Conteúdo para Blogs e Sites

O segredo de como produzir conteúdo, está situado dentro do processo criativo. Portanto, planejar sobre o material que será utilizado é fundamental, ainda mais se ele envolve vendas ou conversões.

O segredo de como produzir conteúdo está situado dentro do processo criativo. Portanto, planejar o sobre o material que será utilizado é fundamental, ainda mais se ele envolve vendas ou conversões.

Aqui nós vamos te dar algumas dicas básicas para te ajudar durante esse processo. Vamos lá?

Descubra o que seu público quer consumir

Não vá na na intuição, mesmo que você ache que uma ideia pode ser boa, pesquisar sobre o que seu público realmente quer saber é melhor. Dessa forma, para fazer isso, procure palavras-chave, através dela você pode saber se esse tema é relevante ou não.

No entanto, aqui pode aparecer dois termos, o Head Tail e o Long Tail. Head Tail está relacionado com uma palavra-chave curta e generalizada, já o Long Tail com palavras-chave mais específicas. Desse modo, quando você procurar sobre a relevância de uma palavra-chave, você pode se deparar com um volume alto ou baixo de buscas.

Esse volume está correlacionado com a dificuldade da palavra de ranqueamento, uma palavra-chave com alto volume ranqueia mais, mas converte mesmo. Já uma palavra-chave com volume menor, tem menos acessos, porém, converte mais.

Você pode usar o Google Trends para analisar uma palavra-chave.

Pesquise o conteúdo da concorrência

Fazer um estudo sobre a concorrência é fundamental nessa parte, afinal, você precisa ver o que eles estão fazendo, para superá-los. Um conteúdo que seja original e de qualidade já funciona como diferencial para seu site.

Para conseguir fazer isso, você pode utilizar algumas táticas, como, por exemplo, através da navegação anônima, pesquisar e entrar nos sites concorrentes. Foque nos primeiros links da página de resultados do Google, e veja o que eles possuem em comum.

Caso você note um “ponto fraco” entre eles, anote para não cometer esse mesmo erro ao produzir o seu conteúdo. Dessa forma, seu material será de melhor qualidade se comparado ao deles.

Tenha em mente o funil de vendas

Entender o funil de vendas do seu próprio negócio é fundamental aqui, principalmente se ele for online.

Lembrando do funil de vendas, você deve pensar sempre em produzir conteúdos de topo de funil. São aqueles conteúdos pensados em atrair o público, contudo, sem converter ele, ainda.

Blogs redes sociais são perfeitos para esse topo, pois eles não funcionam como uma loja online. Essas plataformas podem funcionar melhor como vitrine para algum produto ou serviço.

Então, saiba como criar o conteúdo certo para guiar de forma natural um usuário pelo funil de vendas, sem pressioná-lo para comprar algo. Deixa a parte da venda apenas para fechar a jornada.

Vantagens > funções

“Como assim, vantagens são melhores que funções?”

Exatamente, você tem que planejar em produzir um conteúdo que mostre o que seu serviço ou produto tem a oferecer. Portanto, como o que você vende pode mudar a vida do potencial cliente.

Não estamos dizendo para deixar as funções de fora, mas, sim, focar em mostrar quais as vantagens de se adquirir o seu produto. Desse modo, para fazer isso, pense em todas as funções que a sua empresa pode entregar, e transforme elas em vantagens.

Isso com certeza vai instigar mais o seu possível cliente.

Preço e valor são coisas diferentes

Um preço muito alto ou muito baixo pode ser prejudicial para o seu negócio. Assim sendo, um preço alto pode afastar um cliente, por ele achar que o produto não valha tudo isso. Já um preço baixo, pode dar a entender que a qualidade do seu produto é baixa.

Para trabalhar isso, você precisa mostrar o que o seu negócio tem a oferecer como vantagem. Especifique que o valor do seu produto ou serviço é maior do que o dos seus concorrentes.

Ou seja, quanto mais vantagens seu produto apresenta, mais valor você agrega à ele.

Conteúdos que são relevantes

Existem 5 categorias sobre como produzir conteúdo que podem ajudar a alavancar o seu negócio online. Assim sendo, vamos listar eles aqui:

  • Promoções: mais especificamente, promoções relâmpagos. Dentro delas, você consegue produzir conteúdos que estejam focados na divulgação de um produto ou serviço. Essa categoria funciona melhor no público mais avançado dentro do funil de vendas. Geralmente, está mais presente em e-mails.
  • Atraia Leads: nessa categoria, os materiais ricos são os mais recomendados, pois, aqui o foco é gerar leads. Ao entregar um e-book, por exemplo, e pedir em troca um e-mail, a chance de você conseguir um lead aumenta.
  • Conexão entre conteúdos: aqui, o intuito é criar conteúdos interligados com outros. Dessa forma, o objetivo é elevar os pontos de contato com o seu negócio, criando uma relação com o possível cliente. E eventualmente, converter para uma venda.
  • Produto de alto ticket: produtos que possuem um valor mais alto, geralmente, são mais difíceis de vender, e necessitam uma publicidade mais complexa. Por isso, você deve estudar e criar estratégias de produção de conteúdo que preparem o público, para que quando chegue a hora de oferecer esse produto, ele não se assuste.
  • Produto em forma de conteúdo: faça um planejamento para cobrar o acesso de alguns conteúdos. Contudo, isso pode parecer uma coisa meio bruta de se fazer, mas não é. Ao pensar em uma assinatura de clube, por exemplo, você pode disponibilizar para os membros materiais exclusivos. Porém, recomendamos não deixar de produzir conteúdos gratuitos também.

Enfim…

O processo de produção de conteúdo não é fácil, ele é complexo e deve ser feito com cuidado, para suprir as necessidades específicas do seu negócio. Com um bom planejamento criativo, o seu site pode conseguir mais conversões em menos tempo.

Com isso em mente, se você quer aprender mais ainda sobre marketing digital, acesse nosso site e confira outros artigos e materiais como esse. É só clicar aqui!

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