
O Google Tag Manager é uma ferramenta do Google para organizar e gerenciar scripts nas páginas de sites. A ferramenta deixa a tarefa muito mais fácil e ágil, pois centraliza todos os scripts e regras em um único lugar, por meio do encapsulamento. Conte com a Beatz para criação, instalação e gerenciamento do Tag Manager em seu site!
Vantagens da Criação e Instalação do Google Tag Manager:
- Centralizar seus scripts em um único local para facilitar seu gerenciamento;
- Determinar em quais páginas realizaremos a inserção dos scripts;
- Grande redução no tempo de manutenção e gerenciamento de tags
- Taguear todas as ações dos usuários no seu site, como: cliques, envio de formulário, scroll na página etc.
Um pouco mais sobre a ferramenta
É uma ferramenta gratuita do Google. Por meio dela, é possível colocar somente um código no site. Sendo assim, não é necessária alteração de código para instalar diversos serviços.
Ao concentrar toda a gestão de códigos no Google Tag Manager, mais autonomia é gerada. Desse modo, os custos com TI podem ser reduzidos.
Além disso, se um site já possui um número elevado de tags, a performance do site também irá melhorar ao trocá-las pela tag única.
Em suma, a ferramenta é um centralizador, que facilita os trabalhos, tornando-os mais práticos.
Como a grande parte das ferramentas do Google, ela possui um impacto muito positivo no dia a dia. Tanto do ponto de vista prático, da “mão na massa”, quanto nos quesitos teóricos, ou seja, no que diz respeito às técnicas que afetam a performance.
Dessa forma, quando administrada por quem entende do assunto, a ferramenta tem um enorme impacto positivo, gerando ótimos resultados e possibilitando a dedicação e atenção dos profissionais para as tarefas que realmente interessam.

Qual é a importância dos acionadores e variáveis?
Além das tags e scripts que são fixados no código para fazer a coleta das métricas que interessam de acordo com a estratégia, há também dois elementos fundamentais dentro do universo do Google Tag Manager: os acionadores e as variáveis.
O primeiro, tem a função de estabelecer quais são as condições para que uma tag seja ativada. Ademais, se o usuário clicar em determinado banner ou em algum cabeçalho, uma tag de rastreamento passa a funcionar e faz a coleta das métricas.
Entretanto, as variáveis são feitas para adicionar mais condições de acionamento e outros parâmetros de monitoramento junto às tags. É como se esse recurso funcionasse como um acessório que gera vários códigos de acompanhamento do Analytics, sem tornar o processo mais trabalhoso.
Como funciona o Google Tag Manager?
O Google Tag Manager é uma ferramenta do Google com a intenção de automatizar e gerenciar a inserção de tags de acompanhamento em um site.
A função das tags e scripts adicionados no código do site, são de acompanhar algum tipo de atividade dos visitantes. Muitas dessas tags são, por exemplo, códigos de rastreamento de visitas do Google Analytics.
Assim, é possível ter um controle das métricas de números de visitas no site e em páginas específicas dentro dele.
As possibilidades são realmente diversas e vão muito além do simples monitoramento para apontar o número de visitas. O Google Tag Manager também dá suporte para tags de remarketing do Google Ads e do Facebook Ads.
Portanto, a ideia é monitorar quais produtos um usuário visitou no seu e-commerce para gerar anúncios de remarketing quando ele navegar na rede de display ou no Facebook.
Se você gostou deste conteúdo e deseja saber mais sobre o assunto, continue acompanhando o site da Beatz e melhore a performance dos seus negócios!