Monitoramento de E-commerce

Ao monitorar as visitas no seu e-commerce, você consegue analisar e entender problemas que envolvem taxas, como de rejeição, por exemplo. Com isso, os indicadores vão te ajudar a saber o que pode ser melhorado.

Dessa forma, interpretar o comportamento de um cliente dentro de uma loja virtual é essencial. Afinal, empresas que ignoraram isso, vão ficar para trás, dentro do mundo do marketing digital.

Qual a importância de fazer esse monitoramento?

Aprender sobre seu público é importante para entender quais estratégias estão funcionando, e quais podem não funcionar. Portanto, é indispensável descobrir as tendências e comportamentos dos perfis dele.

Ao monitorar as visitas no seu e-commerce, você consegue analisar e entender problemas que envolvem taxas, como de rejeição, por exemplo. Com isso, os indicadores vão te ajudar a saber o que pode ser melhorado.

É importante conseguir dados e informações, porém, você precisa aprender a entender eles da forma correta. Afinal, do que adianta ter tantos dados, sendo eles sem utilidade alguma?

Métricas essenciais

É preciso acompanhar o monitoramento de e-commerce sempre que possível, mas apenas por métricas que sejam relevantes. Portanto, aqui vamos listar algumas que são mais populares:

Taxa de rejeição

Essa métrica mostra quantos usuários acessaram o site, porém, acabaram saindo sem interagir com algo. Dessa forma, provavelmente, o visitante errado está sendo atraído para seu e-commerce.

Portanto, para solucionar esse problema, você tem que estudar as personas do seu negócio, com o intuito de analisar as campanhas e otimizá-las para atingirem melhor o seu público.

Taxa de conversão

taxa de conversão é, possivelmente, a métrica mais essencial dentro do e-commerce. Eventualmente, essa métrica mostra a quantidade de visitantes que realizou alguma ação ou interação. Assim sendo, essa ação, dentro de uma loja online, pode ser a finalização de uma compra.

Volume de visitas

Ao calcular a quantia de visitas em um e-commerce, você consegue entender o interesse do público pelo seu produto. Contudo, volume de visitas nem sempre condiz com volume de vendas, então, tome cuidado.

CAC ou Custo de Aquisição de Clientes

Tudo dentro de um e-commerce tem custo, desde investimentos até uma compra realizada por um cliente. Portanto, entender esses custos é essencial para evitar prejuízos.

Quando sua empresa calcula o CAC, ela consegue saber sobre todo o investimento feito e estabelecer preços que evitem o prejuízo.

Ticket médio de compra

Essa métrica serve para calcular qual é a média de gastos por visitante na sua loja virtual. É importante analisar sempre essa métrica, afinal, é através dela que você vai saber se o seu planejamento de custos está correto.

Agora que você entendeu sobre as métricas essenciais, quer saber quais ferramentas são mais favoráveis?

Quais ferramentas usar?

Para conseguir coletar todos esses dados, você precisará de certas ferramentas para monitoramento. Isto é, de que adianta saber que existem esses dados, e não saber como adquiri-los, certo?

SEMrush

SEMrush é uma ferramenta que serve para analisar palavras-chave de um site, mostrando quais possuem melhor desempenho. Dessa forma, usamos ele dentro do monitoramento de e-commerce, examinando a performance de lojas virtuais nas buscas do Google.

Acima de tudo, o SEMrush libera um relatório, no qual você pode ver o posicionamento do seu site dentro do buscador do Google. Portanto, ele também indica o que precisa ser otimizado para subir o ranqueamento da página.

Google Analytics

Google Analytics permite a coleta de informações e dados sobre cada acesso e interação individual feitos em um site. Além disso, essa coleta pode ser realizada em tempo real, de forma gratuita.

Assim que você criar uma conta e um ID, o Google te permite analisar várias informações, como por exemplo:

  • tempo gasto por cada visitante na página;
  • origem do tráfego;
  • quantidade de visitantes únicos em certo período;
  • quantidade de visitantes no seu site;
  • usuários que encontraram seu site de forma orgânica;
  • taxa de rejeição do site;
  • faturamento da sua loja virtual.

Se você quer saber como configurar o Google Analytics, é só acessar esse link.

Keyword Planner

Outra ferramenta de análise e monitoramento é o Keyword Planner, e com ela, você conseguirá saber quais palavras-chave são mais adeptas para seu negócio. Dessa forma, o seu e-commerce precisa estar no topo dos resultados de busca.

Para que o seu site tenha conversões e vendas, ele precisa ser um dos primeiros a ser encontrado, certo? E você pode fazer uso dessa ferramenta para isso.

Com um cadastro no Adwords, isso se torna possível, já que existe uma integração entre os recursos.

Lembrando que:

Não é preciso usar todas essas ferramentas. Opte apenas por aquelas que vão examinar dados relevantes para o seu site. Acima de tudo, o importante é você estar sempre acompanhando os relatórios, tanto do seu negócio, quanto da concorrência.

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