Marketing Social: saiba como ele pode trazer mais valor para sua marca

Entenda como o Marketing Social pode agregar valor em sua empresa com algumas ações!

De modo geral, ao longo de sua história, o Marketing vem sofrendo muitas mudanças. O que antes era empurrado até os consumidores, através das propagandas, para convencer a qualquer custo. Aos poucos, acabou transformando-se em estratégias de marketing de conteúdo, sendo bem mais agradáveis ao público-alvo.

Ou seja, ao invés de convencer as pessoas, o foco passou a ser o encantamento dos clientes. Isso é feito através da entrega de informações úteis, nutrindo-os durante toda a jornada de compra.

E, pensando nessa estratégia, o marketing social também pode agregar.

O que é Marketing Social?

O Marketing Social surgiu pela primeira vez quando Gerald Zaltman e Philip Kotler, na década de 70, notaram que os princípios do tão conhecido marketing tradicional poderiam, também, ser utilizados para muitas causas sociais. Ou seja, para vender atitudes, ideias e condutas.

Dessa forma, para o Marketing Social, seu objetivo principal é eliminar ou atenuar os problemas sociais. Problemas esses, principalmente, relacionados à fome, educação, saúde pública, moradia, entre outros.

Sendo assim, utiliza-se essa estratégia em empresas do terceiro setor e órgãos públicos, que fazem campanhas para doações, conscientização e afins.

Lembre-se, que o intuito é sempre envolver toda a população para a mesma causa e, a fazerem funcionar, por não serem, justamente, motivadas pelos interesses financeiros e comerciais, mas, sim, pelo bem comum.

Assim, o público pode se identificar com a causa social e se sensibilizar, passando a fazer parte do movimento. Bom, para facilitar seu entendimento, vamos citar alguns exemplos.

mc-dia-feliz-e-marketing-social

Exemplos de Marketing Social

Confira a seguir, alguns casos bem conhecidos:

Criança Esperança

Talvez, esse seja o exemplo mais conhecido entre os brasileiros. Desenvolvido e promovido pela TV Globo, com parceria da Organização das Nações Unidas (ONU) para a ciência, cultura e educação, a iniciativa surgiu em 1986. Em sua primeira edição, contou com uma ação pontual de doações para o nordeste brasileiro, como iniciativa do Renato Aragão, mais conhecido como “Didi”.

Então, após o seu sucesso, o projeto tornou-se uma campanha anual da emissora para ajudar instituições de crianças e adolescentes do Brasil todo. Atualmente, o Criança Esperança já arrecadou mais de R$ 300 milhões em doações para mais de 5 mil instituições do país. Sendo assim, colaborando para a formação e desenvolvimento de 4 milhões de adolescentes e crianças.

Além de todos esses resultados sociais, o público passou a associar a TV Globo com uma causa social concreta, com seus objetivos claros e com o envolvimento dos telespectadores.

O evento acontece uma vez por ano, ao vivo e com participação de muitos famosos, do público de casa e com um contador de doações em tempo real.

Teleton

Assim como o Criança Esperança, o Teleton é reconhecido em todo o Brasil. Todo ano, o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) realiza o evento. Em um dia de transmissão, o projeto tem o objetivo de arrecadar fundos e ajudar a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente).

A iniciativa ajuda milhares de crianças que têm deficiência física.

Mc Donalds – McDia Feliz

No geral, os projetos que envolvem crianças, costumam tocar mais o coração das pessoas. Ainda mais, quando portam doenças graves.

Desde 1988, em todo último sábado de agosto, o Mc Donalds realiza o McDia Feliz. A ação consiste na arrecadação da venda do famoso sanduíche da empresa, o BigMac. Toda essa verba é voltada para ajudar instituições de crianças com câncer.

Esse projeto já é bem conhecido pela população. Além disso, o próprio McDonalds tem o Instituto Ronald McDonald, dedicado para causas como essa.

Programa Amazônia – Natura

Esse projeto social, realizado pela empresa de cosméticos Natura, é um ótimo exemplo da preocupação de uma marca com a proteção ambiental.

Através de um blog, ela promove ações comprometidas com toda a sua responsabilidade social e defende a preservação da Amazônia. A iniciativa surgiu em 2000 e, desde então, a empresa confirma seu compromisso com o reflorestamento através da extração sustentável de sua matéria-prima. Além disso, ela colabora com a renda de famílias locais, por meio de empregos.

Ypê plantando árvores para você

A Ypê, famosa marca de produtos de limpeza, também entrou para a corrente do bem e já tem diversos projetos com foco na proteção ambiental. Em parceria com a SOS Mata Atlântica, já foram plantadas desde 2007, mais de 750mil mudas de árvores.

Além disso, em seu site, a empresa disponibiliza muitos conteúdos sobre conscientização ambiental como, por exemplo, o passo a passo de como plantar uma árvore.

A importância do Marketing Social

Do ponto de vista do mercado, uma das maiores vantagens de se trabalhar com o Marketing Social, é conquistar seus clientes. Nos tempos de hoje, onde a maioria das pessoas têm acesso rápido às informações, as empresas precisam encontrar novas formas de se diferenciar das outras.

Sendo assim, o Marketing Social passa a ser o grande diferencial. De acordo com uma pesquisa do Instituto Akatu, 50% da população do Brasil já valoriza e opta por empresas que têm projetos sociais. Ou seja, seu negócio acaba captando mais clientes.

Essa ação possui três etapas principais:

  1. Identifique os valores dos clientes e da própria empresa;
  2. Opte por uma ou mais causas e dedique-se aos seus objetivos;
  3. Na hora da escolha, alinhe a estratégia com os valores e objetivos.

Do mesmo modo, o Marketing Social pode ser uma opção poderosa para conquistar clientes e de transformação social. Além disso, aproxima a empresa do público, melhora sua imagem e reputação.

No geral, essas ações são tarefas da área de relações públicas ou marketing da organização. Porém, com o tempo, é bom integrar mais setores. Assim, mais pessoas podem dar ideias e participar do projeto.

Se você curtiu o texto, não deixe de seguir nosso blog e ver outros conteúdos sobre o mundo do marketing. Caso tenha restado com alguma dúvida, fique à vontade para entrar em contato com a gente!

Até mais!

Posts relacionados

mão tocando tela como logotipo do TikTok

Descubra a influência do TikTok na jornada de compra dos consumidores

Entenda quais são as considerações da plataforma e como os dados podem indicar o sucesso da sua estratégia de...
homem segurando celular como logo Meta. Ao fundo, tela com logo Facebook

Meta propõe novo formato de anúncio para Facebook

Veja por que as novas politicas de privacidade da Apple podem fazer você repensar o uso de dados na segmentação de anúncios...
página online do WordPress em close-up de tela de computador

SEO para WordPress: veja por que aplicá-lo na sua empresa

Entenda como o sistema de gerenciamento de sites pode ajudar o seu...

Pronto para melhorar seu Marketing Digital? Então,
vamos bater um papo

Fale com um consultor
Vamos bater um papo sobre marketing digital?