Você sabe como a jornada do cliente pode impactar o seu negócio?

Você sabe o que é a jornada do cliente? Entenda aqui como ela pode ajudar a alavancar a performance da sua empresa!

Definimos como jornada do cliente, toda a experiência de um consumidor com uma empresa ou organização. Desde o ponto em que ele descobre uma marca, até o momento de compra.

Conforme o tempo foi passando, o comportamento dos clientes mudou, dessa forma, as estratégias de marketing precisaram mudar também. Atualmente, as empresas devem estar próximas dos consumidores durante toda a sua jornada de compra.

Podemos ver que as pessoas não decidem mais comprar algo de uma hora pra outra. Essa tomada de decisão é feita de forma mais complexa.

Por isso, hoje nós iremos falar sobre a jornada do cliente, como ela funciona e como é importante entendê-la.

O que é a jornada do cliente?

Ela é o trajeto que o cliente segue durante a sua relação com uma marca, desde o primeiro contato, até a compra de um produto. Funciona como um “relacionamento” entre cliente e empresa.

Sendo assim, esse primeiro contato pode ser através de um material impresso, conteúdo visual ou até mesmo uma visita.

Dessa forma, a equipe de marketing consegue analisar como funciona a linha de raciocínio do cliente, para estruturar um planejamento mais eficiente.

É importante lembrar que, a experiência também faz parte da compra de um produto ou serviço, ou seja, é algo que deve ser levado em conta. Pois, assim será possível criar um conteúdo de marketing melhor.

Por isso, empresas devem informar e educar o mercado antes de ofertar algo. Assim, o público poderá identificar melhor, os problemas que existem ou podem existir em seus negócios.

Quais são as 4 etapas da Jornada do Cliente?

A jornada do cliente funciona como um mapa, com objetivo de guiar o cliente durante seu processo de informação e compra de um produto. Sendo assim, podemos dividi-la em 4 etapas, com o intuito de montar estratégias adequadas para cada uma.

Agora, vamos falar um pouco sobre elas:

Aprendizado e descoberta

A primeira etapa é a de aprendizado e descoberta. Aqui, o cliente ainda não tem certeza de que tem um “problema” ou necessidade. Talvez ele tenha uma certa dúvida, e por isso acabe pesquisando uma palavra-chave.

Ele está procurando por um conteúdo mais geral e informativo, através de blogs ou infográficos também. Portanto, nessa etapa você ainda não deve falar sobre a sua empresa. Postagens de blog são eficientes nesse momento.

Lembrando que nessa etapa, o cliente só está procurando informação. Então, não seja invasivo na sua abordagem. O essencial agora é educar e trazer conteúdo para ele.

Reconhecimento do problema

Chegou o momento em que o cliente está considerando uma solução, já que ele reconheceu que tem um problema. Por isso, ele começa a procurar o que pode resolver a sua necessidade.

Aqui chega o momento de você apresentar o seu produto ou serviço, mostrando que ele pode encontrar o que precisa na sua empresa. O uso da estratégia de Marketing de Conteúdo é eficiente nessa etapa. Pois, ao mostrar que você entende do assunto, o cliente vai se interessar.

Conteúdos mais específicos como E-books são ótimos, já que eles são mais aprofundados e podem informar melhor ao cliente. Mas, tome cuidado, ainda não é o momento para tentar vender o seu produto.

Consideração da compra

Agora, o potencial cliente já entende exatamente o que precisa para resolver seu problema. Dessa forma, ele começa a considerar opções, e chegou o seu momento de brilhar.

O cliente vai estar apto a receber opiniões e recomendações para ajudar na sua decisão. Por isso, apresente conteúdos que funcionem como demonstrações, para que ele saiba que a melhor opção é a sua empresa.

Então, é a hora de fazer uso de estratégias para descobrir mais detalhes e chegar com a solução perfeita para a necessidade dele. E, enfim, fale sobre o seu negócio!

Momento da compra

O seu cliente está muito mais amadurecido desde o começo da sua jornada, após passar por todas essas etapas. Nesse momento ele está propenso a fechar o negócio.

Porém, aqui você precisa continuar tendo cuidado, afinal, ele não pode ser pressionado de forma negativa a concluir uma compra. Mantenha contato, deixe à mostra os benefícios do seu produto e diferenciais também. Ele precisa escolher a sua opção.

O uso de cases de sucesso pode te ajudar, pois o cliente poderá ver que outros obtiveram êxito ao optar pela sua empresa. Sem contar que eles podem funcionar como um gatilho mental.

Mesmo assim, o trabalho não termina por ai e fidelizar o cliente também é essencial dentro de um negócio. Afinal, clientes fiéis servem como defensores da sua empresa.

Dessa forma, mesmo depois de fechar negócio, mantenha um relacionamento com o seu cliente, principalmente dando suporte e produzindo conteúdos relevantes.

Mas, quais as vantagens de entender essa jornada do cliente?

Quanto mais uma empresa conhece o seu público, mais fácil fica de criar estratégias eficientes. Ao entender o comportamento dos clientes, torna-se possível montar experiências específicas para eles.

Com isso, você vai saber o que deve corrigir ou melhorar, e ver onde o seu planejamento está acertando. Dessa forma, os custos também vão diminuir, gerando maior economia.

Se guiado de forma correta, a chance do cliente fechar uma compra se torna maior, aumentando, assim, as vendas do seu negócio.

E lembre-se…

Não existe uma fórmula para mapear a jornada do cliente, então você precisará prestar atenção no que funciona para o seu negócio. Fique sempre de olho nos detalhes.

Quanto antes a sua empresa entender o comportamento do seu público, mais ágil é o processo de melhoria das estratégias.

Como Definir os Objetivos de Marketing da Sua Empresa (e atingir todos)

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