Prospecção de clientes: você está fazendo certo? Confira 5 dicas!
Quando a prospecção de clientes é feita da maneira correta, a primeira impressão sobre a sua marca e o conceito que você ocupa são fundamentais para engajar as pessoas e ser sempre uma das primeiras opções quando o assunto é “comprar”.
Infelizmente, com a falta de orientações, muitos comércios perdem grandes oportunidades de vender os seus produtos e fidelizar as pessoas por causa de uma interação nada prática.
Com o conteúdo que preparamos hoje, a sua prospecção de clientes nunca mais será a mesma! Confira e tenha uma ótima leitura.
Entenda a necessidade de uma boa prospecção
Antes de uma compra ser realizada, existem alguns fatores que cercam os consumidores e ajudam a construir um conceito sobre uma marca. Logo, essa identidade varia entre algo positivo, como um lugar seguro que te ajuda de todas as maneiras, da mesma forma que algo negativo, como um comércio que transmite prioridade apenas em vender e lucrar.
Ter uma equipe que realmente se preocupa com a necessidade das pessoas e oferece o máximo de opções, mantêm a reputação de um bom negócio. Segundo pesquisas do E-commerce Brasil, “…53% dos brasileiros afirmam que simplesmente mudam de marca caso o atendimento não seja agradável.”.
Portanto, para fortalecer esse quesito, é preciso ter um bom preparo com a sua equipe, trazendo treinamentos internos e investindo no endomarketing, indicando a importância de quem é responsável por recepcionar as pessoas.
Vamos às melhorias!
Esclarecendo o que todo empreendedor pode melhorar em seu negócio, separamos alguns elementos imutáveis para uma boa prospecção.
Ponto de venda:
Para quem investe mais nas vendas em pontos físicos, organizar bem as prateleiras e inserir num layout interno aconchegante aos visitantes nunca deve passar batido.
Isso porque, dependendo da disposição dos produtos e da má utilização do espaço livre para a circulação no comércio, a sensação de ficar preso dentro de uma loja pode despertar o pensamento de “eu preciso sair daqui”.
Para corrigir isso, mantenha sempre espaços livres para as pessoas ficarem à vontade e estruture a loja pensando na fluidez entre ser atendido, escolher os produtos, passar no caixa e sair com a compra finalizada.
Além disso, as cores e a decoração interna também têm o poder de afastar possíveis compradores.
Um estabelecimento que não mantém um estilo único acaba gerando certa poluição visual no ambiente. Quanto à cor, é preciso saber mesclar e ter uma paleta bem proporcional, ou então, você pode enjoar os clientes.
Não recomendamos cores como o amarelo em excesso. Psicologicamente falando, esse tom tem o poder de desorientar grande parte dos consumidores.
E-commerce:
A prospecção de clientes não para apenas no meio físico. Quem tem loja on-line precisa manter um padrão eficiente, prático e seguro para os visitantes.
Quando se trata de um e-commerce, o spam é um grande inimigo, já que a atenção dos consumidores precisa estar 100% voltada aos produtos. Anúncios aleatórios que não sugerem muita segurança diminui a confiabilidade dos compradores. Afinal, o medo de vazar informações pessoais é um comportamento presente em quem costuma comprar pela internet.
Outro ponto que não podemos esquecer é a quantidade de abas, lista e botões que confundem ou dificultam a usabilidade do seu espaço on-line. Mantenha o máximo de produtos em um lugar só, com informações objetivas e uma organização fluida.
Prospecção de clientes com as mídias certas:
Quando o público-alvo já foi estabelecido, é possível entender mais sobre o estilo de vida para segmentar os meios e veículos efetivos para propagar os seus produtos e serviços.
Por mais que o número de pessoas conectadas aumente diariamente, não podemos ignorar que, ao sair de casa para trabalhar ou ter um momento de laser, as pessoas estão sujeitas a uma exposição comercial. É aí que entram em missão as mídias Out of Home.
Se você descobriu que o seu público-alvo visita o shopping frequentemente, então considere usar:
– Painéis digitais em elevadores;
– Adesivos específicos para o chão;
– Adesivagem de mesa nos refeitórios;
– Totens digitais;
– Banners.
Agora, se os seus possíveis clientes andam diariamente de ônibus para trabalhar, pense em investir em veículos de comunicação como:
– Bus stop;
– Backbus ou busdoor;
– Carros de som perto de terminais e praças com pontos de ônibus.
Enfim, conforme você descobre os cenários onde o seu público-alvo frequenta, não deixe de pesquisar, avaliar e investir nas opções de comunicação que estão ao seu alcance!
Atenção ao tom da conversa:
Além da pesquisa sobre o seu público para estabelecer as mídias, o tom com que você se comunica também é significativo.
Se uma empresa atua diretamente com empresários e outros negócios que terceirizam produtos e serviços, uma linguagem formal e direta é exatamente o que ela precisa.
Em contraponto, se o contato é com consumidores mais jovens em um contexto informal e descontraído, adote uma linguagem que se encaixe com o dia a dia deles. Inclusive, é nesse cenário que muitas marcas adotam memes e piadas que estão em alta nos conteúdos para redes sociais.
Ações criativas:
Falar de ações para captação é exaltar a interatividade entre marca e cliente que não será esquecida tão cedo.
A distribuição de brindes e amostras, descontos envolvendo as redes sociais, promoções com descontos e sorteios, são exemplos bem populares para gerar um engajamento entre as pessoas e chamar a atenção no mercado.
Se uma marca tem um diferencial que funda todo o estilo e a identidade visual, essa é uma ótima oportunidade para criar uma ação mais original e que fortaleça ainda mais o conceito dessa mesma empresa.
Depois de conferir as nossas 5 dicas sobre uma boa prospecção de clientes, você ainda tem alguma dúvida ou precisa de um suporte profissional para chamar a atenção do seu público-alvo? Entre em contato e fale com a nossa equipe! Aproveita e confira, também, os últimos materiais que disponibilizamos no Beatz Podcast.
Nos vemos em breve!