a sua campanha.
CPM
Também conhecido como Custo por Mil impressões, é o investimento a cada mil vezes que um anúncio é exibido. É normalmente utilizado em campanhas de publicidade display e anúncios em mídias sociais.
CPC
Custo Por Clique, é o valor pago cada vez que alguém clica em um anúncio. É comum em campanhas de anúncios em plataformas como Google AdWords e Facebook Ads.
CPA
CPA, ou Custo Por Ação, é o valor investido a cada vez que alguém realiza uma ação desejada. Por exemplo, finalizar uma compra ou preencher um formulário de contato. Podemos utilizá-lo em campanhas de marketing de afiliados e programas de parceria.
E aí? Viu alguma métrica que você ainda não utilizava em suas estratégias?
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