Testes A/B

A/B são testes frequentemente realizados em campanhas de marketing digital, conversões de página e operações UX (experiência do usuário). Portanto, o objetivo principal desses experimentos é comparar as estratégias de melhor desempenho para um determinado propósito.

Depois de confirmar qual estratégia é a melhor, aplique-a para aumentar o resultado desejado. Saiba mais sobre alguns itens testados e comparados:

  • A aparência do botão, como cor, forma e texto;
  • Cores usadas no layout da página;
  • Insira um título na página para conversão;
  • Reconhecer melhores imagens;
  • O layout e agrupamento de informações.

Ferramentas e software de teste A/B

A maioria dos testes A/B é feito usando ferramentas específicas ou por meio de software de automação de marketing.

Significado estatístico

O teste A/B pode obter significância estatística a partir de amostras selecionadas de forma inteligente. Em outras palavras, a partir da definição do número a ser testado, pode-se considerar que o resultado obtido é válido, o que é significativo para o teste A / B.

Grupo de pessoas realizando anotações em cadernos e um tablet

Alterar resultados de exibição

Após a determinação da amostra, criam-se duas variantes para testes. Existem certas diferenças entre eles. Portanto, o exemplo clássico é um teste de assunto de e-mail.

Portanto, é possível saber qual tópico apresenta o melhor desempenho em termos de taxa de abertura.

Por que o testes A/B são eficazes?

Estas são ferramentas excelentes porque fornecem feedback de mercado real e preciso com base em dados, e não em suposições. No entanto, não se trata de uma pesquisa simples, na qual alguém pode responder uma coisa e fazer outra na prática: são fatos abrangentes.

Uma vez que diferentes versões são distribuídas aleatoriamente dentro do mesmo intervalo de tempo, não há risco de fatores externos afetarem a taxa de conversão.

Onde usar o testes A/B?

O teste A / B tem várias vantagens. Portanto, os mais comuns para criar os testes A / B são: Google Ads, marketing por e-mail, anúncios em páginas de destino e páginas de sites.

Quando devo fazer os testes A/B

Os testes A/B são adequados para situações em que é necessário otimizar determinados indicadores importantes para a empresa. Portanto, essa otimização poderá se realizar em termos de visitas, aberturas, cliques e geração de clientes potenciais.

Portanto, se o seu e-mail tem uma taxa de cliques muito baixa ou a página de destino tem uma taxa de conversão muito baixa, vale a pena criar uma segunda versão para executar o teste A / B e descobrir se a nova versão tem melhor desempenho.

Resultado da medição

O teste é uma forma conservadora de trabalhar. Por meio deles, é fácil determinar algumas coisas. Portanto, essa ferramenta precisa ser calma e inteligente para coletar e interpretar os dados.

Sendo assim, esses testes são uma ferramenta muito interessante, que pode melhorar a precisão da comunicação e das estratégias de marcas que trabalham com marketing digital.

Você gosta deste conteúdo? Acompanhe nosso site e fique por dentro do universo do marketing digital!

Outros serviços

Inbound Marketing

Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma vertente do marketing digital, que foca na atração, conversão e encantamento de clientes. Ele vai além e se destaca do...
Aprenda a definir objetivos de marketing digital de uma vez por todas!

Marketing Digital

O Marketing Digital é uma forma de promover uma marca em ambiente online. Essas estratégias permitem que as empresas usem uma série de processos com...
Serviços de Performance

Performance Ads

Por meio de uma série de anúncios em mídias digitais, essa estratégia atrai leads que estão prontos para comprar. Dessa forma, para quem precisa...

Pronto para melhorar seu Marketing Digital? Então,
vamos bater um papo

Fale com um consultor
Vamos bater um papo sobre marketing digital?