
Aplicado em Marketing Digital, amparado por ferramentas tecnológicas e consolidando dados de B.I. para ampliar seus resultados, o Marketing Intelligence é um processo de geração dos dados realizados entre mercado, marca, competidores e comportamento do cliente online.
Esta estratégia é parte integrante de um projeto de Business Intelligence e o objetivo principal visa aumentar as oportunidades de venda, automatizar as operações de marketing e criar presença digital para fortalecer a marca.
Desse modo, é possível auxiliar a empresa a ter mais ciência dos dados gerados em cada ação, estimulando assim o processo de transformação digital e o data driven marketing.
Deseja saber mais a respeito do Marketing Intelligence? Acompanhe até o final da leitura e aprenda mais sobre!
Resultados na prática de Marketing Intelligence
Através dele é possível compilar e aproveitar os dados da melhor maneira. Criando, então, ações mais eficazes e certeiras, cada vez mais baseadas em dados concretos.
Dessa forma, é possível entregar serviços e produtos com mais identificação com os consumidores, da maneira que eles desejam.
Amplamente utilizado em grandes empresas multinacionais, o marketing intelligence tem ganhado espaço e se mostrado cada vez mais importante em empresas dos mais diversos segmentos e tamanhos.
Afinal, quem não quer tomar ações mais consistentes e satisfatórias no dia a dia?
Evolução no mundo dos negócios
Muitos avanços têm acontecido recentemente, que afetam diretamente muitas metodologias de trabalho e renovam mentalidades. Portanto, aproveite o que a tecnologia tem de melhor, use-a ao seu favor.
A transformação digital também alterou o mundo dos negócios, e é capaz de modificar resultados.
Portanto, entenda mais sobre o seu consumidor e os desejos dele, do mercado em que você atua, dos seus concorrentes e da sua própria marca!
A metodologia do marketing intelligence é baseada em 5 pilares:
Market Insight
Dados históricos do mercado.
Competitor Insight
Dados de ações digitais da concorrência
Customer Insight
Dados do comportamento do consumidor online
Brand Insight
Dados da marca online
Marketing Intelligence
Dados de mercado + consumidor + concorrentes + marca, para ações de marketing intelligence.

Por que usar o Marketing Intelligence?
É comum utilizar o Marketing intelligence para a organização de dados e entendimento das estruturas de relacionamento.
Através dessa análise, é possível estruturar redes de clientes, fornecedores ou concorrentes.
Por exemplo, a empresa contrata um vendedor na expectativa de melhorar as vendas. Ele traz uma lista de nomes, porém esta estratégia não funciona. O que funciona são os contatos com quem ele tem relacionamento, o que se constrói ao longo do tempo.
Já a solução tecnológica do marketing intelligence consegue ir além disso, integrando esses dados e construindo um relacionamento firme e durável.
Quais são os benefícios?
O objetivo principal do marketing intelligence é reduzir riscos com base em informações estratégicas.
Entretanto, para que uma estratégia guiada por dados gere insights precisos e importantes para a tomada de decisões estratégicas, é necessário que as equipes de marketing e vendas trabalhem em sintonia, ou seja, com planejamento estratégico organizacional.
Sendo assim, é possível obter análises inteligentes, identificação de produtos mais vendidos, elaboração de um perfil do cliente, redução de custos e previsões de crescimento.
Como utilizar o marketing intelligence
O Marketing Intelligence ajuda você a perceber o que vem do mercado em dados secundários com o que você possui internamente.
Como resultado, a empresa adquire relatórios de fácil entendimento, que podem ser atualizados com a frequência necessária e com destaques para o que é preciso mudar e melhorar.
Também é importante, contratar uma empresa especializada no ramo para obter resultados de alta performance.
Sendo assim, a inteligência nos negócios é um processo complexo e requer conhecimento técnico, experiência e ferramentas certas. Um funcionário qualificado saberá como colocar em prática os dados na empresa e terá a tecnologia necessária para isso.
Sendo assim, após ter adquirido todo esse conhecimento, usar o marketing intelligence para empresas é uma forma de estar à frente da concorrência, se conectar e entender o cliente, e preparar seu negócio para um mercado cada vez mais segmentado, antenado e tecnológico.
Sendo assim, se você ainda não aplica o MI, busque casos de empresas que já utilizam, verifique parceiros especializados e como podem ajudar o seu tipo de negócio a melhorar a performance em vendas.
Portanto, a inteligência de mercado é analisar os dados, construir um bom relacionamento com clientes e gerar conteúdo.
O mundo precisa de soluções tecnológicas cada vez mais indispensáveis para ter sucesso em seu negócio. Assim sendo, seja em divulgações nas redes sociais ou vendas no e-commerce, a tecnologia hoje nos oferece o Market Intelligence, um serviço de inteligência que ajuda a otimizar qualquer projeto.
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