Saúde mental: benefícios de se trabalhar em um local descontraído.

Saiba como um ambiente de trabalho descontraído pode colaborar para a saúde mental dos seus colaboradores.

A saúde mental é um tema que vem sendo cada vez mais discutido e, dessa forma, alcançando o seu valor real.

As pessoas em geral, estão cada dia mais preocupada em manter a sua saúde mental. Isso ocorre em todos os ambientes da sua vida, em especial, quando se trata da área profissional.

Exercer o seu trabalho em um ambiente tranquilo é, de fato, o principal aliado para manter-se bem consigo e com as pessoas próximas.

Se você deseja saber mais sobre o tema, continue a leitura e veja quais fatores afetam a saúde mental de uma pessoa no ambiente de trabalho, dicas para melhorar o bem-estar e muito mais!

O que é saúde mental e qual a sua importância na vida de uma pessoa

Antes de falarmos sobre as vantagens de se trabalhar em um ambiente descontraído, para a melhoria da saúde mental, precisamos antes de tudo, entender esse conceito e qual a sua importância na vida das pessoas.

De acordo com a OMS, o conceito de saúde mental é definido como um estado de bem-estar. E com ele, se torna possível lidar de forma simples com os estresses diários da vida.

Sendo assim, é possível trabalhar de forma produtiva e estabelecer harmonia com seus colegas.

Vale lembrar que, uma boa saúde mental depende de diversos fatores, e que vários elementos podem contribuir tanto pra ajudá-la, quanto para prejudicá-la.

Entenda mais sobre o assunto e o que pode colaborar para que você possua uma boa qualidade de vida, em especial dentro do seu local de trabalho.

O que pode interferir para ter uma boa saúde mental no ambiente de trabalho?

Infelizmente, diversos fatores podem contribuir para prejudicar a sua saúde mental no ambiente de trabalho.

Você sabia, que até mesmo a arquitetura do local onde você se encontra pode colaborar para que aumente o seu estresse?

Antigamente, em escritórios, era comum que cada um tivesse a sua sala, porém, apesar de oferecer muita privacidade, essas divisões limitavam as interações dos funcionários entre si.

Após algumas pesquisas, as empresas começaram a fazer o uso de locais abertos. Pois, assim, garantiam a interação entre os funcionários e aumentava a sinergia entre os colaboradores.

Porém, existem muitos fatores além deste, que ocasionam a falta de qualidade de vida em um local de trabalho, como por exemplo:

  • Estresse;
  • Barulho;
  • Ergonomia;
  • E, até mesmo a qualidade do ar.

Importância da qualidade de vida no ambiente profissional

Hoje, se tornou cada vez mais comum nas empresas uma reestruturação com a intenção de melhorar a qualidade de vida no trabalho da sua equipe. Sendo assim, elas têm buscado criar programas e ações que promovam o bem-estar dentro do local de trabalho.

Além de contribuir para o aumento da produtividade, a preservação da saúde mental no ambiente de trabalho, é algo que já tem se tornado uma tendência mundial. E por isso, tem agregado muito valor ao bem-estar de seus funcionários.

A saúde mental, se comprometida, pode afetar a qualidade de muitas áreas da vida de uma pessoa. Como por exemplo: relacionamentos e saúde física, prejudicando até, a realização de atividades simples do dia a dia.

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Qual o papel do RH para que isso aconteça

Muitas vezes, parte do desgaste da saúde mental de uma pessoa no seu local de trabalho, ocorre por causa de muita cobrança, metas irreais, problemas de relacionamento com chefes ou colegas de trabalho, entre outros.

Por isso, é dever do RH, ajudar a promover um ambiente que repense os valores e a cultura da empresa, focando em adotar uma gestão de pessoas que se volte para relações saudáveis.

Para que isso aconteça, a empresa deve colocar em prática o saber de que, as pessoas são expostas a problemas que ocorrem todos os dias, e cada um reage da sua maneira.

5 dicas para melhorar o ambiente de trabalho

Se você deseja melhorar o seu local de trabalho, ou é um gestor e tem como foco ofertar bem-estar para a sua equipe, segue aí 5 dicas que vão te ajudar muito:

Horários flexíveis

Manter o equilíbrio entre vida social e vida profissional é fundamental. Porém, para que não haja conflito entre as duas áreas, a empresa pode estipular uma grade de horários flexíveis, permitindo que os funcionários realizem a sua jornada de trabalho em horários alternativos, se preciso.

Ofereça programas sociais que contribuam para a saúde mental e física

Incentivar a prática de exercícios é fundamental para o auxílio do bem-estar dos funcionários.

Muitas empresas, atualmente, têm proporcionado o Gympass para os seus funcionários se exercitarem e relaxarem não só o corpo, mas, também a mente.

Além disso, criar um ambiente calmo facilita a socialização entre a equipe.

Ouça seus colaboradores

É muito importante, como gestor, estar aberto ao que os seus funcionários têm a dizer.

Os colaboradores, em geral, gostam de ter suas ideias ouvidas e avaliadas, mesmo que não possam ser colocadas em prática.

Fazer com que cada colaborador sinta-se um membro importante da equipe, é uma das formas mais efetivas de estimular a sua produtividade.

Espaço agradável

Crie um local dentro da empresa, onde os colaboradores possam descansar e se distrair da rotina.

Antes de criar esse ambiente, é muito importante pedir sugestões do que os colaboradores desejam nesse lugar.

Administre os conflitos

Não dá para negar que, em alguns momentos surgem conflitos dentro de uma rotina empresarial.

Incentivar o trabalho em equipe, é uma maneira muito boa de amenizar esses entreveros e rivalidades entre os funcionários.

É o papel do gestor, estimular o relacionamento saudável entre os funcionários. E, é de extrema importância intervir em desentendimentos para estabelecer a paz entre os membros da equipe.

Porque é importante pensar na saúde mental dos colaboradores?

Em uma empresa, onde é proporcionado um ambiente agradável e descontraído para os funcionários, podem ocorrer tanto para o colaborador quanto para a empresa, muitos benefícios.

Além da tranquilidade e paz no ambiente de trabalho, outra vantagem que a saúde mental agrega, é o aumento da produtividade dos colaboradores.

Assim, a empresa garante um desenvolvimento saudável e amigável.

E você, está esperando o que para garantir um ambiente tranquilo para os seus funcionários?

Se gostou do texto e quer receber mais dicas de como a saúde mental pode promover um local de trabalho mais descontraído, acompanhe nosso blog e saiba mais.

Um abraço e até a próxima!

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