
O E-commerce ou loja virtual, são sites que tem a finalidade de promover vendas online. No Brasil, em 2019 cresceu 22,7%, chegando ao incrível faturamento de R$ 75 bilhões.
Porém, em 2020, a estimativa é que o e-commerce chegue a registrar R$111 bilhões até o final do ano. Esses dados são de um estudo realizado pela Kearney, consultoria global de gestão estratégica.
Sendo assim, a pesquisa informa que esse resultado é reflexo dos impactos da Covid-19 no comportamento do consumo dos brasileiros e, consequentemente, do comércio eletrônico no Brasil.
Quando considerada a projeção para o período de 2020 a 2024, o estudo indica que os novos hábitos de consumo podem trazer aproximadamente R$ 69 bilhões em vendas adicionais ao e-commerce no país, na comparação com resultados anteriores à pandemia.
Através destes números, é possível comprovar a força das compras online. Então, se você tem uma loja física e ainda não vende online, está perdendo muitos negócios!
Como funciona o e-commerce?
Para ter sucesso, uma loja virtual precisa oferecer aos seus clientes as principais funcionalidades que garantam uma navegabilidade facilitada, uma compra 100% segura e a garantia de que ele retorne à loja mais vezes.
Portanto, o registro de um domínio é fundamental. Domínio é um nome que serve para localizar e identificar sua empresa na internet, é a base de toda sua identificação profissional.
A extensão mais utilizada no Brasil é o com.br. Sendo assim, se você optar por esta extensão, o primeiro passo é acessar o site www.registro.br e verificar se o domínio que você deseja registrar, está disponível.
Vantagens do e-commerce
- Você pode vender para um raio muito maior do que sua cidade ou seu bairro;
- 24h, 7 dias por semana, essa é a disponibilidade de sua loja online;
- Mapeamento dos hábitos de compras de seus clientes;
- Investimento inicial baixo, em comparação com uma loja física;
- Facilidade de compra para os clientes;
- Marketing online para direcionar tráfego direto para sua loja;
- Maior competitividade, pois você consegue atender seu cliente de forma rápida e prática;
- É um mercado em plena expansão.

Outros benefícios do e-commerce:
Sem dúvidas, além de saber o que é e-commerce, é fundamental entender quais as principais vantagens de ter um comércio eletrônico.
- Economia: pois trata-se de um segmento com custos menores em comparação ao investimento em um comércio físico, que demanda a montagem de uma loja, com local físico, móveis e, na maioria das vezes, grande quantidade de funcionários;
- Prazos reduzidos: o e-commerce demora um tempo mais curto para ficar pronto. Aliás, algumas plataformas já entregam a estrutura toda montada. Assim, você consegue começar a trabalhar com agilidade;
- Lucro: Com a economia citada é possível investir mais em qualidade, ter vendas maiores e aumentar a margem de lucro;
- Diversidade: em um e-commerce é possível trabalhar com diferentes estilos de clientes. Desse modo, você consegue vender uma variedade maior de produtos;
- Disponibilidade: por fim, um grande benefício é o fato de ter os itens disponíveis para venda 24 horas, todos os dias. Assim, os consumidores conseguem acessar a sua loja nos momentos que estão mais tranquilos e podem analisar as opções com calma, aumentando as chances de o comércio vender ainda mais.
Como divulgar minha loja virtual usando ferramentas de SEO
Todo mundo quer estar bem posicionado no Google, certo? O grande problema é que o Google só tem dez posições na primeira página e assim como você, todo mundo também quer estar ali.
O Search Engine Optimization (SEO), compreende técnicas e estratégias que têm como principal objetivo potencializar e melhorar o posicionamento de um site em páginas de resultados através de mecanismos de buscas, como o Google, por exemplo, trabalhando palavras-chave no conteúdo do site de forma que fique melhor posicionado.
Portanto, é importante otimizar o posicionamento de seu negócio. Através dele é possível ganhar maior credibilidade, atrair clientes novos e fidelizar os já conquistados.
O bom posicionamento depende da relevância do site. Essa relevância é definida por algoritmos, URLs claras e otimizadas, bom senso na criação do site, utilização dos padrões web, palavras-chave no conteúdo do site, entre outros aspectos que auxiliam na otimização e no melhor rankeamento da loja virtual em sites de busca.
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